Campanha Amazon APP Day
Promobit
Comparativos

iPhone 12 vs iPhone 11: quais as melhorias da nova geração de smartphones da Apple?

Tela OLED e internet 5G estão entre as melhorias do novo iPhone 12. Comparamos o iPhone 12 vs iPhone 11.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A cada iPhone lançado pela Apple surge a curiosidade sobre os novos recursos, tecnologias e mudanças que a nova geração possui e que acabam influenciando aparelhos de outras marcas. A ausência de entradas para fone de ouvido é apenas um exemplo. Com a chegada do iPhone 12, nos debruçamos sobre as especificações e comparamos o iPhone 12 vs iPhone 11 para saber quais são as novidades do novo iPhone 12.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de iPhone da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Mais aparelhos na nova geração

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2020 é o ano em que Apple lançou mais aparelhos, já que além do iPhone SE 2 que chegou ao mercado no primeiro semestre a empresa apresentou nesta semana quatro aparelhos na geração iPhone 12, são eles o iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, o maior e mais robusto aparelho da linha. Com os lançamentos de 2020, a Apple dá mais opções ao consumidor do que em 2019 quando apresentou o iPhone 11, iPhone 11 Pro e 11 Pro Max. 

Design

Começando o embate iPhone 12 vs iPhone 12, o design dos novos aparelhos de 2020 é semelhante ao iPhone 11, inclusive o iPhone 12 convencional e o iPhone 11 possuem a tela com 6,1 polegadas, porém as bordas reduzidas do iPhone 12 dão a impressão de que o aparelho é menor.  O fato é que o novo iPhone 12 é 11% mais fino que na geração anterior e 16% mais leve. 

Os aparelhos mantém a bordas retas, remetendo ao desenho de aparelhos anteriores como iPhone 4 e 5s, com a diferença de que nos iPhone 12 e iPhone 12 Mini as laterais retas do aparelho são em alumínio, enquanto nos iPhone 12 e 12 Pro as laterais do aparelho são de aço inoxidável.

Outra melhoria em relação à linha anterior do iPhone é a resistência à água dos novos aparelhos que apesar de manter o mesmo grau de proteção IP68, os quatro aparelhos da linha iPhone 12 suportam uma imersão mais profunda de 6 metros contra 2 no iPhone 11 e durante o mesmo período de até 30 minutos. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diferente da geração anterior que possui telas OLED apenas nos aparelhos iPhone 11 Pro e 11 Pro Max, os aparelhos de 2020 contam com telas OLED em todas as versões. Outra mudança relevante é que todos os modelos da linha atual possuem resolução Full HD+, enquanto o iPhone 11 convencional possui tela com resolução HD+. 

As telas da nova geração receberam Ceramic Shield ou escudo de cerâmica em tradução direta, uma camada de cerâmica e cristais especiais que, de acordo com a Apple, aumenta a resistência do display. Quanto às tecnologias de melhora de imagem, a tela do iPhone 12 continua com suporte ao HDR10.  

Câmeras

Na comparação iPhone 12 vs iPhone 11, as mudanças nas câmeras dos novos aparelhos foram pontuais em relação aos modelos anteriores e seguem a tendência da geração anterior com três câmeras apenas nos modelos Pro e Pro Max. No iPhone 12 e 12 Mini são duas câmeras na traseira, a principal e outra ultrawide, ambas com 12 mp, porém a câmera principal possui sete elementos ópticos contra seis da mesma lente do iPhone 11, além de captar até 27% mais luz que a mesma câmera do aparelho anterior. Muito graças à abertura que está maior na atual geração, saindo de fábrica./1.8 para f/1.6. Já a ultrawide teve como grande inovação a presença do modo noturno.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Conjunto óptico do iPhone 11 Pro formado por três câmeras

Assim como nos aparelhos Pro e Pro Max de 2019, o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max possuem além das mesmas câmeras já citadas, uma lente telefoto. No modelo Pro de 2020 a telefoto possui zoom óptico de até 2x e digital de 10x, mesma capacidade do iPhone 11 Pro e Pro Max, enquanto no iPhone 12 Pro Max o zoom óptico é de 2,5x e até 12x de forma digital. 

Outros diferencias de fotografia do iPhone 12 pro Max é o sensor da lente Wide que é 47% maior que na câmera equivalente do aparelho anterior, assim como a gravação de vídeos com estabilização óptica no sensor e não nas lentes da câmera. Uma uma especificação exclusiva dos aparelhos Pro e Pro Max deste ano é o sensor LIDAR que também está presente no Ipad Pro de 2020 e assim faz medições em 3D de elementos para uso em realidade aumentada, melhoria de foco e modo retrato inclusive em condições de baixa luz. 

Bateria

A Apple não entrou em muitos detalhes sobre a bateria dos novos aparelhos, mas limitou-se a afirmar que a geração atual possui a mesma autonomia de bateria dos modelos da linha iPhone 11, com algumas horas a mais em exibição de vídeos em streaming e jogos. 

Uma boa surpresa foi o MagSafe, carregamento sem fio da Apple através de um carregador magnético e que possui até variantes como uma carteira fixa na traseira do aparelho. E claro, os novos iPhones não terão carregadores e fones de ouvido inclusos na caixa, apenas o cabo conector.

Processador, espaço interno e 5G

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A cada novo iPhone a Apple renova também o processador de fabricação própria que equipa os aparelhos. A linha iPhone 12 recebe o mesmo processador em todos os aparelhos, o Bionic A14 que de acordo com a empresa é 50% mais rápido que o anterior Bionic A13 e apresenta melhor desempenho também em aplicações que fazem uso de inteligência artificial, como fotos e vídeos. Todos os aparelhos da linha iPhone 12 também estão aptos à internet 5G.

Uma mudança sutil é a opção de armazenamento interno de 64GB apenas no iPhone 12 e 12 Mini que possuem também versões com 128GB e 256GB. A geração anterior possui a versão de 64GB em todos os modelos. Já o iPhone 12 Pro e Pro Max contam com opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB. Ainda não foi dessa vez que o iPhone atingiu a marca de 1TB de espaço interno. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone. Aproveitando o cupom Americanas a compra do seu novo celular pode ficar ainda mais barata.