Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é a encomenda PAC dos correios?

Dentre algumas alternativas de entrega no momento da compra é possível encontrar o PAC. Veja hoje o que é a encomenda PAC dos correios e como ela funciona.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

17 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Comprar pela internet tem lá suas vantagens como fazer suas encomendas a qualquer hora sem precisar sair de casa, pesquisar em várias lojas ao mesmo tempo, poder usar um cupom de desconto ao invés de precisar ficar chorando um descontinho e nem mesmo precisar enfrentar filas na hora de pagar. Mas pedir suas comprar pelo e-commerce também tem lá seus momentos de luta como o valor do frete de entrega, ficar atualizando o código de rastreio a cada hora e a demora na entrega do produto em sua casa a depender da compra. Mas para tudo tem um jeito, existe a entrega rápida para os ansiosos e também a barata para os econômicos e hoje iremos falar do que é a encomenda PAC dos correios, a que promete ser a mais econômica do serviço de entregas. 

Como funciona e o que é a encomenda PAC dos correios?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: correios.com.br

A sigla da modalidade de entrega de encomendas PAC significa Prático, Acessível e Confiável traduzindo alguns dos valores institucionais dos Correios. Este é um serviço não expresso, exclusivo para mercadorias. Ou seja, ao comprar e escolher este tipo de entrega sua encomenda tem um prazo mais longo para chegar até você, além disso não é válido para cartas e telegramas.

Desde 2007 este é um serviço de entrega muito utilizado pelos e-commerces graças ao seu frete econômico e  devido à confiabilidade da empresa. Inclusive, de lá para cá parte do crescimento e evolução das vendas online se dá às entregas PAC, pela sua acessibilidade e cobertura em todo o território nacional.

Características da modalidade PAC

Para você entender o funcionamento do PAC separamos algumas características que podem levá-lo a escolher essa modalidade ou não.

  • Tempo de entrega: O Correios possui um prazo de até 10 dias úteis para entregar sua encomenda, com a possibilidade deste prazo sofrer alterações devido à condições operacionais;
  • Tentativa de entrega: Caso na primeira tentativa não tenha ninguém em casa para receber seu pacote o Correio poderá fazer apenas mais um tentativa de entrega, totalizando 2 tentativas; 
  • Rastreamento: A atualização de rastreamento pode demorar até 24h para aparecer no site dos Correios, mas o trajeto do produto aparece completo;
  • Cobertura de entrega: A encomenda PAC pode ser enviada ou entregue em qualquer lugar do território nacional;
  • Dimensões e peso do pacote: Na modalidade PAC se enquadram somente mercadorias com até 100 cm de comprimento e 30 Kg para clientes pagantes á vista e 50 Kg para clientes com contrato; 
  • Quem pode usar: O serviço de entrega PAC está disponível tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. 

Qual a diferença entre encomenda PAC  e SEDEX?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

As principais características que diferenciam a encomenda PAC e SEDEX são o tempo, valor de frete e tentativas de entrega. Falando primeiramente do tempo de entrega o SEDEX é mais rápido que o modelo econômico podendo chegar em até 1 dia útil na sua casa dependendo da localidade e variações operacionais. Já no valor também é possível sentir uma bela diferença, no momento de finalizar uma compra e ver as duas opções lado a lado é notado que a entrega via SEDEX tem um custo mais alto. Por fim, a modalidade SEDEX conta com até 3 tentativas de entrega caso a primeira não seja bem sucedida, além de atualização de rastreamento mais rápido. 

Contudo, a postagem de uma encomenda SEDEX não pode ser feita em qualquer agência dos correios, sendo necessário consultar antecipadamente onde poderá ser feito, mas para o recebimento não é necessário essa verificação. Já as localizações consideradas “áreas de risco” podem não receber os serviços de entregas dos Correios de grandes pacotes (PAC ou SEDEX), sendo necessário retirar o pacote na agência indicada no rastreamento, caso não for retirado sua compra retornará ao vendedor.

Outros meios de entrega dos e-commerces

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

Além das entregas via Correios, atualmente algumas empresas estão optando por transportadoras próprias ou terceirizadas para trazer uma melhor experiência de compra aos seus consumidores, como é o caso da Amazon que conta com entrega Prime (rápida e gratuita em alguns produtos) para assinantes do serviço Amazon Prime. 

Por fim, é importante ressaltar que não importando o meio de entrega, caso a sua encomenda não chegue no prazo acordado no momento da compra, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) caracteriza descumprimento de oferta por parte de quem vende, podendo ser possível pedir o cancelamento da compra e reembolso do valor pago. (CDC Art. 35)


Aproveite que já está aqui e confira as nossas melhores ofertas e utilize o cupom Amazon ou cupom Americanas para garantir mais desconto ou com sorte um frete grátis.