topbar_amazon_bookfriday
Comparativos

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: vale a pena mudar para o Moto G da nova geração?

Comparamos os dois últimos aparelhos da família Moto G Plus para saber se vale a pena mudar para o smarthpone mais atual.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A nova geração da linha Moto G acaba de chegar ao Brasil com os aparelhos Moto G9 Play e Moto G9 Plus. Os aparelhos Plus da linha Moto G costumam apresentar uma melhor relação custo-benefício, então colocamos lado a lado os dois últimos aparelhos Plus na linha para verificar o que mudou entre as gerações. Confira nosso comparativo entre Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus.

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G9 Plus está maior que a geração anterior.

O novo Moto G9 Plus manteve a construção do corpo do aparelho em plástico, assim como já acontecia com o Moto G8 Plus, porém o aparelho mais recente é maior e mais largo que o modelo anterior da mesma linha. O leitor de digitais que fica na traseira no Moto G8 Plus muda de lugar no Moto G9 Plus, mas não vai para a tela, e, sim, para um botão lateral que também acumula a função de botão Power. 

Ainda na traseira, o conjunto de câmeras também está de cara nova no Moto G9 Plus e ao invés do formato de pílula alongada com a câmera principal separada do restante do conjunto como ocorria no Moto G8 Plus, o novo aparelho apresenta uma peça única e retangular de pontas arredondadas e na mesma cor do aparelho. Já a câmera frontal resume-se a um único furo na parte superior esquerda da tela, enquanto no Moto G8 Plus a câmera frontal fica localizada em um notch em forma de gota na parte central.

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além das dimensões do aparelho, a tela também está maior no Moto G9 Plus em relação ao Moto G8 Plus, saíndo de 6,3 polegadas no modelo anterior para 6,8 polegadas no modelo atual, mantendo a resolução de imagem Full HD. Não foi só o tamanho que mudou, mas também o tipo de tecnologia do display que agora é LTPS que exige menos demanda energética que as telas IPS LCD. 

Uma evolução no Display do Moto G9 Plus está na compatibilidade com HDR10 que aperfeiçoa os níveis de contraste e brilho em vídeos com a tecnologia em plataformas de streaming. 

Hardware e memória

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento presente no Moto G8 Plus pode ser considerado atualmente o mínimo para que o usuário possa ter uma utilização convencional do aparelho sem ter dores de cabeça com travamentos, embora alguns engasgos possam acontecer, afinal os aplicativos e o Android ficam maiores e mais exigentes a cada nova atualização. 

Mesmo sendo um aparelho mais recente, o Moto G9 Plus manteve os 4GB de RAM, mas evoluir em espaço interno com 128GB e na capacidade do processador. O novo aparelho Plus na linha Moto G saltou da geração 600 de processadores Snapdragon para a geração 700 com o Moto G9 Plus. O novo aparelho é equipado com o chip 730G que apresenta boa otimização para desempenho em games. Já o Moto G8 Plus conta com o Snapdragon 665.

Câmeras 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Conjunto óptico do Moto G9 Plus

O Moto G9 Plus ganhou uma câmera principal superior a geração anterior e uma lente macro de 2 mp que não está presente no Moto G8 Plus, em compensação as câmeras ultrawide ea câmera frontal apresentam menos megapixels que as equivalentes do G8 Plus. Mas é sempre bom lembrar que quantidade de megapixels possui mais relação como tamanho da foto do que com a qualidade da imagem. 

O conjunto óptico do Moto G9 Plus é formado por uma câmera principal de 64 mp, uma ultrawide de 8 mp, uma lente macro de 2 mp e um sensor de profundidade também de 2 mp. A câmera frontal do novo aparelho da Motorola é de 16 mp. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G8 Plus possui a câmera principal separada das demais.

Já o Moto G8 Plus possui uma câmera principal de 48 mp, seguida por uma câmera ultra wide de 16 mp e um sensor de profundidade de 5 mp. Os dois aparelhos possuem a capacidade de gravação de vídeos em 4K com a câmera principal a 60 fps e Full HD a 30 FPS com a câmera frontal.  

Bateria

No embate entre Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus, a nova geração apresenta evolução também em relação a capacidade de bateria e carregamento rápido. O Moto G9 Plus conta agora com bateria de 5000 mAh enquanto o G8 Plus possui bateria de 4.000 mAh. Há o carregador incluso na caixa que no modelo de 2019 é de 15w, dobrou a potência no aparelho atual e possui 30w. O novo Moto G9 Plus deve carregar totalmente em pouco mais de uma hora.

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: qual vale mais a pena? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O novo Moto G9 Plus evoluiu em relação ao G8 Plus, principalmente em termos de processador, bateria e espaço para armazenamento interno, fazendo com que a compra seja recomendada para quem procura um bom celular intermediário. Caso você já possua um Moto G8 Plus, a troca pelo novo Moto G de nova geração ainda não vale a pena devido ao preço atual do Moto G9 Plus, em média R$1.900.  Já o Moto G8 Plus atualmente pode ser encontrado por menos de R$ 1.500.

É bastante provável que o Moto G9 Plus apresente um preço mais acessível nos próximos meses, principalmente na Black Friday que acontece em novembro, tornando-se uma opção mais indicada pelas melhorias já citadas, além de uma tela maior e câmeras mais versáteis.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone. O que já é barato pode ficar ainda melhor aproveitando o cupom Americanas ou o cupom Submarino.