Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

iPhone 8 é bom em 2023? Entenda porque não mais

Analisamos algumas das principais características do smartphone lançado em 2017 para saber se ainda faz sentido comprar o aparelho atualmente

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

7 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Com o lançamento do novo iPhone 15 se aproximando e preço do 14 ainda nas alturas, não é todo mundo que vê a possibilidade de investir um valor tão alto no aparelho. Mas muita gente não abre mão de usar os smartphones da Apple. Por isso, o iPhone 8 ainda é uma opção considerável para boa parte do público, principalmente pelo valor mais acessível. Porém, será que o iPhone 8 é bom em 2023? Analisamos algumas características do aparelho lançado em 2017 para saber se a compra ainda vale a pena.

Compre agora o iPhone 14 na Amazon

Ainda se garante no desempenho?

Para o desempenho, o iPhone 8 vem equipado com o chip Apple A11 Bionic e apenas 2 GB de memória RAM. Já para o armazenamento, o usuário conta com versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB, sendo que o armazenamento menor já não é mais tão interessante assim.

No geral, o iPhone 8 é bom e até aguenta algumas coisas durante o uso cotidiano. Contudo, o iPhone 8 já não é vendido de forma oficial pela Apple e não possui o mesmo suporte que aparelhos mais recentes. Com a atualização para o iOS 16.6, os smartphones da maçã ganharam algumas atualizações e novidades no software. Mesmo o iPhone 8 tendo suporte para receber o iOS 16.6, não são todas as novidades que serão suportadas pelo aparelho lançado em 2017. E provavelmente, muito em breve, ele já não será atualizado para versões mais recentes do sistema operacional. 

Design ultrapassado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O iPhone 8 é o último modelo da Apple com o famoso botão “home” que também funcionava como leitor de digital. Mesmo sendo um avanço na construção dos modelos, fato é que a retirada do botão nos sucessores agradou muita gente, ao mesmo passo que fez com que outras não gostassem tanto assim da novidade. Inclusive a presença do botão home passou a ser vista como sinônimo de celular ultrapassado por alguns usuários. Mas como muita gente ainda gosta, fica a critério do consumidor decidir se esse é um ponto relevante na hora da compra.

O acabamento é um ponto forte do aparelho. O iPhone 8 possui metal nas laterais e vidro na tampa traseira que conferem ao smartphone um acabamento polido. Já a parte da frente possui bordas bastante generosas, inclusive por conta do botão home, o que acaba diminuindo o tamanho da tela e deixa a aparência um pouco obsoleta em comparação com outros smartphones com bordas bem mais finas.

Compre agora o iPhone 11:

Amazon   

Mercado Livre

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em termos de qualidade, a tela é composta por um painel IPS LCD com taxa de atualização de 60Hz e resolução HD que entrega bons níveis tanto de contraste e brilho, como de fidelidade das cores graças ao recurso True Tone. A tela do iPhone 8 possui 4,7 polegadas, enquanto a do iPhone 8 Plus tem 5,5 polegadas.

Atualmente, esse tamanho é muito pequeno, já que a grande maioria dos smartphones está na casa de mais de 6 polegadas, inclusive modelos da própria Apple. A telinha ainda pode agradar parte do público que gosta de celulares pequenos. Mas este é um ponto considerável para quem gosta de assistir vídeos, jogar ou acha ruim digitar em um teclado virtual pequeno, por exemplo.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
iPhone 8 possui câmera única e iPhone 8 Plus traz sensor duplo

Os modelos de iPhone 8 contam com uma câmera principal de 12 MP, enquanto o 8 Plus possui câmera dupla, principal e grande angular, ambas com 12 MP. Já a câmera frontal possui 7 MP. Podem até parecer câmeras simples demais para 2023, mas o iPhone 8 ainda consegue fazer um bom trabalho de processamento de imagens para entregar boas fotos na teoria. Para a gravação de vídeos, na câmera principal é possível fazer registros em 4K e na frontal em Full HD a 30 fps. 

Mesmo que consiga fazer fotos e vídeos para as redes sociais ou mesmo para guardar lembranças, alguns usuários têm reclamado constantemente em fóruns de falhas no funcionamento como travamentos e borrões em partes das fotos. Mesmo que não seja nada oficial, esse já pode ser um indicativo do mau funcionamento de algumas partes do sistema operacional para ficar atento.

Compre agora o iPhone 13:

Amazon    Mercado Livre

Bateria é um ponto para ficar de olho

Agora um ponto bastante sensível é a autonomia da bateria, 1821 mAh no iPhone 8 e 2691 mAh no 8 Plus. Para servir de parâmetro, os aparelhos Android já estão na casa dos 5000 mAh. Mas aqui também vale uma ressalva sobre o consumo de bateria nos modelos da Apple. 

Não dá para negar que é uma bateria pequena, mas a marca consegue entregar uma autonomia maior do que parece devido a algumas otimizações do sistema. Portanto, mesmo que seja bem menor que aparelhos Android, seu consumo também é diferente. 

Mesmo assim, para usuários que utilizam o celular de modo mais intenso, provavelmente a bateria não vai durar o dia inteiro. E como já não é vendido de forma oficial, provavelmente você terá que optar por um aparelho usado, o que pode não ser uma boa ideia devido a saúde da bateria já desgastada. Isso pode fazer com que tenha que fazer mais de uma recarga durante o dia.

Afinal, o iPhone 8 é bom em 2023?

Dito isso, o iPhone 8 não é uma boa opção para se considerar em 2023. Mas se mesmo assim quiser arriscar, o aparelho pode até possuir alguns atrativos caso esteja querendo um modelo mais acessível da Apple. Se estiver custando mais de R$1.000 já não é uma compra tão vantajosa assim, pois alguns recursos estarão ultrapassados em pouco tempo. Melhor investir um pouco mais e adquirir o iPhone 11.

Agora, se o Android não for um problema, é possível encontrar aparelhos intermediários mais interessantes nesta mesma faixa de preço, como o Galaxy M14 ou o Motorola Moto G52, que já vêm equipado com suporte ao 5G.

Compre agora o Moto G52:

Amazon    Mercado livre


Não saia sem conferir as promoções de iPhones aqui no Promobit. Aproveitando o cupom Casas Bahia ou cupom Amazon seu smartphone novo pode sair ainda mais barato.