Take a fresh look at your lifestyle.

Bom e barato? Analisamos se vale a pena comprar um Xiaomi

A fabricante chinesa de celulares retornou ao Brasil de forma oficial em maio de 2019 e oferece uma série de aparelhos de diferentes categorias.

Após encerrar as atividades no Brasil em 2011 a empresa chinesa de tecnologia Xiaomi retornou às terras brasileiras em maio de 2019 com vendas por meio de seu site oficial, loja física localizada no Shopping Ibirapuera em São Paulo e parceria com alguns varejistas brasileiros como Ricardo Eletro e Magazine Luiza. Passado um tempo desse retorno surge a pergunta, Xiaomi é bom mesmo? 

Leia mais:

Vantagens e desvantagens dos celulares Xiaomi

A Xiaomi é uma fabricante chinesa de celulares e aparelhos eletrônicos que possui uma série de consumidores e admiradores da marca no país e essa admiração deve-se a qualidades que seus produtos proporcionam aos seus consumidores, mas como nenhuma marca é perfeita existem algumas características nos smartphones ou no suporte da fabricante que podem desagradar alguns usuários. Confira as vantagens e desvantagens ao adquirir um celular Xiaomi

Custo-benefício: vantagem

smartphones para comprar na Black Friday - Xiaomi Pocophone F1

Durante o período em que só era possível comprar um celular Xiaomi por transação internacional, o valor dos aparelhos eram realmente muito baixos em relação aos benefícios que ofereciam. O retorno oficial da empresa ao país e a venda dos seus produtos em território nacional fez com que os preços ficassem mais próximos do real (moeda) e da realidade do mercado brasileiro, porém ainda em alguns casos mais baixos que smartphones da mesma categoria de empresas concorrentes. A Xiaomi não é mais a principal opção no quesito custo-benefício em todos os comparativos, mas ainda ocupa o posto em muitas situações. Claro, ainda é possível importar os aparelhos da marca.

Leia também: Como funciona a taxação de produtos importados

Tecnologia de ponta: vantagem

Um dos fatores que fez com que os modelos da Xiaomi caíssem no gosto de muitos consumidores é a qualidade de seus produtos. A empresa produz deste smartphones de entrada até modelos premium, sendo os aparelhos condizentes com suas categorias, mas sempre com tecnologias atuais. Um exemplo é o modelo de entrada da empresa, Redmi Go que apesar das configurações de hardware simples possui uma versão mais leve do Android para não comprometer o desempenho. Já o intermediário Pocophone é um aparelho que possui construção simples e tela apenas boa, porém desempenho digno de um topo de linha. 

Confira as melhores promoções de smartphone

Design e materiais de qualidade: vantagem 

A Xiaomi possui uma grande variedade de aparelhos com diferentes propostas e estilos, e claro, nem todos são bonitos. Mas é bastante provável que algum modelo possua design que combine com o seu gosto para smartphones. Em um mercado com celulares que costumam seguir alguns padrões, a empresa chinesa costuma surpreender. Um bom exemplo é o aparelho Mi Mix 9 lançado no mercado internacional a pouco tempo e ainda sem previsão de chegar ao Brasil. 

xiaomi mi mix 2

Outro item de grande importância em aparelhos tão caros como smartphones é a qualidade dos materiais usados para a construção do produto. Houve um tempo que em eletrônicos chineses não eram vistos com bons olhos por muitos consumidores devido a sua fama de frágeis ou de qualidade inferior, mas quando falamos de smartphones os fabricantes do país há muito tempo já são considerados uma das referência mundiais, como no caso da Xiaomi, atualmente uma das maiores vendedoras de celular do mundo. Um dos ícones de resistência e durabilidade da marca é mais uma vez o Pocophone, como você pode conferir no vídeo abaixo

Quer receber avisos sempre que aparecer Pocophone F1 em promoção?

MIUI: vantagem e desvantagem

O MIUI é a interface projetada pela Xiaomi para melhorar aproveitamento do Android nos aparelhos da marca. Este ponto pode ser vantajoso ou não a depender do gosto do usuário. Muitos afirmam que o MIUI é inclusive mais agradável visualmente que o Android original, mas também existem os que queixam-se do excesso de anúncios nos aplicativos da plataforma da Xiaomi, que apesar de ser possível retirá-los nas configurações retornam com alguma frequência. 

Garantia e assistência técnica: desvantagem 

Um problema enfrentado por muitas marcas que não possuem ampla presença no Brasil é a rede restrita de assistência técnica, na maior parte dos casos resumida a poucos locais. No caso da Xiaomi não é diferente. os produtos da empresa são importados oficialmente pela DL Eletrônicos e os produtos que apresentarem defeitos ou que necessitem de suporte possuem 12 meses assegurados pela marca, mas o aparelho precisa ser enviado para umas das centrais de garantia da Xiaomi, localizadas na cidade de São Paulo e na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, fator que pode dificultar a logística para consumidores de outros locais do país. 

Leia também: Tirando dúvidas sobre a assistência técnica de smartphones

Afinal, Xiaomi é bom? Vale a pena? 

xiaomi mi 6

Após listarmos alguns prós e contras dos aparelhos da Xiaomi, podemos considerar o saldo final positivo, pois tratam-se de aparelhos com qualidade condizentes as categorias as quais se encontram, sendo que alguns modelos possuem fatores a mais, comuns em modelos de categorias superiores. Tudo isso com boa relação custo-benefício. Podemos citar como exemplo de aquisição vantajosa o caso do intermediário Mi A3 com Android puro e câmera traseira tripla que possui preço médio atual de R$1.100,00 ou o Mi9, topo de linha da marca no Brasil que já foi encontrado no aqui no Promobit por R$1999,00 e possui configurações para bater de frente com os melhores celulares de marcas como Samsung e Apple, por exemplo. E você, considera vantajoso comprar um Xiaomi?

Quer receber avisos sempre que aparecer Mi9 em promoção?

 Concorda, discorda? Deixe sua opinião nos comentários. 

As melhores promoções de informática estão no Promobit. Aproveitando o cupom Americanas sua compra fica ainda mais barata. E lembre-se em novembro tem Black Friday com as melhores oportunidades para pagar menos

 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!