Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que avaliar antes de comprar umidificador de ar?

Antes de escolher o seu umidificador de ar, confira quais os pontos que deve ter mais atenção na hora da compra.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Não tem jeito, junto com o tempo seco vem as doenças respiratórios, noites mal dormidas, sensação de dificuldade de respirar e uma gama de outros problemas típicos desse clima ou de cidades que sofrem com poluição. Nesse momento, surge o grande herói para nos salvar desse tempo seco: o umidificador de ar.

Com a quantidade de marcas e modelos do aparelho, é bem fácil ficar confuso na hora de escolher o melhor para a sua casa. Por isso, nós criamos esse artigo com alguns pontos interessantes para observar antes de decidir.

Para que serve um umidificador de ar?

Basicamente, o aparelho espalha micro gotas de água no ar para reestabelecer a umidade normal. De acordo com a OMS, esse valor deve ser em torno de 40% a 70%, mais ou menos do que essa porcentagem pode causar riscos ao bom funcionamento do nosso organismo.

Além de melhorar a sensação de secura na garganta e vias respiratórias, o clima mais úmido ajuda a ter uma melhor qualidade do sono e até reduz o ronco, além de aliviar diversos outros problemas.

Se está em dúvida sobre a compra, leia o nosso artigo: Vale a pena comprar um umidificador de ar?

Existem diferentes tipos de umidificador?

Apesar de que a grande maioria dos aparelhos encontrados no mercado serem do tipo ultrassônicos, existem três outros bastante comuns: impulsor, evoporativo e vaporizador.

Umidificador de ar ultrassônico

Como falamos, esse é o modelo mais comum de todos. Silencioso e com uma melhor distribuição da umidade pelo ambiente, o aparelho acaba sendo a escolha favorita de quem opta pelos benefícios do equipamento. O seu sistema de dispersão de umidade funciona através de vibrações ultrassônicas, que particiona o líquido em níveis microscópios e o dispersa em forma de uma névoa.

Apesar de silencioso e mais agradável para quem está no cômodo, a água não é o único elemento subdividido pelo processo, que também pode jogar micropartículas de minerais e bactérias no ambiente.

Umidificador de Ar Relaxmedic RM HA01011

Impulsor

Apesar de não se encontrado com tanta frequência no Brasil, esse modelo possui um dos mecanismos de umidificação mais interessantes. O equipamento utiliza um disco de alta velocidade para transformar a água em micropartículas e enviá-las para o ambiente. Apesar de também espalhar minerais e bactérias, como os elementos estarão em tamanho normal, não irão passar direto pelas nossas defesas, como acontece com o umidificador ultrassônico.

Outra vantagem desse modelo é que todo o processo acontece a frio e não há perigo de queimaduras ao encostar na parede do aparelho. Um diferencial importante para quem tem crianças pequenas e animais em casa.

Evaporativo

Os modelos desse tipo utilizam um mecanismo mais “simples”, porém bastante eficiente: os umidificadores evaporativos possuem uma estrutura em sua parte traseira que capta o ar do ambiente, que é umidificado dentro dele e retorna novamente ao ambiente impulsionado por um tipo de ventilador.

Com isso, além de umidificar o ambiente, o aparelho é responsável por promover uma melhor circulação do ar. Seu principal ponto negativo é o barulho que produz enquanto realiza o processo.

Vaporizador

Apesar do seu funcionamento simples, que se utiliza de um mecanismo de aquecimento para fazer com que a água evapore e vá para o ambiente, o processo é uma barreira para boa parte das bactérias e minerais. Como ponto negativo, além da umidade, o vapor aumenta a temperatura, o que gera um clima propício ao surgimento de fungos e bactérias. Para uso controlado, com bastante atenção aos níveis de umidade e temperatura, esse tipo é indicado para quem tem bebês e crianças pequenas em casa.

Outro cuidado com os modelos é o local em que ele será posicionado, pois como sua estrutura esquenta enquanto ele está funcionando, crianças ou animais podem se queimar ao tocar neles sem querer

Umidifcador BlackDecker Air 1000

Potência e capacidade de manter a umidade

Dois pontos que merecem bastante atenção na hora da compra do umidificador de ar são potência e capacidade de manter a umidade do ambiente. O primeiro tem relação direta com a capacidade de espalhar a névoa por todo o local, sendo que, quanto maior for o cômodo em que o aparelho será ligado, maior deverá ser a sua potência. Na dúvida, opte por equipamentos com mais de 18W.

Leia também:Melhores umidificadores de ar

Já a capacidade de manter a umidade depois do aparelho ser desligado, só pode ser obtida testando-os. O Proteste fez isso e ainda criou um ranking com os melhores – que você pode conferir clicando aqui.

Capacidade de limpeza

Principalmente nos modelos de umidificador ultrassônico, esse é um importante ponto a ser observado. Em muitos aparelhos, o reservatório de água não pode ser alcançado, ou existe um quininha em que a escova não chega: evite comprar esses modelos. Como citamos acima, o sistema ultrassônico quebra todas as substâncias em micropartículas e as envia para o ar, sendo de grande importância manter esse local limpo e sem bactérias.

Em alguns dos manuais é possível encontrar a informação do acesso ao reservatório, já em outros será necessário procurar por avaliações de outros clientes ou mesmo ver o modelo pessoalmente.

Tecnologias úteis

Além da tecnologia envolvida no sistema de dispersão do aparelho, diversas outras funcionalidades podem fazer a diferença na hora de comprar um umidificador de ar. Um exemplo disso é o higrômetro, mecanismo que faz o desligamento automático do equipamento quando a umidade do ar chega em 60%, nível ideal para o nosso organismo. Normalmente essa característica fica especificada apenas como “Desligamento Automático”.


Com essas informações, você já será capaz de comprar o modelo mais indicado para as suas necessidades sem problemas. Aproveite as promoções de umidificador de ar e cupons de desconto das lojas que trabalham com esse tipo de produto.