Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Como escolher um Headphone?

Saber quais características avaliar, dependendo do uso que se deseja fazer, ajudar muito na hora de escolher o produto ideal

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

19 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O desenvolvimento do mercado de games fez com que a demanda por headphone (aquele fone com uma “almofada nos ouvidos) crescesse nos últimos anos, já que ter um equipamento confortável garantiria ao usuário horas de jogo sem dores na região das orelhas. E o interesse pelo produto, que já era constante, aumentou em 2020 por conta do sistema de trabalho remoto adotado por diversas companhias por causa da pandemia da Covid-19. Com tamanha variedade, temos um problema, como escolher um headphone? 

Abaixo, vamos apontar características que você deve procurar durante a pesquisa, lembrando que você precisa analisar aspectos como seus hábitos, locais em que pretende usar o headphone e, claro, orçamento disponível, para encontrar o produto mais indicado para o que você necessita.

O que analisar ao compra um headphone?

Uso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O mercado de headphones ficou tão vasto que já abrange modelos para nichos específicos, como o público gamer (já citado aqui), fitness ou pessoas que gostam de um fone de qualidade para ouvir música.

Caso você tenha um interesse em utilizar o seu aparelho majoritariamente para uma única atividade, pode ser interessante buscar produtos desenvolvidos para esse fim.

Ajustes na cabeça e orelhas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O headphone precisa abranger toda a região da cabeça e fixar o bastante para não escapar, mas também não pode ser muito apertado para não deixar a orelha ou cabeça doloridas após usá-lo. 

Para minimizar esse risco, é importante que o fone escolhido tenha diversas opções de ajustes (tanto para a cabeça como para as orelha), e que tenha, de preferência, um acolchoamento na região

Controle

Boa parte dos headphones vendidos atualmente contam com botões colocados ou no fio ou em um dos lados do fone, para controlar volume ou “passar” uma música. Vale fazer um teste para verificar o quão fácil e confortável é utilizar esse recurso, especialmente se você planeja utilizá-lo no transporte público ou em passeios.

[carrossel_teste]

Com ou sem Isolamento sonoro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A funcionalidade de isolamento permite ouvir com mais qualidade e menos volume, o que é bastante benéfico para a sua audição. Porém, esses modelos costumam ser mais caros. 

Via de regra: se for possível comprar, é uma escolha que valhe a pena considerar.

Impedância e resposta de frequência

A impedância é representada em Ohms e mede o volume da música. Quanto menor ela for, maior é o potência suportada pelo headphone — que, nesse caso, é medida em miliwatts – mW.

Já a resposta de frequência está relacionada com a experiência proporcionada pelo fone. O ouvido humano consegue identificar frequências entre 20 Hz e 20 mil Hz, então um fone de ouvido deveria, por padrão, já reproduzir essas faixas. Porém, alguns modelos são capazes de reproduzir frequências abaixo de 20 Hz ou acima de 20 mil Hz, o que permite ao usuário captar detalhes na música que não seriam possíveis com um fone comum.

Com ou sem fio?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se a ideia é utilizá-lo para atividades fora de casa, a versão sem fio é mais recomendada pela praticidade. E, por conta disso, é preciso redobrar o cuidado em questões como o “encaixe” do aparelho na sua cabeça, para que você não tenha que fazer um esforço de consciente de arrumá-lo de tempos em tempos.

Caso a opção seja por um headphone com fio, vale buscar dados sobre a extensão do cabo, já que um aparelho com comprimento muito curto pode reduzir a sua mobilidade e tornar o uso do equipamento em uma experiência desconfortável.

Dica bônus: Pesquise, pesquise e, na dúvida, continue pesquisando

Essa matéria está sendo em um momento no qual a pandemia da Covid-19 ainda está presente e a indicação médica é de que as pessoas evitem locais com aglomerações, como shoppings, supermercados e praticamente qualquer lugar que forneça a oportunidade de testar um headphone físico.

Para contornar esse problema, sugerimos pesquisar o máximo possível, lendo postagens e assistindo reviews, para ter uma ideia aproximada das qualidades do headphone que você procura. 

E, se mesmo com todas essas informações, o “match” não acontecer quando você experimentar o produto, lembre-se.que o Código do Consumidor permite ao cliente devolver o produto comprado pela internet e receber de volta o valor integral pago em até 7 dias.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de fone de ouvido e de eletrônicos, áudio e vídeo. Aproveitando o cupom Americanas suas compras podem ficar ainda mais baratas.