Bar aberrto_TopBanner
Promobit Explica

Como rastrear encomendas internacionais?

Aprenda como rastrear encomendas internacionais para acompanhar todo o percurso do seu pacote e garantir que ele chegue na sua casa sem problemas.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

22 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Fazer compras em outros países traz algumas vantagens, como pagar mais barato por algumas categorias de produtos ou conseguir itens que não são vendidos aqui no Brasil. Por outro lado, as encomendas demoram muito mais tempo para chegar se compararmos uma compra internacional com uma nacional. É possível comprar em sites como o Aliexpress, além de outros endereços, e o recomendado é acompanhar cada bloco de compras por meio de um código de rastreio. Mas esses códigos não são iguais aos fornecidos pelos Correios aqui no Brasil. Por isso, neste artigo vamos especificar como rastrear encomendas internacionais e garantir que o produto chegue na sua casa.  

O que é o código de rastreio?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O código de rastreio é uma combinação de letras e números com o total de treze dígitos que garante o conhecimento sobre onde sua mercadoria está, considerando todas as partes do trajeto que ela deve percorrer até chegar a você. Imagine o seguinte código, hipotético: LM897475734US. Todos os códigos seguem o padrão de duas letras no início, nove números no meio e duas letras no fim, sendo as duas primeiras letras correspondentes às características do pacote e à modalidade de envio; os números são aleatórios, mas a sequência é única para cada código; e as duas últimas letras dizem respeito ao país de origem do pacote: no caso, United States (Estados Unidos). 

O código de rastreio de compras internacionais é liberado logo após você finalizar a compra, mas não aparece já compatível para o site dos Correios. Por isso, é importante saber algumas maneiras de rastrear o pedido de outras formas.

Ainda é possível fazer compras internacionais sem código de rastreio, mas isso é arriscado, porque sem o código você não consegue saber se a sua encomenda foi taxada ou se já foram feitas tentativas de entrega e você não estava em casa, por exemplo. 

Então como rastrear encomendas internacionais?

Os códigos de rastreio fornecidos pelas lojas internacionais têm sequências e combinações diferentes das utilizadas pelos Correios. Eles podem ter apenas números; ter apenas duas letras no início e depois seguirem com uma sequência de números; ou até, principalmente os que estão vinculados à produtos chineses, serem uma sequência de letras X. Isso porque, geralmente, estes códigos não são fornecidos pelo serviço postal do país que você comprar o produto, mas sim pelos vendedores da própria encomenda.

Por isso, se você pegar este código gerado pelo vendedor ou pela transportadora e tentar rastreá-lo no site dos Correios, ele não vai funcionar diretamente. Primeiro, será necessário cadastrar o código no site dos Correios. Feito isso, crie uma conta no idCorreios, atrele o seu CPF na área “Minhas Importações”, e registre o código, com isso, você será informado sempre que houver alguma atualização sobre o seu pedido.

Assim que seu pedido chegar ao Brasil, ele receberá um novo código dentro do padrão nacional. Podendo assim, ser rastreado normalmente no site dos Correios.

Outras opções para rastrear suas compras internacionais

Muambator

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Muambator é uma ótima opção para quando você já tem o código internacional decifrado, pois ele consegue te enviar notificações por e-mail ou Twitter sobre a situação da sua encomenda. É possível cadastrar mais de um e-mail para receber as notificações e, se você quiser rastrear encomendas internacionais pelo celular basta baixar o APP disponível para Android e IOS. 

Global Order Tracking

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Global Order Tracking é uma das opções de sites para rastrear e decifrar um código de rastreio internacional. Para rastrear um código, basta acessar o site, colocá-lo no campo em branco da página e clicar em “Track”. Automaticamente a página já puxará as informações sobre o seu pedido: se ele já foi recebido no serviço postal internacional correspondente, se está na triagem, se já saiu do Brasil, se saiu para a entrega no endereço final, etc. Se você preferir, ele ainda vai te disponibilizar um código “decifrado” que é compatível com o site dos Correios para você rastrear a encomenda por lá, se preferir. 

EBANX Track

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O EBANX Track é uma plataforma que ganhou força nos últimos anos, sendo útil tanto para pedidos nacionais quanto internacionais. Pode ser utilizada tanto pelo navegador diretamente no site ou pelo app, tendo suporte para Android e iOS. E além de ter uma interface bem clara e intuitiva, é totalmente em português, sendo umas das opções mais acessíveis para rastrear as suas encomendas.

Por que rastrear encomendas internacionais em mais de um site?

Porque nem sempre um mesmo código vai funcionar em todos os sites. Por exemplo, o código que cadastramos no Track It Online não funcionou no Global Order Tracking. Da mesma forma, podem haver códigos que funcionem no Global Order Tracking mas não no Track it Online. Para garantir que você vá conseguir rastrear sua encomenda, é interessante olhar em mais de um site. 

Por que eu devo fazer uma compra internacional com código de rastreio?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É verdade que as compras com código de rastreio têm o frete mais caro, mas existem diversas vantagens em optar por utilizá-lo, pois com o código de rastreio é possível: 

  • Saber se o seu objeto já está em transporte, vindo para o endereço de entrega que você cadastrou;
  • Saber em que localidade o seu objeto está (se ainda está no país de origem, se já está no Brasil, se já chegou à sede dos Correios mais próxima do seu endereço de entrega, etc); 
  • Saber se o seu produto foi taxado e se você precisa comparecer aos Correios para acertar o valor; 
  • Se a sua encomenda foi extraviada;
  • Se os Correios fizeram alguma tentativa de entrega sem sucesso, porque não tinha ninguém para receber. 

O que fazer caso não consiga rastrear minha encomenda?

O primeiro fator que você deve ficar ciente sobre encomendas internacionais é que elas demoram para serem identificadas pelos códigos de rastreio. Isso quer dizer que você pode fazer uma compra e colocar o código de rastreio em algum site, mas ele não vai ser lido. Pode demorar até 10 dias para que o código de rastreio realmente funcione, então fique tranquilo nos primeiros dias. 

Outra ocorrência possível é que nem todos os processos aparecerem no código. Por exemplo, pode aparecer no rastreio que ele chegou ao Brasil e depois tudo ficar um bom tempo sem nenhuma atualização, para depois de vários dias aparecer que o objeto saiu para entrega final ao destinatário, sem nenhuma ocorrência sobre o que aconteceu com o pacote nesse meio tempo. 

Se mesmo assim você estiver desconfiado sobre a demora da encomenda e quiser pedir reembolso, estorno ou cancelar a compra, você deve entrar em contato com a loja que comprou o produto.


Agora que você já sabe como rastrear encomendas internacionais, dê uma olhada nos nossos cupons de desconto Aliexpress para você comprar produtos mais baratos!