Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Monitor curvo para games: vale a pena?

Já se perguntou se um monitor curvo é ideal para suas partidas no computador? Nós tiramos sua dúvida.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Está pensando em investir naquele monitor dos sonhos para o seu computador e não tem certeza de qual vale mais: o monitor curvo para games ou o monitor tradicional? Existem vantagens e desvantagens para os dois modelos e neste artigo vamos focar no que o monitor com tela curva pode ou não oferecer para os seus jogos.

Aproveite as melhores promoções de games da internet!

O que você precisa saber sobre o monitor curvo

Como o nome do produto sugere, o monitor curvo é aquele cuja tela possui uma ligeira inclinação nas bordas, o que faz com que sua tela não seja uma superfície reta, como nos monitores mais tradicionais, mas curva.

Esse tipo de monitor está disponível no mercado já faz alguns anos, com seus primeiros modelos começando a fazer sucesso nos Estados Unidos em 2014.

O grau da curvatura dos monitores costuma ser medido em radius, medidos em milímetros e que são sinalizados com a letra “R”, variando entre 1800R e 4000R. E, ao contrário do que possa parecer, quanto menor o número, maior a curvatura da tela.

Sobre seus preços, os monitores curvos podem ser bem salgados, apesar de existirem alguns modelos mais acessíveis e sempre aparecer aquela promoção de monitor em conta aqui no Promobit. Em geral, os preços começam em torno de R$ 500,00 para modelos a partir de 24 polegadas e qualidade de imagem Full HD e ultrapassar os R$ 6.000,00 para modelos ultrawide curvos.

Vantagens do monitor curvo

Um dos principais atrativos do monitor curvo para os gamers é a imersão que ele pode proporcionar para os jogos e até mesmo na hora de assistir filmes e seriados. Isso porque a curva na visão periférica dá uma sensação de 3D para a imagem, fazendo com que ela pareça mais real.

Outro ponto positivo é o conforto para os olhos, já que a curvatura das telas se alinha melhor com a curvatura natural dos olhos. Com o seu ângulo de tela, a luz se espalha de uma forma que nossos olhos consigam acompanhar tudo sem precisar forçar a vista, o que não ocorre com as telas planas, que causam maior fadiga aos jogadores.

Se o monitor, além de curvo, for ultrawide, essas características podem melhorar consideravelmente.

E as desvantagens?

Como todo bom produto, a maior desvantagem do monitor curvo é o preço, comparado com monitores tradicionais. Então, se você quer as vantagens de um aparelho do tipo, esteja preparado para investir.

Esses monitores também não são indicados caso você precise, por qualquer motivo, dividir a tela com outra pessoa. Sua curvatura faz com que a visão não seja boa para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Vantagens do monitor reto

Os monitores tradicionais com tela reta já são bem mais conhecidos e ainda oferecem suas próprias vantagens para os jogadores. Por serem geralmente menores que os de tela curva, esses monitores costumam ser mais fáceis de serem ajeitados em altura e ângulo para uso. Por serem menores, também costumam se encaixar melhor em espaços menores, caso sua mesa ou escrivaninha não seja tão grande a ponto de acomodar um aparelho de tela curva.

São modelos indicados também para quem gosta de dividir tela, seja para jogar jogos cooperativos, ou para aproveitar o monitor como uma televisão. Isso sem falar dos preços mais acessíveis.

Vale a pena investir em um monitor curvo?

Sim, vale a pena. Desconsiderando seu preço mais alto, o monitor curvo é uma ótima opção se você costuma jogar sozinho e se tem condições de investir em um aparelho do tipo. A diferença na imersão, assim como mais conforto geral para evitar fadiga nos olhos, fazem com que, para os gamers mais ativos, o monitor curvo seja um preço que vale a pena pagar.


Aproveite as melhores ofertas de games para fazer uso do seu monitor, seja ele qual for. Com o Promobit, você também pode aproveitar cupons de desconto Kabum e Pichau para melhorar o seu computador.