Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Livros, audiolivros e eBooks: como encontrar obras online e grátis

Selecionamos 3 aplicativos onde é possível encontrar livros grátis para encaixar uma leitura em seu dia a dia.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

7 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Seja em formato eBook, físico ou audiolivro, a procura por um livro é extensa e, quando se encontra, pode não estar naquele preço tão acessível. Os livros universitários necessários para a faculdade também não costumam ter um preço baixo ou serem grátis. A dificuldade é maior ainda se eles não estiverem disponíveis na biblioteca, e então acaba que o jeito é procurar na internet.

Nessa busca por um livro a um preço acessível ou livro grátis, é possível encontrar um exemplar totalmente de graça, sem recorrer a baixar ilegalmente uma versão pirata ou em PDF.

Como já demos algumas opções de site e aplicativos onde é possível encontrar obras de graça e também ajudamos a ler quadrinhos e mangás, selecionamos novos locais e projetos onde é possível achar livros grátis. Acompanhe que vamos te ajudar na jornada atrás de mais uma leitura da sua lista.

Caso o livro que deseja não esteja disponível de forma gratuita, você pode adquiri-lo gastando menos. Aproveite o cupom Amazon que pode deixar o preço de seus livros físicos ou e-books bem mais baixos.

Projeto de Incentivo à Literatura do Itaú Cultural 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A campanha Leia Para Uma Criança do Itaú Cultural é voltada para o incentivo à leitura de obras infantis. Mesmo tendo como público prioritário crianças residentes das regiões mais vulneráveis do país, o projeto está disponível para toda a sociedade, sendo cliente ou não do Itaú. 

Leia Para Uma Criança existe há 10 anos e seleciona livros para crianças, realizando algumas entregas físicas e disponibilizando as obras de graça, tendo em seu acervo obras também em braille e com fonte ampliada. Para requisitar é necessário se cadastrar no site e, se quiser o exemplar físico do livro grátis, enviar uma mensagem com o pedido pelo WhatsApp que ele será enviado via Correios.

Acervo da BSP Digital

A Biblioteca De São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e outras organizações mantém a plataforma BSP Digital, onde é disponibilizado um acervo de eBooks. 

O sistema funciona de modo similar ao de uma biblioteca, então você escolhe o livro grátis e, se ele estiver disponível, você clica na área de emprestar, lê quando quiser pelo próprio sistema ou baixa e lê pelo Adobe Digital Editions. Na hora de baixar é preciso prestar atenção, porque o arquivo virá como EPUB e a obra deverá ser devolvida pelo próprio Adobe, sendo disponibilizado por 14 dias.

Uma desvantagem do acervo é que ele não é tão grande quanto outras plataformas, mas, ainda assim, é possível encontrar alguns livros grátis que podem ser uma ótima distração em um dia de tédio.

Aplicativo Skeelo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Skeelo oferta um eBook grátis todo mês, mas, se você já tiver lido a obra ou não quiser, é possível efetuar trocas. O livro não ficará disponível na hora, sendo entregue em uma data específica, porém, depois de entregue, o exemplar é totalmente do usuário.

Há uma curadoria para fazer a seleção das obras e eles possuem parceria com empresas de telefonia, o que permite o acesso premium a quem é cliente de alguma dessas operadoras, dependendo do plano e, se quiser contratar o serviço custa 23,90 reais. É possível baixar a plataforma tanto pela Google Play quanto pela Apple Store.

Recentemente a empresa começou a disponibilizar audiolivros e resumos de livros, conhecidos como minilivros, ótimas opções para quem tem pouco tempo. Já são 80 sínteses, de até 15 min, sendo um exemplar disponível por dia, podendo guardar até 5 resumos, para usuários do plano gratuito e duas para o plano premium, permitindo o armazenamento ilimitado, ouvir offline, ter suporte ao VoiceOver e compartilhamento em canais digitais. A vantagem é poder encaixar uma leitura entre um momento e outro, como no almoço ou limpando a casa.

Kindle

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ele é um velho conhecido e já foi apresentado em opções de aplicativos para ler livros, mas além de um leitor de livros digitais o Kindle é também um aplicativo para a leitura de eBooks, quadrinhos e mangás queridos pelo público. Apesar da maioria de seus títulos serem pagos a Amazon libera todo dia alguns livros grátis que vão direto para a sua conta do Kindle ao serem comprados.

Além disso a empresa ainda oferece 30 dias grátis do Kindle Unlimited que oferta um acesso a mais de um milhão de livros. Mesmo que não assine o serviço, o aplicativo do Kindle é gratuito e contém muitas promoções.


Aqui no Promobit temos uma categoria exclusiva para livros em promoção, nela você pode encontrar as ofertas mais recentes. Confira também os cupons Submarino.