Promobit
Guias de Compra

Não perca o sono: como lavar o travesseiro na máquina de lavar

O travesseiro deve ser lavado com alguma frequência e essa tarefa pode ficar mais fácil com a máquina de lavar.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A limpeza do travesseiro é fundamental e o ideal é que seja feita a cada seis meses para evitar o acúmulo de suor, poeiras e outras substâncias. Sabemos que a máquina de lavar é uma parceira e tanto para facilitar a lavagem de nossas roupas, mas será que podemos lavar o travesseiro na máquina de lavar? Sem suspense, pode sim, mas nem todo o travesseiro e nem de qualquer jeito. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de máquina de lavar da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Pode lavar o travesseiro na máquina, mas tome alguns cuidados

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não é porque podemos lavar o travesseiro na máquina que vou apenas jogar ele lá dentro com sabão e deixar a máquina fazer o serviço. Primeiro é preciso verificar se o seu tipo de travesseiro pode ser lavado na máquina. Normalmente os travesseiro de pluma, espuma de poliéster, látex, viscoelástico e o travesseiro da Nasa podem ir para a máquina, mas o certo é procurar a informação na etiqueta do item. 

Agora que seu travesseiro está autorizado pela etiqueta, verifique se ele não possui nenhum rasgo ou está descosturando, pois nessas situações o travesseiro pode literalmente desmanchar dentro da máquina. Por último, só comece o processo de lavagem se tiver certeza de que conseguirá colocá-lo para secar em um local à sombra. 

Como lavar o travesseiro na máquina de lavar? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora que já temos garantias suficientes para embarcar nesta aventura, vamos ao passo a passo mais simples possível. 

  • Retire a fronha do travesseiro e a capa protetora, caso tenha, e coloque na máquina na posição vertical e no máximo dois travesseiros por vez. Coloque a quantidade de sabão em pó indicada de acordo com as instruções da sua máquina e selecione dois ciclos de lavagem, sendo ambos ciclos suaves e lave sempre com água fria. 
  • Após a lavagem suave de dois ciclos, centrifuge o travesseiro para retirar o excesso de água em seu interior e retire os travesseiros da máquina. Mesmo após a centrífuga, aperte o acessório para eliminar melhor a humidade do interior do travesseiro e coloque-os para secar na sombra, em posição horizontal, pois desta forma eles não correm o risco de deformar. Ao longo do processo de secagem, mude o travesseiro de posição e aperte-os de hora em hora mais acelerar o processo. 

Cuidados posteriores a lavagem e frequentes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para voltar a usar o travesseiro lavado, certifique-se de que ele está totalmente seco, principalmente em seu interior, pois a volta do travesseiro a sua cama sem completar todo o ciclo de secagem pode proporcionar mal cheiro e até mofo no travesseiro. Embora o ideal seja lavar o travesseiro no máximo a cada seis meses, recomenda-se colocar o travesseiro no sol de tempos em tempos para evitar a proliferação de ácaros e outros micro-organismos.


Confira as melhores promoções de cama, mesa e banho no Promobit. Com o cupom Shoptime as compras para a sua casa podem ficar ainda mais baratas.