Promobit
Melhores

Melhores livros de fantasia: indicações para ler em 2023

Obras com magia, animais falantes, mundos totalmente diferentes do nosso. Elementos presentes em obras de fantasia, confere estas indicações.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

11 de mai de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Quem aqui já fez uma listinha de futuras leituras para o ano? Às vezes nós podemos ficar restritos a consumir os mesmos gêneros literários e explorar pouco o desconhecido. Talvez você leia muitos romances românticos e se aventure em outros gêneros ao assistir filmes, por exemplo, mas se deseja conhecer algo novo pode se interessar por esta indicação dos melhores livros de fantasia.

Nós não temos a pretensão de dizer que as obras que não estejam presentes neste texto de melhores livros de fantasia sejam ruins, pelo contrário, apenas reunimos alguns títulos que chamaram nossa atenção e também alguns clássicos. Se tiver alguma indicação ou quiser criar a própria lista, pode deixar nos comentários.

Atualizado em Maio de 2023

Melhores livros de fantasia

Histórias com séries televisivas:

Game of Thrones
O Senhor Dos Anéis, de J. R. R. Tolkien
O Livro das Sombras: La Belle Sauvage
Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo

Novas obras para quem busca os melhores livros de fantasia:

O Caminho dos Reis, de Brandon Sanderson
O Priorado da Laranjeira: A Maga, de Samantha Shannon
A Guerra da Papoula, de R. F. Kuang
Lendários, de Tracy Deonn

Histórias com séries televisivas

Game of Thrones

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira obra desta lista de melhores livros de fantasia e queprendeu as pessoas é GOT, sigla para Game of Thrones. Esta criação de George R. R. Martin, tem vários elementos de histórias de fantasia, um mundo totalmente novo com dragões e outras criaturas, além de confusões políticas, famílias complicadas e guerras por interesses.

Lançado em 1996, a história de Game Of Thrones ainda está em andamento, mesmo que a série tenha acabado, esta criada em 2013. Então se você não gostou do final ou sente saudades, pode aproveitar ainda bastante do universo da saga.

Compre agora: Game of Thrones

O Senhor Dos Anéis, de J. R. R. Tolkien

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Inspiração para tantos autores após a sua publicação, J. R. R. Tolkien criou uma obra prima, O Senhor Dos Anéis, que possui a Terra Média, com povos com linguagens próprias e culturas diferentes, como orcs, elfos, anões, humanos, além de outras criaturas.

Em Senhor dos Anéis, você acompanha a história do hobbit Frodo Baggins, que acaba sendo responsável pela missão de destruir O Anel, um objeto de alto valor e poder. Frodo integra a sociedade do anel, um grupo de seres de todas as raças que precisa enfrentar os desafios para destruir o objeto e impedir o retorno de Sauron.

Vale a pena consumir os livros, além de ver os filmes e a série da Amazon Prime que é relacionada ao Senhor Dos Anéis, mas que não se passa diretamente no período do enredo de Frodo e sim na Segunda Era.

O Livro das Sombras: La Belle Sauvage

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dez anos antes da história de Lyra e Pantalaimon, retratada em A Bússola de Ouro e na série His Darks Materials, existia o jovem Malcolm, na época com onze anos, que vivia na estalagem A Truta, perto de Oxford com seu daemon Asta.

Ao atravessar o rio, do outro lado de sua casa, em Godstow, entreouve a conversa das freiras sobre a nova hóspede, Lyra. Malcolm encanta-se com a bebê logo que a conhece e percebe que mais pessoas, importantes e perigosas, parecem interessadas na criança também.

Enquanto a cidade é inundada por uma tempestade, Malcolm conduz uma canoa tentando levar Lyra para um local seguro. Mas, no caminho, terá de enfrentar fadas, feiticeiras e deuses se quiser protegê-la.

A Duologia, O Livro das Sombras, aborda tanto a história antes de A Bússola de Ouro, como posteriormente, com o segundo volume trazendo a história de Lyra com 20 anos e Malcolm também mais velho. Philip Pullman é o criado do universo da Bússola de Ouro e O Livro das Sombras.

Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Leigh Bardugo lançou, em 2012, Sombra e Ossos obra que aborda a vida de Alina, uma cartógrafa que trabalha junto ao regime militar do Rei.

Ao participar de uma expedição à Dobra das Sombras, uma área devastada pelo mau uso de magia e habitada por criaturas cruéis e impiedosas, os Volcras; um acontecimento muda a sua vida e ela passa a ser treinada como um dos Grishas, elite mágica liderada por Darkling. Porém, nada nesse ambiente é o que parece e algumas ameaças começam a surgir.

Este é um resumo da sinopse, mas além de um enredo que promete cativar sua atenção e a mistura de mistério, magia e romance, a obra está disponível tanto no mundo literário como no audiovisual, pois foi transformada em série pela Netflix.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Novas obras para quem busca os melhores livros de fantasia:

O Caminho dos Reis, de Brandon Sanderson

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Roshar tem um ecossistema com muita pedra, tempestades, animais que se escondem em conchas e a vegetação que se retrai e se revela. Nesse ambiente muito “amigável”, séculos atrás, houve a queda das dez ordens conhecidas como Os Cavaleiros Radiantes, mas suas armaduras e Espadas Fractais não só permanecem como transformam seres humanos em guerreiros praticamente invencíveis.

Para conseguir um desses itens, homens dão reinos em troca e guerras são travadas. Uma delas envolve um escravo que trocou medicina por uma lança para proteger o irmão mais novo, um Luminobre que é fascinado por um texto antigo e que duvida da própria sanidade e, além deles, uma jovem que planeja um roubo, mas acaba descobrindo segredos dos Cavaleiros Radiantes.

Brandon Sanderson passou mais de dez anos criando a história de O Caminho dos Reis e este trabalho marca o início de Os Relatos Da Guerra das Tempestades, sua nova série de fantasia. Trouxemos esta história para a lista dos melhores livros de fantasia, pois não poderiamos deixar de apresentar uma das obras mais recente de Brandon Sanderson, um conhecido autor do gênero.

O Priorado da Laranjeira: A Maga, de Samantha Shannon

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As terras de Seiiki ficam a Leste, onde a jovem Tané treina para montar em dragões, seres adorados como divindades em sua terra, e sonha com a vida de conforto que terá ao realizar esse sonho. Todavia seus planos mudam um pouco, quando encontra um náufrago vindo do Oeste e não o entrega às autoridades, o que pode trazer duras consequências, tendo em vista que ela quebrou uma lei ao não entregá-lo.

Enquanto isso, no Oeste, há o reinado de Inys, onde Sabran Berethnet é soberana e sua linhagem governa há mil anos. Contudo, nesse teritório, existe a crença de que dragões são feras perigosas e que se os Berethnet forem dizimados, os dragões ressurgirão. Ainda assim, Sabran vive sob uma ameaça e conspiração para assassiná-la, porém conta com uma maga poderosa como aliada, a Ead.

Uma aliança entre esses povos tão diferentes deverá ser formada, quando um dragão ancestral gigante desperta.

Similar a obra anterior, O Priorado da Laranjeira é uma duologia, uma obra de fantasia épica finalista do Lambda Literary, prêmio anual dos Estados Unidos para obras literárias com temática LGBTQIA+, em 2020.

A Guerra da Papoula, de R. F. Kuang

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Rin é uma jovem órfã de guerra que estudou com afinco para conseguir entrar na academia militar mais prestigiada do Império Nikara e fugir de um casamento não desejado. 

Embora sejam tempos de paz, a academia militar se torna um ambiente hostil para ela, devido a sua origem pobre e a cor de sua pele. No meio de seus estudos, conhece uma pessoa que se torna seu mestre, passa a usar substâncias psicoativas, desenvolve poderes xamânicos e acessa a força de uma deusa vingativa, a Fênix.

Quando um conflito com o país vizinho eclode, Rin compreende que para ganhar a guerra, ela talvez tenha de perder sua humanidade.

A Guerra da Papoula é uma obra de ficção, dividida em uma trilogia, criada por R. F. Kuang que desenvolveu um universo de deuses e monstros inspirado na Segunda Guerra Sino Japonesa, conflito que levou a ascensão de Mao Tsé-Tung ao poder. Além disso, esta obra possui uma história que tem cativado fãs pelo mundo, devido ao seu universo e a escrita da autora. 

Lendários, de Tracy Deonn

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bree Matthews perdeu a mãe, deseja esquecer seu passado e está em busca de um novo começo, por isso entra em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica.

No seu primeiro dia na casa nova, acaba vendo um demônio e essa descoberta termina por levá-la até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do Rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas.

Após isso, ela não só conhece os Lendários, como percebe que existem mais pessoas com magia que não participam da ordem e que escondido dentro de si há uma força ancestral, força esta que pode ser decisiva quando começar Camlann, a guerra entre magos e demônios.

Lendários, criada por Tracy Deonn, é uma duologia e está nesta lista de melhores livros de fantasia por sua história e ser indicada a um dos prêmios mais importantes da literatura, o Hugo Awards e vencedora de outras premiações relevantes.

Leia Mais:

Aproveita que já conferiu os melhores livros de fantasia dá uma olhada nas ofertas de livros. Compre seu eBook, eReader ou livro com desconto, utilizando um cupom da Amazon ou o cupom do Submarino.