Campanha AMazon Dia das Mães
Comparativos

Motorola Edge 30 Ultra, Edge 30 Pro, Edge 30 Fusion e Edge 30 Neo: qual a diferença?

Confira as principais características de cada um da família Motorola Edge 30 para ajudar na escolha do seu novo smartphone

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

4 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A linha Motorola Edge 30 traz as tecnologias mais avançadas e inovadoras da fabricante em smartphones com configurações potentes, câmeras poderosas, boa autonomia de bateria, design moderno e acabamento premium. Mas mesmo sendo da mesma família, há algumas diferenças entre os modelos Motorola Edge 30 Ultra, Edge 30 Pro, Edge 30 Fusion e Edge 30 Neo para além do preço. 

Será que compensa pagar a mais pelo desempenho do Motorola Edge 30 Ultra? Ou será que o mais básico deles, o Edge 30 Neo, dá conta do recado? Se você está pensando em investir em um celular da linha Motorola Edge 30, vamos analisar algumas das principais características da ficha técnica para ajudar você a descobrir qual a diferença entre os smartphones e qual pode ser a melhor aposta de compra de acordo com suas necessidades.

Motorola Edge 30: qual escolher?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os smartphones da linha Motorola Edge 30 trazem algumas semelhanças em sua construção, mas outros fatores podem pesar mais durante a escolha do melhor modelo, de acordo com as necessidades de cada usuário. O preço é um dos principais determinantes, mas é sempre bom lembrar que às vezes não é o mais caro que vai te atender da melhor maneira. 

Para começo de conversa, os modelos podem ser divididos em categorias. O Motorola Edge 30 Ultra é o mais avançado de todos e, consequentemente, o mais caro. O Edge 30 Pro também possui recursos mais avançados e pode ser considerado top de linha. Em seguida vem o Edge 30 Fusion, com boas especificações que o encaixam entre os intermediários premium. Já o Edge 30 Neo é o mais básico entre eles, mas possui bom desempenho na categoria dos intermediários. Confira as principais características e diferenças entre os modelos.

Leia mais:Motorola Edge 30 Pro é bom? Conheça o novo topo de linha da marca

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A identidade visual da família Motorola Edge 30 segue um determinado padrão de construção que identifica que o smartphone pertence aquela linha, mas não é necessariamente uma regra. Por exemplo, entre os aparelhos analisados, o Edge 30 Pro é o que possui o design mais destoante. Ele foi o primeiro a ser lançado e se assemelha mais ao Moto G200. Mas isso não é uma coisa ruim, apenas quer dizer que a fabricante usou algumas referências de outras gerações. Os outros três aparelhos trazem mais elementos em comum por serem os últimos lançamentos da Motorola.

Design e construção

A parte da frente de todos os aparelhos é composta apenas pela tela e um pequeno furo que abriga a câmera frontal. O Motorola Edge 30 Ultra e Edge 30 Fusion possuem um melhor aproveitamento da parte frontal, com a tela curvada e com bordas menores. Já o Edge 30 Pro e Edge 30 Neo tem a tela lisa, onde as bordas laterais se destacam um pouco mais. 

Na parte traseira do Edge 30 Pro temos o módulo de câmeras triplas em formato oval, a logo e nome da Motorola. A tampa traseira é feita de vidro com detalhes de iluminação das cores para criar um efeito de luz. As laterais tem acabamento em plástico. No lado direito estão os botões de volume e de energia que também abriga o leitor de digitais. A gaveta para chip, entrada USB-C e autofalante ficam na parte inferior.

A parte traseira do Edge 30 Ultra e Edge 30 Fusion é feita de vidro e traz as câmeras triplas no canto com um módulo quadrado. A logo da fabricante e o nome também aparecem em destaque. As laterais possuem acabamento em alumínio, sendo a lateral esquerda livre e a direita com os botões de volume e energia. O leitor de digitais de ambos fica localizado na tela e a gaveta para chip e entrada de carregamento seguem na parte inferior. Agora o Edge 30 Neo, por ser um celular mais simples, tem acabamento todo feito em plástico. O módulo de câmeras dupla também é quadrado. A distribuição de botões e entradas segue a mesma lógica dos outros aparelhos, assim como o leitor de digitais sob a tela.

Acessórios e cores

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Motorola Edge 30 Neo

Um ponto muito positivo para a Motorola em seus smartphones é a inclusão de carregador, fone de ouvido e capa protetora na caixa de seus aparelhos. Os modelos também possuem cores variadas disponíveis. Todas as variações do Edge 30 Neo são tons desenvolvidos pela empresa Pantone. O Edge 30 Fusion traz apenas o tom “Viva Magenta” desenvolvido pela Pantone como a cor do ano de 2023. Os celulares com essas cores, trazem na traseira a famosa etiqueta Pantone para identificação da cor.

Confira também: Motorola Edge 30 Neo é bom? Celular traz cores Pantone

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os quatro aparelhos vêm com display OLED, que permite a exibição de cores mais vivas, tons de preto intenso e brilho bem equilibrado. O Edge 30 Ultra e Edge 30 Pro possuem 6,7 polegadas, enquanto o Edge 30 Fusion possui 6,3 polegadas e o Edge 30 Neo é para os fãs de telas menores com 6,3 polegadas. Como já dissemos antes, somente o Ultra e o Fusion tem a tela curvada, isso garante um melhor aproveitamento e melhores ângulos de visão.

Em relação à taxa de atualização, com exceção do Neo, todos os outros três possuem 144Hz enquanto o Neo atinge o máximo de 120Hz. Mas o que isso significa? Quer dizer que 144Hz proporciona uma navegação e exibição de imagens de maneira mais rápida e fluída. Mas também quer dizer um maior consumo de energia, já que o processador vai atualizar as imagens exibidas mais vezes. Contudo, 120Hz não é um número baixo e essa diferença não é tão perceptível na experiência de uso da grande maioria dos usuários.

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em relação ao desempenho, já adiantamos que todos eles são capazes de oferecer boa performance para as atividades do cotidiano e até mesmo jogos. Porém, os aparelhos mais caros consequentemente têm mais poder de fogo que os mais básicos. O Edge 30 Ultra e Edge 30 Pro são equipados com o chipset da Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1, o mais avançado presente nos smartphones atuais considerados top de linha. A memória RAM é de 12GB e o armazenamento interno de 256GB sem possibilidade de expansão com MicroSD. O Fusion possui o processador Snapdragon 888 Plus e o Neo tem processador Snapdragon 695. Ambos têm 8GB de memória RAM e também 256GB como memória máxima.

Na prática, os dois modelos mais caros terão performance melhores no multitarefas e serão capazes de rodar qualquer tipo de jogo com tranquilidade. O usuário que escolher o Fusion também terá uma performance satisfatória com muitos aplicativos abertos e jogos com qualidade gráfica no alto. Já o Neo possui o desempenho mais básico entre todos eles, mas ainda vai conseguir funcionar sem se preocupar com engasgos e travamentos constantes. Todos vêm com Android 12 de fábrica e suporte às redes 5G.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é um ponto muito importante para boa parte dos consumidores e a linha de avançados da Motorola tem especificações para agradar a diferentes públicos. 

Edge 30 Ultra

Começando pelo conjunto mais potente, o Edge 30 Ultra possui a maior resolução do mercado no sensor principal com 200 MP e tecnologia Ultra Pixel, para fotos nítidas até mesmo em condições de baixa luminosidade. Completando o conjunto, tem uma lente teleobjetiva de 12MP com zoom óptico de 2x sem perder qualidade e zoom digital de 8x. Ainda há uma câmera híbrida de 50 MP que funciona como ultrawide e macro. Para as selfies, o usuário conta com 60 MP na câmera frontal.

Esse é um dos conjunto de câmeras mais avançados do mercado, por isso o usuário não terá problemas para fazer fotos em ambientes bem iluminados e também no escuro deve ficar satisfeito. A lente principal possui capacidade de gravação de vídeos em 8K.

Edge 30 Pro

O Edge 30 Pro vem com o sensor principal e uma lente híbrida ultrawide/macro, ambas com 50 MP, e o sensor de profundidade com apenas 2MP completa o conjunto. Essa terceira lente possui uma resolução muito baixa, então não vai fazer grande diferença no seu uso. Já as outras garantem boa qualidade nos registros. Os 50 MP podem parecer pouco, mas lembrando que o processamento das fotos também ajuda no resultado final e o 30 Pro possui um processador muito potente para entregar fotos com boa nitidez e riqueza de detalhes. A câmera frontal também tem  60 MP.

Edge 30 Fusion

O Edge 30 Fusion já traz lentes um pouco menos poderosas, mas não se preocupe, pois também deve agradar grande parte do público com fotos com qualidade. A lente principal possui 50 MP, a lente híbrida ultrawide/macro tem 13 MP e o sensor de profundidade tem 2 MP. Em resumo, a câmera cumpre o seu papel e faz boas fotos em boas condições de luz. No escuro pode ser que o usuário tenha um pouco mais de trabalho para chegar a uma foto boa. A frontal tem 32 MP, mas conta com a tecnologia QuadPixel, que une 4 pixels em 1, resultando em selfies com maior qualidade na luminosidade e riqueza de detalhes.

Edge 30 Neo

Como já é de se esperar, o Neo tem o conjunto mais básico. A lente principal tem 64 MP e o outro sensor é híbrido com 13 MP funcionando para a ultrawide/macro/profundidade. Mesmo mais simples, ainda consegue fazer um bom trabalho nos registros, tanto com boa luz quanto no escuro e é capaz de entregar o que se propõe na categoria de smartphone intermediário.

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui temos mais uma diferença entre os smartphones. O Fusion e o Neo vêm com carregador ultra rápido de 68W e o Edge 30 Pro vem com carregador de 50W. O Ultra vem com carregador de 125w e a fabricante garante que a carga é feita em apenas 7 minutos. O Ultra possui 4.610mAh, o Pro 4.800 mAh, o Fusion 4.400 mAh e o Neo 4.020 mAh. Portanto, todos eles vão aguentar um dia inteiro sem que haja a necessidade de uma nova carga, dependendo da intensidade de uso.

Lembra quando falamos sobre a taxa de atualização da tela? Quanto maior essa taxa, mais bateria será utilizada. Mas a autonomia de bateria também depende do processador. Por ter configurações mais avançadas, o Ultra e o Pro possuem um gerenciamento energético maior. Isso significa que eles conseguem segurar a bateria por mais tempo. Caso esteja curioso para saber qual a melhor bateria, os modelos mais caros conseguem uma pequena vantagem neste quesito. Mas novamente, a autonomia da bateria vai depender das configurações utilizadas e da intensidade de uso de cada usuário. 

Preço 

O preço é uma das características mais importantes na escolha do smartphone novo, afinal, ele é o principal critério para muitos consumidores. Começando pelo modelo mais caro, é possível encontrar o Edge 30 Ultra por R$5.699 e aqui no Promobit já apareceu disponível por R$4.674. O Edge 30 Pro custa em média R$3.999 e já apareceu no Promobit por R$3.077. É possível encontrar o Edge 30 Fusion por R$3.399 e o modelo já figurou entre as promoções do Promobit por R$3.149. Já o Edge 30 Neo custa em torno de R$2.899 e já apareceu no Promobit custando R$1.715.

Afinal, qual modelo Motorola Edge 30 escolher?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O nosso intuito aqui não é cravar qual o melhor celular da linha Edge 30, afinal, eles possuem diferenças significantes na hora de decidir seu novo smartphone. Portanto, a escolha deve ser baseada na experiência que cada consumidor procura. Por exemplo, quem procura as melhores câmeras e o melhor desempenho, deve apostar no Edge 30 Ultra, porém seu preço é bastante elevado. O Edge 30 Pro é a melhor escolha para quem quer muita performance, mas não liga tanto para o melhor conjunto para fazer fotos. 

O Edge 30 Fusion é aquele smartphone que fica ali no meio do caminho entre as especificações intermediárias e top de linha. Com um design muito bonito, é uma boa opção para quem não necessita das configurações mais avançadas no celular mas quer um bom custo-benefício. Já o Edge 30 Neo pode ser o melhor investimento para quem não quer gastar muito e valoriza cores diferentes.


Aproveite para conferir as melhores promoções de smartphones aqui no Promobit. Com o cupom Amazon e cupom Submarino suas compras podem sair ainda mais baratas