Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é 4K e quais suas vantagens?

O que afinal é 4K? Entenda como funciona essa tecnologia, qual a diferença da resolução Ultra HD e onde encontrar conteúdo em 4K.

Avatar do membro cantonunes

cantonunes

25 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Você provavelmente já ouviu falar de 4K, resolução presente em quase todas as TVs atuais, mas você sabe exatamente o que isso significa? Ou qual a diferença dele para o Full HD?

Em termos gerais, 4K — também chamada por Ultra HD ou UHD — é o termo usado para representar a resolução de 3.840 pixels horizontais por 2.160 pixels verticais. Pixels são pontos minúsculos que formam imagens na tela de uma TV, monitor ou smartphone. Uma TV 4K tem mais de oito milhões destes em sua tela, então você não conseguirá distinguir um pixel do outro nem se olhar de perto.

É comum imaginar que uma TV 4K tem quatro vezes a resolução de uma TV Full HD (ou 1080p), mas na verdade ela tem o dobro. Duplique os 1.920 pixels horizontais do Full HD e você tem os 3.840 pixels horizontais do 4K; duplique os 1.080 pixels verticais do Full HD e você tem os 2.160 pixels horizontais do 4K.

Diferença do 4K para 1080p e 720p

Então por que a resolução é chamada de 4K?

4K é o nome da resolução pela DCI (Iniciativas de Cinema Digital, em inglês) para projetores de cinema que utilizam laser para projetar imagens em um telão. Essa resolução tem 4.096 pixels horizontais, daí o nome 4K — o número de pixels verticais no 4K do cinema não é definido.

A tecnologia 4K que temos nas TVs atuais, que é 13% menor do que o “4K real”, deveria ser chamado apenas de Ultra HD ou 2160p, mas como “4K” é uma palavra mais fácil de se dizer e uma informação mais simples de se interpretar, ela passou a ser usada por fabricantes e varejistas.

A não ser que você tenha alguma ligação com a indústria de cinema, o 4K definido pela DCI será irrelevante para você.

TVs 4K são melhores do que TVs Full HD?

Naturalmente, vemos o 4K como uma evolução ao Full HD e temos a tendência de escolher a TV com a resolução mais recente para nossas casas. No entanto, a diferença entre as duas ainda não é facilmente percebida.

Como possui quatro vezes mais pixels que uma TV 1080p, a imagem 4K é mais nítida e possui mais detalhes, mas é preciso estar mais perto dela para notar a real diferença. Caso você se sente muito longe da TV, não irá se beneficiar com as vantagens que a resolução mais recente oferece.

4K 720p

Também é normal querermos ter uma TV maior em casa, a fim de obter maior imersão assistindo a filmes, séries, futebol ou até jogando videogames. As TVs atuais vêm em tamanhos maiores do que as antigas, partindo de 40 polegadas, e são mais acessíveis do que aparelhos antigos de tamanho equivalente, o que é um ponto positivo.

No entanto, você, usuário, tem mais coisas para levar em consideração antes de escolher seu novo televisor. Por exemplo, o tamanho de TV ideal pode variar dependendo da distância que você assiste; o tipo de painel mais indicado pode variar dependendo do ângulo que você assiste; e, claro, o modelo de TV indicado pode ser diferente dependendo do que você assiste.

Fonte: Panasonic

As TVs 4K atuais oferecem custo-benefício maior do que a maioria das Full HD, que ainda são vendidas, mas o conteúdo para elas ainda é pouco. Você pode assistir filmes e séries nativamente em 4K em locais selecionados, como os serviços de streaming Netflix e Amazon Prime Video, e Globo Play, porém deverá ter uma banda larga boa para isso — a velocidade mínima recomendada é de 25 MB por segundo.

A programação normal exibida por canais de TV aberta e canais por assinatura também é exibida em uma TV 4K. Esses programas são enviados à TV na resolução 1080p (ou 1080i) e convertidos pela TV para o 4K. A qualidade pode variar de TV para TV, portanto é recomendável ver os modelos e pedir dicas antes de escolher qual irá comprar.


Isso é tudo o que você precisa saber para entender o que é 4K e as diferenças dessa resolução frente ao Full HD. Quer saber qual TV é melhor para você, não deixe de acompanhar o Blog do Promobit e tirar suas dúvidas com a nossa comunidade! Além disso, aproveite as nossas promoções de TVs 4K para encontrar o modelo ideal para você pelo menor preço.

Leia também