Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Sem categoria

Headphone aberto ou fechado: entenda o que isso significa

Pode parecer uma diferença sutil, mas ter um headphone aberto (ou não) muda bastante a qualidade do que você está ouvindo; entenda o porquê.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você se considera um usuário “comum” de headphones, é bem provável que o tema sobre headphone aberto ou fechado nunca tenha passado pela sua cabeça. E isso por um motivo muito simples: a maioria absoluta dos modelos que encontramos no mercado são os fechados, por conta das características e vantagens que eles oferecem.

Os headphones fechados têm esse nome porque eles são construídos de forma a isolar o áudio (e a orelha) de ambientes externos, “fechando” o usuário para outros estímulos sonoros. Já os modelos abertos possuem diversas saídas de ar em toda a sua estrutura, vazando o som  para o ambiente ao redor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pioneer HDJ-X7, exemplo de headphone fechado

Mas essa característica não significa que os headphones abertos não sejam bons, muito pelo contrário: o que acontece é que eles foram criados visando um público mais específico (e com mais dinheiro para gastar), por isso não é comum encontrar esses modelos nos pescoços ou mochilas que a gente encontra pelo caminho.

Então quais são as principais diferenças entre os dois tipos? A seguir, explicamos um pouco mais sobre cada tipo e o que ele oferece de bom. E “não tão bom” também.

Headphone fechado (Closed back headphones)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Velho conhecido da maioria arrasadora de usuários de fones, esse aparelho possui toda a parte que envolve a orelha coberta (over the ear) e uma estrutura que não deixa ao som “escapar” do fone, o que é bom. Mas também não é.

Explicamos: enquanto o lado positivo de um headphone é de ouvir músicas sem atrapalhar os coleguinhas ao lado, o fato de esse aparelho  não deixar o som “circular” acaba causando distorções nos sons —  algo que não percebemos no geral porque, como já citamos, em geral só temos esse tipo de fone para comparar.

Além disso, ele tem alguns aspectos que, dependendo do modelo do headphone, podem ser inconvenientes, como o peso (que pode incomodar quem passa horas com ele na cabeça) e mesmo o fato de ele esquentar as orelhas, já que realmente isola tudo.

Mas não dá para negar que o headphone fechado merece o título de “fonão da massa”, já que ele é utilizado não só para os momentos de lazer, mas também dentro de estúdios e por profissionais que precisam trabalhar com a acústica mais isolada.

Headphones abertos (Open back headphones)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando a gente fala em experiência auditiva, os headphones abertos costumam oferecer uma experiência de maior qualidade do que os modelos fechados. O motivo é simples: como eles deixam o som circular de forma mais livre, as distorções presentes nos fones fechados acabam não existindo.

Apesar de, por causa da sua abertura externa, ele não apresentar muitas variações de graves, os headphones abertos são bem queridos por quem gosta de ter uma experiência mais aprimorada de som, mais aprimorada do que com modelos fechados.

Além da questão de som, somam-se aos fones abertos vantagens como ser mais leve, não superaquecer a orelha e não isolar o usuário do mundo, permitindo que ele fique atento ao ambiente.

Como nem tudo são flores, o fato de o fone espalhar o som para além dos ouvidos do usuário pode fazer com que o item não seja bem visto em ambientes compartilhados, como escritórios e transporte público. 

Sem falar de que, no geral, os headphones abertos são bem mais caros (mesmo) do que os headphones, fechados,custando valores bem acima do que até mesmo os modelos para o mercado gamer.

Em resumo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de fornecerem uma experiência de áudio mais limitada, os headphones fechados têm como vantagens aspectos como variedade, preço e conveniência, já que um dos principais motivos para se comprar um headphone fechado é estabelecer uma certa distância do próximo.

Mesmo com uso limitado e bem mais caros, os headphones abertos também souberam conquistar o público por apresentar sons graves,médios e agudos mais precisos, fornecendo uma experiência sonora que não se vê todo o dia.


Confira as promoções de fone de ouvido do Promobit e economize na sua compra. Aproveitando o cupom Submarino sua compra pode ficar ainda mais barata.