Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Lavar tênis na máquina de lavar: erro ou praticidade?

Selecionamos algumas dicas para quem quer experimentar lavar tênis na máquina de lavar: como saber se pode mesmo e quais cuidados tomar para isso.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

14 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quando voltamos de uma trilha ou caminhada, além de trazer para casa uma nova experiência, também temos que lidar com os nossos tênis, que podem estar sujos de barro e com pedrinhas nas fendas. Quando os usamos no dia a dia eles também ficam com muita poeira e manchas pretas ao longo do tempo. Nesta hora, uma alternativa é lavar tênis na máquina de lavar, já que podemos colocá-lo ali para ficar limpo sozinho. 

Mas, será que essa prática é recomendada para qualquer tênis? E como devemos preparar o calçado para colocar lá? Vamos responder essas e outras questões para você descobrir se lavar tênis na máquina de lavar é um erro moderno ou questão de praticidade. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de máquina de lavar da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Como saber se posso lavar tênis na máquina de lavar? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para saber se você pode mesmo lavar tênis na máquina de lavar, é necessário ver as especificações na etiqueta, que fica na parte interna da língua do calçado. O símbolo que permite a prática é o que significa “lavar à mão ou à máquina” e é representado por algo parecido com uma bacia cheia de água. 

Não é recomendado lavar tênis de camurça ou couro na máquina de lavar, pois isso pode estragá-los. O ideal nesses casos é apenas limpá-los utilizando um pano seco com creme hidratante neutro, igual fazemos com os sofás. E sim, a sujeira sai. E, ainda, se você for realmente fazer uma caminhada ou trilha fora do uso comum do dia a dia, recomendamos calçados de tecido, que são mais confortáveis e ainda assim firmes. 

Quais cuidados tomar para lavar tênis na máquina de lavar? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pois bem, se o seu tênis estiver apto, ainda vai precisar tomar alguns cuidados antes de colocá-lo na máquina. Se não estiver, o que resta é se arriscar. Vai ser necessário remover todas as sujeiras maiores do tênis, como pedrinhas e placas de barro; a sujeira mais grossa do calçado. Isso pode ser feito com uma escova de cerdas grossas mais antiga, que não serve mais para esfregar. 

Depois, retire os cadarços e palmilhas e lave-os separadamente. O tênis deve ser colocado em um saquinho próprio para peças delicadas, que não é plástico, mas de tecido bem fino e com furinhos. Ele pode ser de diversos tamanhos (por isso é importante verificar as medidas antes de comprar) e tem um zíper para que você possa abrir e fechar ao colocar o tênis dentro. Se você não tiver um, pode usar uma fronha antiga. 

Ao colocá-lo na máquina de lavar, é importante pensar em que tipo de sabão usar para lavar os tênis. Algumas marcas recomendam inclusive o uso do sabão em pó, mas ele é bastante abrasivo e pode desbotar a cor do calçado sem necessidade. Recomendamos o uso do sabão neutro, para roupas delicadas. 

Além disso, é necessário usar água fria o tempo inteiro, pois a água quente pode deformar o calçado. Parece bastante óbvio, mas é importante saber que o tênis deve ser o único a estar na máquina no momento da lavagem e você não deve misturá-lo com outras roupas. Na hora de escolher o ciclo, não há problema em optar pelo normal e esperar a lavadora realizar todo o processo. Algumas máquinas mais novas também possuem o ciclo especial e próprio para a lavagem do tênis, que pode ser acionado tranquilamente. 

Para o tênis secar, é importante deixá-lo em um local arejado, mas longe da luz solar, para não estragar o tecido ou desbotá-lo. 

Como limpar o tênis no dia a dia? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Depois de lavar tênis na máquina de lavar, você não vai querer que ele se suje tanto novamente tão cedo, certo? Por isso, você pode ter alguns cuidados semanais de limpeza com ele. É possível utilizar um pano com um limpador multiuso para limpar as partes emborrachadas do tênis, principalmente a biqueira e também tirar um pouco do pó. 

Afinal, lavar tênis na máquina de lavar é um erro ou praticidade? 

Se os passos que apresentamos aqui forem seguidos, lavar tênis na máquina de lavar significa total praticidade! É claro que você deve colocar lá apenas calçados com cabedal comum, sem brilhos, glitters ou enfeites que a máquina de lavar pode arrancar ou estragar, principalmente na centrifugação. Mas, você deve aproveitar sim essa praticidade, já que não é nada confortável ficarmos fazendo esforço excessivo no tanque para limpar o calçado. 


Agora que você já sabe que lavar tênis na máquina de lavar não é um erro, aproveite nossas promoções de máquina de lavar. Veja também promoções de calçados masculinos e promoções de calçados femininos para comprar o seu pelo menor preço!