Promobit
Artigos

Grandes Varejistas: Ricardo Eletro

Saiba mais sobre a Ricardo Eletro, varejista que surgiu no interior de Minas Gerais e hoje, além das lojas físicas, mantém e-commerce com mais de 80 mil produtos.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

23 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quem vê a Ricardo Eletro hoje não imagina que a empresa surgiu tímida, no interior de Minas Gerais. Idealizada por Ricardo Nunes, a varejista mantém mais de 80 mil produtos disponíveis no e-commerce, além das lojas físicas espalhadas por alguns estados do país. Para conhecer um pouco mais sobre essa história, continue lendo o artigo e dê uma olhada nas promoções Ricardo Eletro do Promobit.

Conheça a Ricardo Eletro

Especializada em eletrodomésticos e fundada por Ricardo Nunes, a Ricardo Eletro surgiu em 1989, em Divinópolis, interior de Minas Gerais. Dez anos depois, chegou em Belo Horizonte. Em 2002, abriu lojas no Espírito Santo e, em 2005 se expandiu para a Bahia.

Em 2007, a Ricardo Eletro comprou a rede de varejistas e atacadistas MIG. O resultado foram 200 lojas reformadas e transformadas em Ricardo Eletro em menos de três meses, a maior expansão da empresa. No ano seguinte, a loja chegou ao Rio de Janeiro.

2009 foi o ano em que a Ricardo Eletro lançou o seu e-commerce oficial, para vender muito mais do que eletrônicos. No site, que disponibiliza mais de 80 mil produtos para os consumidores, é possível comprar ar-condicionados, ventiladores, eletrodomésticos, eletroportáteis, itens de móveis e decoração, acessórios para cozinha e para limpeza e organização, além de itens para bebês e crianças, entre outros.

Em 2010, a Ricardo Eletro passou a pertencer à holding Máquina de Vendas, assim como a Insinuante, a Citylar e a Eletroshop. No ano seguinte, entrou no conjunto a rede Salfer. Seis anos depois, a companhia se voltou inteiramente para uma única marca, a Ricardo Eletro, e se consolidou desta forma.

A Ricardo Eletro é confiável?

No Reclame Aqui, a varejista tem nota de 7,3, considerada uma boa reputação. Com 98,6% das reclamações respondidas e índice de solução de 87% delas, 45,5% das pessoas que abriram reclamações indicam que voltariam a fazer negócio com a Ricardo Eletro.

Entretanto, no início do ano foi aprovado pela Justiça um plano de recuperação extrajudicial (acordo privado entre devedor e credor que ocorre fora da esfera judicial) para a Máquina de Vendas, que tinha pedido aberto desde agosto do ano passado. O valor da ação, que está sendo conduzida pela Starboard, companhia brasileira que compra ações das empresas, é de cerca de R$1,9 bilhão. Isso significa que, de alguma forma, a empresa não está honrando com seus deveres financeiros e, de certa forma, está sem investimento, por conta da falta de capital. Para tentar minar isso, a alternativa foi fazer um pedido de recuperação, para literalmente “recuperar” o dinheiro que não tem, através de um plano de ação.  

Na prática, nada muda para o consumidor, porque a empresa tem o dever de continuar trabalhando normalmente e prestando serviços. Um pedido de recuperação extra-judicial não significa que a empresa está falida, mas que passa por problemas.

Formas de Pagamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Ricardo Eletro trabalha com os cartões de crédito das bandeiras Mastercard, Visa, Diners Club, American Express, Hipercard e Elo. Se preferir, o valor da sua compra pode ser dividido em até dois cartões, desde que seja superior a R$5 sem aplicação de nenhum cupom de desconto.

Também é possível comprar com o Masterpass (uma carteira digital que, por meio da Mastercard, armazena informações de cartões pré-pago, de crédito e débito de diversas bandeiras, além de até 25 endereços de entrega diferentes, para você poder realizar sua compra mais rapidamente) e com o Visa Checkout (também carteira digital, mas administrada pela Visa, em que é possível cadastrar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa, MasterCard, American Express ou Discover).

A opção de pagamento por boleto bancário também está disponível.

Promoções Ricardo Eletro

Como o próprio nome sugere, a Ricardo Eletro, apesar de muito expandida, se destaca pelas promoções de eletrodomésticos e eletrônicos. Você pode dar uma olhada em:


Está procurando formas de economizar e não sabe como? Acompanhe os cupons de desconto do Promobit e não deixe de conferir as promoções Americanas e promoções Casas Bahia