Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Como saber se o carregador de iPhone é original?

Para não cair em cópias genéricas ou versões piratas, confira os principais pontos de como saber se o carregador de iPhone é original

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

27 de jul de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Quando falamos de acessórios para smartphone, é comum colocarmos os aparelhos próprios para iPhone em uma “prateleira” diferente, por serem únicos e congruentes para os demais produtos da Maçã. É praticamente como se os acessórios tivessem um sobrenome chamado “de iPhone”, afinal, quem nunca escutou um “Alguém tem um carregador de iPhone para me emprestar?”. E sendo esse um dos componentes mais importantes e básicos em um celular, confira abaixo as principais dicas que podem te ajudar a responder como saber se o carregador de iPhone é original. 

Primeiramente, atenção ao preço 

Uma das principais características dos produtos Apple é justamente o seu preço alto, e em decorrência disso, muitos dispositivos e aparelhos “genéricos” são produzidos a sua verossimilhança e vendidos como se fossem originais. Geralmente, o preço dos carregadores originais ficam na faixa dos 130 reais, portanto é de desconfiar de preços absurdamente diferentes. Então, o primeiro passo de como saber se o carregador de iPhone é original é verificar a confiabilidade do preço. E para não perder nenhuma oferta de lojas confiáveis, cadastre-se no Promobit e adicione o produto desejado à sua lista de desejos. 

Pontos a se observar na embalagem e no cabo

Os produtos oficialmente certificados pela Apple contam com alguns detalhes que ajudam a diferenciá-los de versões genéricas produzidas por terceiros. O primeiro deles está presente na caixa, que é o chamado “selo Mfi”, indicando que o produto é feito para iPhones, iPods, iPads, e que para ele ser comercializado, o produto passou por testes de qualidade e de segurança da marca. 

Dois aspectos que podem ser encontrados no corpo do cabo também ajudam a verificar a legitimidade do carregador. A primeira é uma inscrição relacionada ao local onde foi produzido, como “Designed by Apple in California Indústria Brasileira” para produtos nacionais, e “Assembled in China” ou “Assembled in Vietnam” para modelos internacionais. Ao lado dessa inscrição, deve constar um número de série com 12 dígitos. Sendo esses os dois modos mais simples de como saber se o carregador de iPhone é original. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Detalhes dos conectores 

Após citar as formas mais fáceis e comuns de diferenciar carregadores originais de piratas, partimos para métodos mais específicos e detalhados. O conector lightning de carregadores originais possui algumas particularidades difíceis de serem replicadas. Como pode ser observado nas imagens abaixo, os conectores de produtos originais contam com um acabamento melhor, com pinos arredondados posicionados de forma uniforme, nas cores dourada ou prateada. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Modelo original à esquerda e falso à direita

Enquanto conectores de carregadores falsos possuem pinos em um formato mais quadrado, muitas vezes tortos e com tamanhos desregulares entre eles, ocasionando em um encaixe menos firme ao ser conectado em um dispositivo Apple. Além disso, o encaixe de modelos originais contam com uma cor cinza metálica, já nos piratas, essa parte possui as cores preto ou branca. 

Outro detalhe pontual de construção está no conector USB do carregador. Modelos originais brasileiros contam com o selo da Anatel e internacionais com um selo equivalente, como o CE para modelos da Europa. As travas dos conectores também diferem, com os modelos certificados pela marca tendo espaçamento igual ao das bordas e em formato de trapézio, com a base do USB sendo totalmente lisa e os contatos internos dourados. 

Já modelos falsos ou genéricos contam com travas com espaçamento irregular e em formato quadrado, além de terem conectores internos prateados e com a superfície áspera e com ranhuras. Sendo esses os pontos mais específicos de como saber se o carregador de iPhone é original. 


Para economizar ao máximo na compra de seu novo iPhone, aproveite os cupons de desconto Amazon ou Casas Bahia do Promobit