Take a fresh look at your lifestyle.

Vale a pena comprar umidificador de ar?

Um dos aparelhos mais procurados nessa época do ano, descubra se você deveria comprar um umidificador de ar.

Em épocas mais secas, o aparelho se torna objeto de desejo de muitos consumidores. Com promessas de favorecer o sistema respiratório, proporcionar melhores noites de sono, reduzir eletricidade estática e até mesmo deixar a pele mais bonita, sendo indispensável em todas as casas. Mas ele é tão importante assim? E realmente vale a pena comprar um umidificador de ar?

Por que comprar um umidificador de ar?

Começando porque todas as alternativas acima são verdadeiras. O aparelho devolve a umidade ao ar ao espalhar vapor ou pequenas gotículas de água no ambiente.

Não só nessa época de inverno, mas sempre que o tempo fica seco, contar com o aparelho é fundamental para diminuir a sensação de “secura do ar” e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças respiratórias. De acordo com a OMG, o nível de umidade tolerado para nosso organismo é entre 40% e 80%, sendo 60% o número perfeito.

Outra vantagem do eletrodoméstico é em relação ao sono. Com maior umidade no ambiente, o sistema respiratório fica hidratado, o que melhora a respiração durante a noite e consequentemente a qualidade do sono e o ronco.

umidificador de ar

Quer receber avisos sempre que aparecer umidificador de ar?

Custo-benefício do aparelho

O Umidificador de ar possui um preço relativamente baixo quando comparado a muitos outros eletrodomésticos. No Promobit, aparelhos de marcas como Mondial, Britânia, Black Decker e Elgin costumam aparecer por aqui em promoções que giram em torno de R$ 50 e R$100, dependendo das características do aparelho.

Como fica ligado por apenas quatro horas e possui um consumo energético baixo, o umidificador não irá pesar na conta de luz e pode ser utilizado sem culpa. Mas claro, como o consumo de energia pode variar de aparelho para aparelho, dependendo das especificações, é sempre bom observar essa característica para fazer a melhor compra.

Cuidados no uso do Umidificador de ar

O mau uso do aparelho pode causar até mais malefícios do que benefícios. O primeiro ponto é sempre deixá-lo ligado apenas enquanto for necessário. Normalmente esse período vem especificado no manual do produto, mas é bem comum ser em torno de 3 ou 4 horas.

O objetivo do eletrodoméstico é balancear a umidade do ar. Ao trabalhar por mais tempo que o necessário, o nível irá exceder o indicado, o que é tão ruim quanto estar abaixo, pois cria-se um ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos e o aparecimento de mofo.

Outro ponto importante é o local em que irá posicioná-lo. O ideal é colocar o aparelho afastado da parede e de qualquer objeto que possa reter a umidade.

Como escolher o umidificador de ar?

Existem diferentes tipos de umidificador no mercado, sendo o portátil o mais facilmente encontrado. Caso seu objetivo seja melhorar a qualidade do ar do quarto ou sala, essa opção será suficiente para você. Além desse modelo, também é possível encontrar umidificadores centrais, que são acoplados a alguns ar-condicionados ou sistemas de ventilação e os consoles, que possuem maior tamanho capacidade e umidificação.

Umidificadores

Tecnologia de umidificação

Um ponto muito importante na hora de escolher o umidificador de ar é a tecnologia que ele utiliza para realizar o trabalho. Hoje existem cinco sistemas que podem ser encontrados no eletrodoméstico, são eles:

Ultrassônico: com melhor distribuição da umidade e bastante silencioso, o umidificador ultrassônico é o mais indicado para se ter em casa, principalmente no quarto. O sistema de dispersão desse aparelho é feito por um sistema que gera vibrações ultrassônicas na água, jogando gotas microscópicas de água em forma de vapor em todo o ambiente.

Quer receber avisos sempre que aparecer umidificador ultrassônico?

Impulsor: com um dos melhores custos-benefícios entre a categoria, o umidificador de ar impulsor é baseado em um sistema de rotação de disco em alta velocidade por um motor elétrico para dispersar as gotas e água no ambiente. Como é um “sistema frio” (tanto o vapor quanto a carcaça do aparelho não aquecem), ele é indicado para quem tem crianças em casa, pois elas não terão riscos de queimaduras.

Evaporativo: utilizando um sistema mais simples, baseado em um tipo de ventilador e uma estrutura para absorver e espalhar a água no ambiente de forma mais natural. Com isso, o mecanismo também provoca a circulação do ar, que é hidratado antes de retornar ao cômodo. Como ponto negativo, ele é mais barulhento do que os dois modelos citados anteriormente.

Vaporizador: um dos mais conhecidos e utilizados sistemas de umidificação, o vaporizador utiliza um mecanismo de aquecimento da água para dispersar o vapor que surge do processo no ar. Preferível para climas frios, pois ele também ajuda a aquecer o ambiente. No entanto, essa característica é uma faca de dois gumes, pois ao elevar a temperatura, favorece-se a proliferação de bactérias.

O vaporizador não deve ser utilizado por quem tem crianças pequenas ou animais em casa, pois elas correm o risco de ter queimadura ao encostar na carcaça do aparelho.

Higrômetro e temporizador

Na hora de comprar o umidificador de ar, sempre dê preferência para modelos que incluam higrômetro (medidor de temperatura) ou temporizador, pois eles desligam o aparelho automaticamente quando a umidade do ar ou tempo de funcionamento é atingido. Essa funcionalidade evita que a umidade necessária seja excedida e possa causar malefícios.

Afina, vale a pena comprar um umidificador de ar?

Como pode perceber ao longo do texto, a resposta é sim! O aparelho é fundamental para melhorar a qualidade do ar, principalmente em cidades que sofrem com tempo muito seco ou poluição.

Além dos pontos que levantamos acima no texto, na hora de comprar o umidificador, fique atento ao tamanho do reservatório e a metragem que ele consegue cobrir.


No Promobit, você encontra as melhores promoções de umidificadores de ar, além de ofertas de ar-condicionado e diversos eletrônicos e eletrodomésticos. Na nossa plataforma, também estão reunidos os cupons de desconto das principais lojas do Brasil, garantindo que você economize ainda mais ao aproveitar as promoções da Americanas, Submarino e Pontofrio.

Se está esperando aquela promoção para comprar o umidificador e ar, além de fazer o download do nosso app de descontos, não deixe de acompanhar a nossa página especial na Black Friday

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!