Promobit
Guias de Compra

Melhores sagas de livros para começar a ler durante o isolamento social

Para aproveitar o seu tempo dentro de casa, separamos 14 sagas incríveis de livros para você fugir para a literatura.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

4 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A leitura é um dos grandes prazeres de muitas pessoas e pode ajudar você a se distrair, se entreter e até mesmo estimular sua imaginação de inúmeras formas! Mas, nem sempre temos tempo para ler tudo o que queremos. Por isso, para você não ficar sem boas indicações e aproveitar seu tempo livre, separamos 14 das melhores sagas para começar a ler este ano.

The Witcher

livro the witcher ultimo desejo

O famoso jogo The Witcher (agora também série pela Netflix) foi baseado em uma série de livros escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski. Com o título original de Wiedźmin, que foi trazido para o Brasil como “A Saga do Bruxo Geralt de Rívia”, a obra é composta por dois livros de coletânea de contos e cinco romances. A história contada nos livros se passa antes dos acontecimentos do primeiro jogo, então se você quer mais informações sobre o passado de Geralt, sobre outros personagens ou sobre o mundo, os textos são uma ótima fonte de dados do tipo. E não se preocupe: caso você não tenha jogado nenhum dos games, não há risco de spoilers, já que as histórias são independentes.

Crônicas de Gelo e Fogo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A série de livros é a origem do sucesso mundial da HBO, Game of Thrones, e pode ser muito parecida ou muito diferente da obra audiovisual, dependendo de qual livro você usar para comparar. 

A saga conta a história das diversas casas e clãs de Westeros em suas intrigas, politicagem e guerras pela conquista do Trono de Ferro. Um dos grandes feitos da obra é apresentar um ambiente medieval extremamente rico, com personagens diversificados e plot twists para dar e vender. E não se preocupe se você assistiu a série da HBO, pois a partir do terceiro livro, as duas obras seguem caminhos bem diferentes com seus personagens.

A Roda do Tempo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A série Wheel of Time (em inglês) é uma das mais lembradas quando se trata de livros de fantasia e também em séries que duram para sempre: são nada mais, nada menos, do que 14 livros, escritos em um período de 22 anos.

Os livros seguem a história de três personagens principais, forçados a deixar sua vila natal e explorar o mundo, com a narrativa sendo contada tanto em momentos passados quanto em momentos futuros. É claro, como em todo clássico livro de fantasia, é necessário enfrentar the Dark One, que escapou de sua prisão eterna.

Diskworld

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dizem que Diskworld é “Senhor dos Anéis com drogas” e essa é a definição perfeita. O mundo criado por Terry Pratchet é uma paródia das grandes sagas mágicas e medievais, com uma pitada de mitologia Hindu e muito humor inglês. A série é composta por mais de 40 livros, mas apenas cerca de 15 foram traduzidos para o português. Apesar de se passarem no mesmo universo e alguns personagens se repetirem ao longo das obras, as histórias são independentes e não é necessário lê-los na ordem em que foram lançados. Se você não se leva muito a sério e curte dar gostosas risadas enquanto lê aventuras de magos, elfos e anões, essa saga é para você.

Mistborn

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mistborn é uma saga com duas trilogias, mais ou menos independentes entre elas. O autor, Brandon Sanderson, é um dos grandes nomes da fantasia atualmente e não espere um simples livro com temática medieval fantástica. Sanderson faz um trabalho excepcional ao criar um mundo completamente novo, com mecânicas e regras próprias. E se você gosta de livros com finais surpreendentes e reviravoltas impressionantes, você terá um prato cheio com esta série.

Trilogia O Século

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Saindo um pouco das sagas de fantasia, vamos falar agora de história. Ken Follet é um autor mundialmente famoso que usa fatos históricos para criar ficção. Nesta trilogia, ele acompanha diversos personagens de nacionalidades diferentes e suas famílias durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial e depois pela Guerra Fria. Se você é um amante de história, vai adorar essas leituras.

Duna

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Política, guerra e ficção científica formam uma ótima combinação em Duna, que conta a história de uma família enviada pelo Imperador para ocupar um planeta distante, chamado Duna, que precisa de organização devido ao seu “povo bárbaro” nativo. Por ser um deserto, com poucos recursos e água, essa é uma tarefa nada fácil e a Casa Atreides precisará de muita sagacidade para dar conta dos desafios que virão pela frente.

Fundação

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esta série foi escrita por um dos nomes mais famosos de toda a ficção científica, Isaac Asimov, responsável também por obrar como Eu, Robô. Nesta obra, o autor explora uma relação entre o avanço das ciências humanas e exatas enquanto um Império surge e, eventualmente, é destruído ao longo dos anos. 

Terra Partida

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esta trilogia escrita pela autora negra norte-americana N. K. Jemisin ganhou o Prêmio Hugo por 3 anos seguidos (um para cada livro da série) e também o Prêmio Nebula em 2018, os maiores prêmios de literatura de gênero de fantasia e ficção científica do mundo. Ela também foi a primeira autora a ganhar 3 Hugos seguidos em uma mesma série.

Nessa série de livros, o mundo periodicamente sofre grandes abalos sísmicos de proporções gigantescas, época que é chamada de Quinta Estação. É um livro que discute preconceito, comunidade e identidade em um mundo que sofre catástrofes enormes de tempos em tempos e que fez com que sua população precisasse se adaptar a isso.

O Tempo e o Vento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Saindo novamente da fantasia e ficção científica, esta saga brasileira é nossa indicação de ficção histórica, escrita por Érico Veríssimo. O livro conta a história da formação do Rio Grande do Sul, passando pela Guerra do Paraguai e a Revolução Farroupilha e outros momentos marcantes da história do Brasil.

Guia dos Mochileiros das Galáxias

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Guia é um dos mais famosos livros de ficção científica atualmente, tendo inclusive originado a data o Dia Mundial do Orgulho Nerd. No livro, Arthur é um ser humano normal e sem graça que vê sua casa ser destruída por causa da construção de uma avenida. E depois vê seu planeta ser destruído por causa da construção de uma via intergaláctica. Toda a série é recheada de ótimo humor inglês, sarcasmos para não faltar para ninguém e muitas respostas sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

As Brumas de Avalon

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A saga de quatro livros conta a história das lendas do Rei Arthur, mas de uma perspectiva diferente: acompanhando a vida de Morgana, meia-irmã do rei e bruxa de uma ordem pagã. O livro resgata as mitologias pagãs de antes da cristianização do Reino Unido e é uma visão muito refrescante da clássica lenda.

Crônicas de Artur

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Escrito por Bernard Cornwell, os livros da série também tentam trazer uma visão diferente para a lenda de Artur, dessa vez se baseando mais em uma pegada história e contando até mesmo com estudos sobre a região na época em que a lenda teria se passado. Seu estilo de escrita é muito fácil de acompanhar e a história é muito envolvente e original.

Bônus: O Senhor dos Anéis

Kit Coleção Game Of Thrones + Senhor Dos Anéis (6 Livros) - R$ 299 ...

O clássico dos clássicos de fantasia medieval. Tolkien conseguiu criar um mundo rico de personagens, raças, história e, claro, magia, que inspira até hoje diversos autores do gênero e, inclusive, o RPGs como Dungeons & Dragons. Este é com certeza um livro que nunca sairá de moda.


Aqui no Promobit você aproveita as melhores promoções de livros físicos ou digitais. Confira também ofertas Amazon especiais para você.