Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é a carga por agendamento da bateria do Zenfone 7?

Durante o lançamento do aparelho no Brasil a Asus destacou as possibilidades de carga por agendamento e bateria inteligente do seu novo smartphone.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O Zenfone 7 chegou ao mercado brasileiro no final de 2020 e durante sua apresentação uma configuração chamou a atenção, a carga por agendamento, que, de acordo com a Asus, ajuda a aumentar o tempo de vida útil do componente. Mas será que a função faz alguma diferença prática? E como ela funciona? Saiba mais sobre a carga por agendamento e outras funções da bateria do Zenfone 7.

Inteligência artificial para o ciclos de carregamento

O Zenfone 7 é capaz de identificar através de inteligência artificial baseando-se nos hábitos de uso ou pelos alarmes configurados o momento em que o aparelho está carregando, mas ficará algum tempo sem ser usado, como durante a noite, e carrega inicialmente até 80% da bateria e deixa para completar o ciclo apenas quando faltarem poucos minutos para o smartphone voltar a ser usado. 

Processo manual de agendamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O processo de carga por período específico pode ser configurado manualmente. Caso você perceba ao longo do dia que a bateria naquele momento não será suficiente para o restante do dia, mas ela ainda não está quase acabando, basta configurar o agendamento de bateria para que ela carregue apenas pela próxima hora e colocar o aparelho na tomada. Assim, caso o aparelho fique mais tempo na tomada que o programado a bateria não receberá energia além do necessário. 

A tecnologia de carregamento por agendamento permite ainda a configuração da intensidade de energia que chega à bateria, proporcionando um carregamento mais lento, porém menos agressivo à bateria. 

Os benefícios do carregamento por agendamento ainda não parecem muito claros, pois a maioria dos fabricantes já afirma há algum tempo que não existe problema em manter o aparelho na tomada após 100% do carregamento da bateria, porém, em matéria oficial de divulgação do Zenfone 7 a Asus afirma que a função de agendamento de carga ajuda a aumentar a vida útil da bateria. 

Afinal, bateria com carga por agendamento é um grande diferencial?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora as baterias atuais já possuam tecnologias suficientes para não serem prejudicadas ao estarem muito tempo expostas durante o carregamento, é possível que os mecanismos de controle de carregamento da Asus de fato ajudem a reduzir os danos de excesso de uso, mas possivelmente não são um grande diferencial, apenas mais um fator de personalização ao tipo de uso. 


Não deixe de conferir as melhores promoções de smartphone aqui no Promobit. A economia na compra do seu novo celular pode ser ainda maior com algum cupom de desconto.