Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Guias de Compra

iPhone 12 é bom? Descubra se vale a pena em 2022

Aparelho da Apple de 2020 é bastante equilibrado e promete ter vida longa com boa usabilidade.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de nov de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Muita coisa já se passou entre os smartphones da Apple  desde que a linha iPhone 12 foi lançada em setembro de 2020.  A geração atual já possui diferentes opções de tamanhos, três câmeras, tela oled, taxa de atualização de 120 hz, entre outros incrementos. Mas e o iPhone 12, ainda vale a pena em 2022? Entenda se o iPhone 12 é bom para as suas necessidades ou se você precisa optar pelas linhas mais recentes. 

E não se esqueça que a Black Friday está batendo a porta com as melhores ofertas doi ano, inclusive promoção de iPhone. Para não perder nenhuma promoção, basta acompanhar a cobertura da Black Friday 2022 aqui no Promobit.

Compre agora o iPhone 12 na Amazon

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O visual do iPhone 12 mostrou-se semelhante ao que encontrávamos no saudoso iPhone 4, com laterais mais retas, corpo menor e tela melhor aproveitada. O alumínio fosco na lateral dá um toque de sofiaticação ao aparelho, assim como vidro na traseira, embora seja um imã de marcas de dedos. 

Na parte frontal a tela entrega a geração do aparelho com o notch generoso apelidado carinhosamente de “bigode” prejudica a experiência de visualização do display, mas como é algo que só foi mudado de fato na atual geração iphone 14, não é necessariamente um problema para que é usuário iphone de longa data.  O aparelho possui resistência a água e poeira, inclusive sobrevivendo a acidentes como quedas na piscina.  

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das mudanças marcantes da geração iPhone 12 foi a implementação da tela OLED em todos os aparelhos da linha, inclusive no iPhone 12 base. A anterior tela LCD da geração iPhone 11 já era acima da média, porém é inegável a superioridade da tecnologia OLED que apresenta qualidade de constante muito melhor, o tal do preto total representando com o apagamento individual de pixels. 

O Display do iPhone 12 ainda conta com bom nível de brilho, 1200 Nits, cores muito realistas e bem calibradas, além de apresentar suporte ao HDR. Um fator que tornou-se relevante nos últimos anos é a taxa de atualização de tela superior aos 60Hz, especificação que não está presente no iPhone 12, embora não ter telas com atualização de 90 Hz ou 120 Hz não seja necessariamente um problema.

Desempenho

Os iPhones envelhecem bem também em sua capacidade de desempenho, já que software e hardware desenvolvidos pela mesma empresa resultam em muita fluidez e velocidade de uso por mais tempo, além disso o processador presente no iphone 12, o A14 Bionic chegou sendo 14% mais rápido que o A13 Bionic da geração iPhone 11. 

O chip de 4 nanômetros ainda apresenta ótimo desempenho mesmo após dois anos de seu lançamento e não há motivos para o usuário se preocupar com lentidão, travamentos e aplicativos pesados, mesmo em 2022. Um detalhe para atentar-se é a capacidade de armazenamento, disponível em versões de 64 GB, 128 GB, 256 GB, sendo a primeira a menos indicada atualmente devido à pequena capacidade.

Câmera

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como de costume as câmeras do iphone são de qualidade e por aqui temos duas lentes na traseira, a principal de 12 MP e uma ultrawide também com 12 MP. Já na parte frontal encontra-se a câmera única com os mesmos 12 MP. Ainda sobre o processador, é perceptível aqui o trabalho de pós processamento do A14 Bionic que aperfeiçoa as capturas sem exagerar nas melhorias ao ponto de tornar as imagens artificiais. 

A lente principal possui zoom óptico de 2X e até 5x sem zoom híbrido, porém os cortes na imagem diminuem a qualidade de resolução. Todas as lentes contam com modo noturno que também é eficaz, mas não a ponto do surrealismo de transformar capturas noturnas e fotos que parecem ter sido feitas no final da tarde. Para vídeos o aparelho registra imagens em até 4K a 60 FPS ou a 30 quadros por segundo com HDR.

Compre agora o iPhone 13 na Amazon

Bateria

Não se engane, a bateria de 2815 mAh do iPhone 12 apresenta boa autonomia energética, fator que mais uma vez é explicado devido a boa fluidez do sistema que sabe administrar bem as demandas de uso. Ainda assim, não espere ficar longos períodos sem carregar  aparelho, mas em uso convencional  é possível manter o hábito de um dia inteiro de uso com carregamento no início da noite. 

iPhone 12 é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os iphones mais antigos são sempre boas pedidas para usuários imersos do ecossistema da Apple e não podem ou não estão dispostos a pagar os preços salgados dos aparelhos mais recentes da marca. A vida longa dos aparelhos da marca em relação a desempenho e atualização são garantia de não ficar na mão ao adquirir o iphone 12 em 2022, porém alguns recursos recentes estão de fora, como a taxa de atualização de tela e alguns recursos de vídeo como o modo cinemático com foco inteligente. 

Apesar das ausências, o iphone 12 permanece sendo um ótimo custo-benefício, inclusive o iPhone 12 já figurou aqui no Promobit por R$3600, porém só recomendando a versão com 64 GB caso o preço esteja muito acessível, pois em breve o consumidor sofrerá com espaço para armazenar arquivos e APPs. Feitas as considerações, o iPhone 12 é bom e pode agradar a uma grande parcela de consumidores. 

Ficha técnica: iPhone 12

TelaOLED, 6,1”, Full HD+, 60 Hz
ProcessadorA14 Bionic 
RAM 4 GB
Armazenamento64/128/256 GB
Câmeras traseiras12 MP (wide)12 MP (ultrawide)
Câmera frontal12 MP
Bateria2815 mAh
Dimensões e peso146.7 x 71.5 x 7.4 mm | 164g

Confira aqui no Promobit as melhores promoções de iPhones e economize na compra do seu novo aparelho.