Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Monitor Ultrawide: vale a pena ou não?

Se você está na dúvida sobre comprar um monitor Ultrawide ou um monitor normal, hoje trazemos as situações onde esse tipo de equipamento vale a pena ser investido

Avatar do membro ericarrache

ericarrache

19 de set de 2017

0 comentários

Compartilhe:

O mundo dos monitores avança numa velocidade bem diferente dos outros periféricos de computador. Desde o lançamento dos monitores widescreen de LCD, pouca evolução foi notada para o usuário comum, pelo menos até os últimos 2 ou 3 anos, quando uma série de novos tipos de monitores foi lançada. Um desses novos modelos é o monitor Ultrawide, mas será que vale a pena investir num?

Os monitores Ultrawide funcionam com uma proporção bem diferente da qual estamos acostumados em nossos monitores normais e nos smartphones, ou seja, a proporção 16:9 ou 16:10 em alguns casos, que acaba resultando em resoluções como 1920×1080 ou 1376×768.

No caso do monitor Ultrawide, a proporção usada é a de 21:9, e a resolução mais tradicional empregada nele é a de 2560×1080, ou seja, uma resolução bem mais larga do que a que estamos acostumados, como o próprio nome desse formato sugere.

Como ele usa esse formato não ortodoxo, é importante notar que esse tipo de monitor não beneficia a maioria dos usuários, e ele acaba sendo útil mesmo apenas em certos tipos de jogos e em certos tipos de aplicações.

Para você que trabalha no PC, o monitor Ultrawide pode acabar servindo para você não precisar de um segundo monitor, já que ele comporta mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo no modo de tela divida onde esses dois aplicativos abertos acabam ficando com um bom espaço para si na tela, como é possível ver na imagem abaixo:

monitor ultrawide lg

Além dessa aplicação, monitores Ultrawide também são úteis em alguns tipos de jogos, mas não em todos. Aqui, os jogos que realmente se valem do monitor são jogos de computador dos gêneros Moba, Estratégia e FPS em alguns casos.

Jogos como League of Legends, Dota 2, StarCraft 2 são perfeitos para um monitor Ultrawide, tanto que os profissionais de equipes do Brasil e do exterior usam monitores doo tipo para poderem jogar, já que você conta com 30% a mais de área visível na tela e esses jogos são otimizados para esses monitores.

Nesse site, você pode conferir uma lista bastante útil de jogos que são compatíveis nativamente com monitores Ultrawide.

Já nos caso dos consoles, o investimento não vale a pena. Se você liga o seu console em um monitor do tipo, ele fica com barras pretas nos dois lados da tela, para compensar o espaço a mais e exibir as imagens sem distorções, no modo 16:9 que ele trabalha em televisores normais. No vídeo abaixo, você pode conferir como fica um PS4 Pro num monitor Ultrawide:

Em suma, monitores Ultrawide só valem a pena no PC, e apenas para um certo tipo específico de aplicações. Talvez valha mais a pena você gastar o dinheiro a mais que gastaria num monitor desse tipo numa placa de vídeo melhor, ou em um monitor com uma taxa de atualização melhor.


Aproveite as melhores promoções de monitor da internet utilizando os cupons de desconto do Promobit. Crie sua lista de desejos, tire dúvidas com os membros da comunidade e prepare-se para a Black Friday, maior temporada de promoções do ano!