Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que define um smartphone gamer?

Confira quais são os aspectos que definem um celular focado em jogos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os primeiros smartphones gamers eram bem intencionados, mas possuíam poucos jogos compatíveis ou não davam conta dos jogos mais exigentes. Já os celulares para jogos atuais são otimizados e com especificações mais robustas que muito notebook. Mas o que define um smartphone gamer? Neste artigo abordaremos as características desse tipo de aparelho. 

O que faz um smartphone ser gamer?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Black Shark 2 da Xiaomi

De forma resumida um smartphone gamer é um aparelho que, além de realizar as funções esperadas por um smartphone convencional, também possui configurações para rodar qualquer jogo mobile com facilidade e tecnologia que melhoram a experiência de jogar no celular. Mas caso a definição fosse apenas esta, poderíamos de dizer que qualquer smartphone topo de linha é um aparelho gamer, mas isso não é verdade. 

Embora celulares premium também sejam capazes de rodar qualquer jogo, alguns itens e funções são aperfeiçoados  ou encontrados exclusivamente dos smartphones gamers. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora a evolução das telas seja constante para todos os modelos, para games mobile ter uma boa tela é algo fundamental. Além de displays com melhor qualidade de brilho e cores, os aparelhos gamers possuem tela que taxa de atualização mais rápida para proporcionar imagens mais fluidas, ideal para destacar a movimentação de personagens em jogos. 

A tela com taxa de atualização acima dos 60 hz não são exclusividade dos aparelhos para jogos, visto que Galaxy S20 é um aparelho convencional com tela de 120hz, mas ela é quase um pré-requisito. 

Design e acessórios

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Aeroactive é um cooler encaixado atrás do ROG Phone II.

Quem já está familiarizado com os produtos gamers sabe que eles costumam ter um design específico, normalmente com algumas luzes e aspecto de agressividade. Porém as escolhas não são apenas estéticas, elas também servem para aperfeiçoar a experiência, como Black Shark 2 da Xiaomi, que possui um botão físico para travamento de todas as funções do aparelho, fazendo com que  sua jogatina não seja interrompida. 

Já o Rog Phone II conta com botões físicos nas laterais que podem ser configurados para serem usados nos jogos, como botões de gatilho em games FPS, por exemplo. Falando em Rog Phone II, o aparelho da Asus possui uma série de acessórios como gamepad Kanui e o cooler para celular Aeroactive. Voltando ao Black Shark da Xiaomi, ele também possui um gamepad que já vem com o aparelho de fábrica. 

Hardware e desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos parâmetros para analisar a qualidade de hardware de um smartphone é o seu desempenho em jogos, logo um celular gamer precisa de especificações que ofereçam desempenho excelente em qualquer game mobile, afinal este é o foco do aparelho. Alguns aparelhos como o Razer Phone contam com memória RAM de 8GB, enquanto o Rog Phone II da Asus pode ter até 12GB de RAM.

Outro ponto fundamental é o processador que precisa conseguir acompanhar o ritmo de demanda do aparelho. Normalmente os smartphones gamers fazem uso de processadores potentes, como o Snapdragon 865. Ainda existem os aparelhos que não são necessariamente gamers, mas buscam entregar bons resultados neste quesito e são equipados com processadores inferiores aos chips de topo, mas otimizados para jogos, como no caso do Redmi Note 9s da Xiaomi com processador snapdragon 720G.

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, mas não menos importante, está a bateria. Um smartphone que irá exigir consumo de energia constante de sua parte de hardware e tela não pode ter uma bateria que deixe o usuário na mão. Entre os itens de um smartphone gamer, uma bateria com boa autonomia de consumo energético é fundamental. Atualmente, baterias a partir de 4.000 mAh já são satisfatórias para celulares gamers. 

Outro fator importante é que o aparelho seja compatível com carregamento rápido. Pois a experiência de jogar segurando o aparelho conectado à tomada pode ser bem menos confortável. Embora alguns aparelhos como o Rog Phone II possui conectores na lateral para que seja possível segurar o celular na horizontal enquanto ele carrega a bateria. 

O smartphone gamer é para um público restrito

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Razer Phone

Jogar ocasionalmente no celular é um ótimo divertimento, porém a maior parte dos jogos casuais para celular já são projetados para rodar em um número grande de aparelhos, com um jogabilidade capaz de aliar entretenimento e simplicidade. Para os jogadores descompromissados e para jogos mais simples, aparelhos intermediários já são o suficiente. 

O smartphone gamer é tão caro quanto os principais topos de linha, porém ele oferece a melhor experiência em jogos mobile e aí é que encontra-se a diferença entre esse tipo de smartphone para qualquer aparelho premium. Enquanto os aparelhos caros são muito bons em todas as frentes, o aparelho gamer será excelente para jogos, mas vai abrir mão de qualidade em outros pontos. Por isso dificilmente um smartphone gamer estará entre os celulares com as melhores câmeras.


Confira as promoções de smartphone do Promobit. De modelos básicos aos topo de linha, aqui você encontra seu celular novo pelo menor preço. A economia pode ficar ainda maior aproveitando o cupom Americanas