Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Herói ou Vilão: umidificador de ar para bebês

Você vai conhecer um pouco mais sobre os benefícios, malefícios e cuidados que deverá tomar ao optar pela compra de um umidificador de ar

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

3 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você acompanha o Promobit, já deve estar sabendo que vale muito a pena ter um umidificador de ar em casa. Porém, no caso de famílias com bebês e crianças pequenas, essa resposta pode ser bem diferente. Para os pequenos, o aparelho pode ser tanto o herói quanto o vilão, principalmente quando falamos em doenças respiratórias.

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre os benefícios, malefícios e cuidados que deverá tomar ao optar pela compra de um umidificador de ar, com um bebê em casa.

Procurando fraldas em promoção? O Promobit reúne as melhores ofertas da internet!

Herói – Benefícios do umidificador de ar para bebês

O tempo seco agrava as doenças respiratórias, causa ressecamento nas vias aéreas e atrapalha o sono. No caso de bebês e crianças pequenas, esses efeitos, que nós normalmente já sentimos, são ainda mais fortes. O ar seco pode até mesmo causar pequenas feridas na cavidade nasal e provocar crises de bronquite. Por isso, garantir que a umidade de ar esteja de acordo com o necessário para bom funcionamento do organismo é tão importante para os pequenos.

Bebês são bem sensíveis ao ar seco. Além de problemas respiratórios, eles podem sofrer com pele ressecada, irritações, vermelhões e até mesmo doenças de pele mais graves. A compra de um umidificador de ar também vai ajudar a aliviar e evitar todas essas condições.

Vilão – Muito cuidado ao usar umidificadores de ar

Apesar de todos os benefícios da melhora na umidade do ar, os aparelhos podem ser extremamente perigosos para bebês, principalmente os ultrassônicos. Basicamente, a tecnologia desses modelos funciona da seguinte forma: o aparelho utiliza um oscilador de grande frequência para transformar a água em seu reservatório em partículas microscópicas e espalhá-las em forma de uma névoa no ambiente.

O problema desse processo é que o umidificador ultrassônico também transforma minerais e bactérias contidas na água em partículas microscópicas, que além de serem espalhadas no ar, passam mais facilmente pelos nossos filtros naturais, devido ao tamanho, e vão direto para o nosso organismo. Embora a quantidade de minerais e bactérias não deva ser um problema para nós adultos, vai ser um grande problema para bebês e crianças pequenas.

Apesar dos modelos de umidificadores de ar do tipo vaporizador resolvem o problema das bactérias e minerais, já que o processo de aquecer a água faz com que o vapor seja disperso sem as partículas, também podem ser problemáticos para os pequenos. O vapor criado pelo modelo aquece o ambiente, e um clima quente e úmido é propício à proliferação de fungos e bactérias.

humidifcador

Como diminuir os danos de usar o umidificador de ar?

Caso você sinta que precise usar o aparelho para melhorar a qualidade do ar e os problemas causados pelo clima seco, existem alguns cuidados que poderá tomar. Primeiro, nunca deixe o aparelho ligado por mais tempo do que o necessário. Normalmente esse horário é entre 3 e 4 horas, mas terá uma indicação no manual do aparelho. Alguns equipamentos disponíveis no mercado possuem funções como hidrômetro e temporizador, que os desligam automaticamente quando se chega no nível esperado.

Outro cuidado fundamental é sempre deixar a porta ou janela aberta quando foi utilizar o aparelho e, se possível, não fazê-lo com o bebê no ambiente. Isso ajudar a melhorar a circulação do ar e reduzir as mazelas.

Destilar a água

As mães e pais que optarem pela compra do umidificador de ar ultrassônico ou já tiverem um aparelho em casa precisam utilizar apenas água destilada em seu reservatório. O processo de destilação elimina boa parte dos minerais presentes na água e já resolve uma grande porcentagem dos problemas ligados a inalação dessas partículas.

O outro cuidado é sempre higienizar o aparelho, mas apenas com água e detergente. Nunca utilize produtos químicos para fazer a limpeza, pois suas micropartículas podem ser lançadas ao ar junto com a névoa umidificadora.

Controle de temperatura

Agora, se optar pelo umidificador de ar do tipo vaporizador, é preciso tomar cuidado com a temperatura do ambiente quando for utilizá-lo, para não tornar o clima muito “quente e úmido”. Como a necessidade de utilizar o aparelho é bem maior no inverno, isso vai ajudar, mas sempre avalie as condições e necessidades antes de ligá-lo.

Cuidados na hora de escolher o umidificador de ar

Como você já deve ter percebido com esse texto, a escolha do umidificador é uma tarefa bem complicada para quem tem bebês e crianças em casa. Embora não exista uma fórmula, existem alguns pontos que você deve observar na hora de escolher o aparelho. Primeiro, dê preferência para modelos do tipo vaporizador, que apesar de serem mais barulhentos e exigirem cuidado com queimaduras ao encostar neles, eles eliminam os minerais e bactérias antes de enviar o vapor no ambiente.

Outro cuidado muito importante é em relação a estrutura do aparelho, pois em muitos deles não é possível retirar o reservatório de água para limpeza, o que é um grande problema, pois ali podem surgir fungos e bactérias.

Mais importante: antes de decidir pela compra de um umidificador de ar, vá ao seu pediatra de confiança e converse com ele sobre o produto. O especialista possui muito mais competência para ajudar a tomar a decisão correta que qualquer outro site na internet.

Veredito: umidificador é herói ou vilão?

Os dois. O aparelho pode ser uma faca de dois gumes quando falamos em problemas respiratórios em bebês. Por isso, é importante ponderar os benefícios e malefícios e principalmente os cuidados antes de comprar o equipamento.

Agora, se depois de avaliar todas as possibilidades e decidir pela compra, saiba que aqui no Promobit, você encontra as melhores promoções de umidificadores de ar e outros produtos do tipo, como climatizadores, ventiladores e ar-condicionados.


Agora que você já sabe se deve ou não comprar um umidificador de ar para bebês, dê uma olhada nas nossas promoções de umidificador de ar e use um cupom Americanas ou cupom Amazon para pagar mais barato!