Aliexpress_ megasaldãojunho
Guia de compras

iPhone 64GB vale a pena em 2022?

Dependendo do uso, o armazenamento pode ficar cheio rápido. Confira o que levar em consideração para fazer uma boa escolha

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

30 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O espaço de armazenamento interno em um smartphone está também ligado à performance e desempenho durante o dia a dia. Quando o aparelho fica lotado de fotos, vídeos ou aplicativos, o seu funcionamento será prejudicado, ficando bem mais lento e com alguns engasgos. Atualmente, o iPhone possui modelos desde 64 GB até 1 TB de memória interna, mas garantir um espaço de armazenamento maior, pode acabar pesando no orçamento disponível. Porém, com tantas atualizações e mídias com qualidade cada vez maiores, será que o iPhone de 64GB vale a pena em 2022?

Se você está pensando em trocar ou comprar um iPhone novo e está com essa dúvida, vamos analisar alguns pontos que você pode levar em consideração antes de fazer sua escolha. E para aproveitar o menor preço na compra de seu iPhone, fique de olho na cobertura do Promobit na Black Friday.

A memória do iPhone

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como todo celular, a memória interna do iPhone é a parte destinada a guardar arquivos em geral, assim como os aplicativos que o usuário possui. Quanto mais você utiliza o seu celular, automaticamente, você está ocupando a memória dele. Por exemplo, todos os aplicativos precisam armazenar dados e baixar atualizações para continuar funcionando corretamente, esse processo vai consumir uma parte da memória.

O iOS, sistema operacional próprio do iPhone, também precisa de um pouco dessa memória para conseguir ser executado. O iOS 15, última versão do sistema, ocupa entre 6 e 8 GB do espaço interno, dependendo do modelo.

Sabe aquelas milhares de selfies, os vídeos de viagem ou aquele episódio de série baixado? Esses e todos os outros tipos de arquivo que o usuário tenha, também ficam no armazenamento interno.

Memória disponível no iPhone

O menor tamanho de armazenamento que a Apple oferece atualmente é de 64GB. Isso porque esse é o mínimo para que o smartphone tenha um bom funcionamento sem ficar com o espaço insuficiente tão rápido. Mas nos modelos mais novos, a fabricante já está investindo em versões com bem mais.

Os iPhones SE (3ª geração), 11 e 12 foram os últimos lançados com memória de 64GB até 256GB. Já o iPhone 13 possui opções com 128GB, 256GB e 512GB. O iPhone 13 Pro possui uma versão com 1TB.

Como escolher a memória do iPhone?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você está se perguntando se iPhone 64GB vale a pena ou se é pouca memória, a resposta depende de como você utiliza seu smartphone. Um dos principais atrativos dos iPhones são as suas câmeras que produzem fotos com boa qualidade e vídeos em alta resolução, como o 4K nos mais recentes. Esses arquivos ocupam muito espaço, ainda mais se forem salvos com a resolução máxima.

O mesmo vale para músicas de alta qualidade salvas no dispositivos e para aplicativos muito pesados, como alguns jogos e editores de foto e vídeo mobile. Uma pessoa que possui muitos desses conteúdos, vai ter a memória interna ocupada com mais facilidade e rapidez. E isso é normal, já que esse aumento de tamanho das mídias acompanha a evolução das tecnologias necessárias para sua produção.

O ideal seria escolher o máximo possível de armazenamento. Porém, quanto mais espaço seu iPhone tiver, maior também será o preço dele. Por isso, é preciso observar o orçamento disponível na hora de fazer a sua escolha.

Como evitar o espaço insuficiente?

Ao contrário do Android, os iPhones não possibilitam utilizar um MicroSD para expandir sua capacidade de armazenamento interno. Quando ficar sem espaço, o usuário precisa fazer uma limpeza excluindo o que for desnecessário ou utilizar um serviço de armazenamento em nuvem de sua preferência. A Apple possui o iCloud para salvar os arquivos de forma online e liberar espaço no smartphone.

iPhone 64GB vale a pena em 2022?

É preciso colocar alguns pontos na balança para saber se o iPhone 64GB vale a pena em 2022. Um usuário que não tira muitas fotos, utiliza streamings para consumir seus conteúdos de forma online ou para quem prefere o iOS ao Android, e quer um iPhone para usar de maneira mais usual no cotidiano, 64GB vão atender bem as necessidades e continuar funcionando bem por alguns anos.

Agora, para usuários que utilizam de maneira mais intensa, compensa pensar em investir em uma versão com no mínimo 128GB, para não ter problemas de armazenamento insuficiente daqui a pouco tempo. Até porque os últimos modelos lançados já trazem essa memória mínima.

Como já dissemos, o preço pode ser decisivo, afinal o iPhone não é um smartphone barato e nem fica desatualizado rapidamente. Atualmente, o iPhone 11 64GB custa em média R$3.299,00, enquanto o iPhone 11 128GB custa aproximadamente R$3.799,00. Se optar pelo de 64GB, a única diferença é que poderá atingir esse limite com mais rapidez.


Caso esteja procurando um iPhone novo, adicione à sua lista de desejos aqui no Promobit para receber alertas de quando aparecer em promoção. E com o cupom Americanas ou cupom Amazon seu iPhone pode sair ainda mais barato.