Promobit
Promobit Explica

O que é balança de bioimpedância e quais as vantagens dela?

Este aparelho faz a leitura de muito mais do que só o nosso peso, como as balanças comuns. Saiba exatamente o que é a balança de bioimpedância e quais as vantagens dela.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

18 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A busca por uma vida mais saudável tem ocupado os pensamentos de muitas pessoas nos últimos tempos. Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgado em maio do ano passado mostrou que oito em cada dez brasileiros se esforçam para se alimentar melhor. Ainda, 71% dos entrevistados na pesquisa (total de 3 mil, todos com mais de 16 anos) disseram que preferem consumir produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.

Para ajudar nessa empreitada, foram surgindo formas de descobrir o desempenho do nosso corpo e as respostas dele à esse estilo de vida mais sadio. Uma delas é um aparelho muito utilizado por nutricionistas e endocrinologistas que consegue medir mais do que apenas o nosso peso e apontar resultados nutricionais mais precisos. Saiba o que é a balança de bioimpedância e quais as vantagens dela.  

O que é a balança de bioimpedância?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Basicamente, a bioimpedância determina índices nutricionais do corpo humano, como o percentual de massa magra, gordura, massa óssea e água corporal. O cálculo tem 99% de precisão e, para que a leitura dos dados seja feita, o paciente deve subir numa balança, por isso o nome. Geralmente, esse aparelho tem marcação para o apoio dos pés e também para as mãos. Enquanto está no aparelho, uma corrente elétrica passa pelas extremidades do corpo do paciente para que sejam calculadas as informações nutricionais.

Para garantir precisão nos resultados gerados pela balança de bioimpedância é necessário estar de shorts (e, no caso das mulheres, top) e ter feito oito horas de jejum, inclusive hídrico. Também não é aconselhado estar usando nenhum tipo de metal no corpo, a menos que sejam pinos ou algo prescrito por profissionais.

Por fim, grávidas e pessoas que tiverem problemas de coração ou marca-passo são proibidas de realizar o procedimento. A bioimpedância também não é recomendada para crianças, pois elas ainda vão passar pelo estirão do crescimento e, nesta fase, o percentual de gordura e massa magra no corpo costuma se modificar.

Quais as vantagens da balança de bioimpedância?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como visto, a balança de bioimpedância mostra mais informações sobre nosso corpo do que apenas o peso absoluto, informação disponível nas balanças comuns. Por isso, ela garante que um melhor acompanhamento e plano nutricional possa ser feito pelos profissionais.

Por exemplo, você pode ter o peso igual ao da sua amiga mas, ao mesmo tempo, ela pode ter mais gordura no corpo do que você. Ao contrário da balança de bioimpedância, a comum não vai mostrar isso.

Os resultados da balança de bioimpedância também vão fazer com que você conclua o tratamento nutricional mais rapidamente, porque ele será mais assertivo. Imagine que, junto com o acompanhamento nutricional, você tenha começado a fazer atividade física: automaticamente vai ganhar mais massa muscular e peso. Porém, sem a balança de bioimpedância você não vai conseguir reparar que esse é um resultado positivo e não negativo.


Agora que você já sabe o que é a balança de bioimpedância e quais as vantagens dela, o que acha de conferir nossas promoções de esportes, fitness e lazer? Não deixe de dar uma olhada nos nossos cupons de desconto Centauro e cupons de desconto Netshoes para garantir os menores preços!