Comparativos

Galaxy S23 FE x Galaxy S22: qual é o melhor smartphone?

Celulares parecidos ou há uma superioridade? Entenda mais sobre os dois aparelhos para descobrir qual é o melhor: Galaxy S23 FE x Galaxy S22

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

31 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

A linha Galaxy FE começou em 2021, sendo a tentativa da Samsung de lançar um smartphone próximo ao flagship só que por um preço mais acessível. Por conta disso, muitos usuários costumam questionar se realmente compensa investir no modelo FE mais recente ou no flagship base da geração anterior. Com isso em mente, trouxemos esse cenário para os dias atuais para decidir qual é o melhor atualmente: Galaxy S23 FE x Galaxy S22. São aparelhos iguais ou há uma diferença real? Confira o comparativo completo abaixo. 

Ficha técnica

EspecificaçãoGalaxy S23 FEGalaxy S22
Tela6.4’’, AMOLED, Full HD+ – 120 Hz6.1’’, AMOLED, Full HD+ – 120 Hz
Memória RAM8GB8GB
Armazenamento128 ou 256GB128 ou 256GB
ProcessadorExynos 2200 ou Snapdragon 8 Gen1Exynos 2200 ou Snapdragon 8 Gen1
Câmeras traseiras50 MP (Principal); 13 MP (Ultrawide); 8 MP (Retrato)50 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide); 12 MP (Telefoto)
Câmera frontal10 MP10 MP
Bateria4.050 mAh3.700 mAh
Dimensões158 x 76.5 x 8.2 mm – 210g146 x 70.6 x 7.6 mm – 167g

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ambos os modelos possuem bordas arredondadas com traseiras em vidro, com o S23 FE tendo a identidade visual da linha S23, tendo as bordas laterais retas em relação a traseira e com as lentes das câmeras presentes sem uma área destacada, sendo um design mais clean e cores mais claras e reluzentes. Já o S22 possui um tamanho um pouco menor, com as bordas tendo uma ligeira curva em relação a tela e a traseira, e com o conjunto de câmeras destacado no “escudo”, tendo uma traseira um pouco mais chamativa, com cores mais chapadas e foscas. 

Quanto a conectividade ambos possuem suporte a redes 5G, NFC, Wifi 6, Bluetooth (5.3 no S23 FE e 5.2 no S22), certificação IP68 e porta USB-C na parte de baixo. Nenhum deles conta com gaveta para cartão microSD ou entrada para fones de ouvido. Logo, são aparelhos bem parecidos, ficando para o usuário decidir qual design ele prefere.

Resultado: Empate

Tela e som

No quesito tela os dois modelos contam com características parecidas que resultam em painéis de alta qualidade em ambos, tendo tecnologia AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz tanto no S23 FE quanto no S22. No entanto, a tela do modelo mais novo é ligeiramente maior, 6.4 polegadas em relação a 6.1, e fica na vantagem de possuir um pico de brilho maior, não apresentando empecilhos ao ser utilizado sob luz solar, enquanto a tela do S22 não proporciona uma visualização tão agradável nessa situação. Quanto ao áudio, ambos contam com som estéreo e suporte a Dolby Atmos.

Resultado: Galaxy S23 FE

Desempenho

O comparativo Galaxy S23 FE x Galaxy S22 no quesito desempenho acaba sendo um pouco confuso, já que os dois modelos possuem duas variações com chipsets diferentes. Ambos podem ser adquiridos com o processador Exynos 2200 ou com o Snapdragon 8 Gen1. E apesar da grande maioria dos consumidores preferirem os chipsets da Qualcomm, nessa geração em questão os dois chipsets não apresentam muita diferença no desempenho e nem na questão do aquecimento – que costuma ser o motivo de tantas pessoas terem um pé atrás com o Exynos. 

Apesar da versão com Snapdragon 8 Gen1 alcançar resultados melhores em testes de benchmark, a diferença é mínima, sendo praticamente impossível de notá-la na prática, com as duas versões enfrentando problemas de aquecimento acima da média. Tanto S23 FE quanto S22 funcionam tranquilamente durante o dia a dia em aplicativos comuns, e aguentam bem jogos pesados a 60 fps, mas com essa ressalva da temperatura. Portanto, não existe um vencedor de fato no quesito desempenho. 

Resultado: Empate

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No papel, o conjunto de câmeras dos dois aparelhos é praticamente igual, mas na prática vemos uma ligeira diferença nos resultados. Ambos os sensores principais entregam um bom nível de definição e detalhes, mas o S23 FE busca cores mais vivas tendo um “dedo” a mais na saturação e no contraste, ponto esse que por não estar tão presente no S22, pode fazer parecer que as imagens são “sem graça” quando olhadas lado a lado, mas é questão de gosto. O conjunto como um todo também se mostra mais versátil e responsivo no S23 FE, enquanto o S22 muitas vezes não consegue alcançar os resultados ideais em usos específicos das lentes ultrawide e telefoto que muitas vezes apresentam perda de foco, sobrando para o sensor principal “resolver” tudo. 

Quanto a gravação de vídeos os celulares praticamente são iguais, tanto em resultados quanto em recursos, permitindo registros em 8K a 24 fps, 4K a 60 fps ou 1080p em até 240 fps. As câmeras frontais também entregam imagens em qualidade similar, com uma ligeira vantagem na reprodução de cores e detalhes do S23 FE. 

Resultado: Galaxy S23 FE

Bateria

A bateria é uma especificação que ambos os modelos ficam abaixo da média para os padrões atuais, tendo 4.500 mAh no Galaxy S23 FE e 3.700 no Galaxy S22. Na prática, o modelo mais recente tem capacidade para pelo menos um dia inteiro de usos rotineiros, sem passar muito tempo consumindo vídeos ou jogos, enquanto o S22 tende a não durar tanto tempo, principalmente com as configurações de brilho automático na tela. Ambos suportam carregamento rápido de até 25W, também ficando abaixo dos padrões dos aparelhos Android atuais. 

Resultado: Galaxy S23 FE

Preço

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Geralmente, aparelhos mais novos tendem a serem mais caros, mas como o Galaxy S22 é um aparelho de 2021, seu preço voltou a subir. Portanto, não há uma diferença tão grande de preço entre os dois, ficando em um valor próximo aos 3.000 reais para os dois modelos. 

Resultado: Empate

Aparelhos equivalentes ao Galaxy S23 FE

O Motorola Edge 50 Pro e o POCO F5 são alternativas interessantes ao Galaxy S23 FE, com o aparelho da Motorola ficando atrás no desempenho mas se equiparando nos quesitos construção, design, câmeras e tela de alta qualidade. Já o modelo da Xiaomi entrega uma tela igualmente boa, mas com desempenho e bateria melhores. 

🛒Compre agora o Motorola Edge 50 Pro ou o POCO F5 no Mercado Livre

Aparelhos equivalentes ao Galaxy S22

O Xiaomi 12 é uma alternativa ao Galaxy S22, tendo uma traseira texturizada, tela igualmente boa, mas com desempenho e câmeras superiores. Outra alternativa é o Motorola Edge 30 Pro, que se equipara em praticamente tudo, apesar de câmeras inferiores e um suporte mais curto da fabricante em relação a atualizações. 

Galaxy S23 FE x Galaxy S22: veredito

Sendo smartphones tão parecidos, era de se esperar que a questão do preço desse um favoritismo ao modelo mais antigo. Entretanto, como é fácil de encontrar o Galaxy S22 por um preço parecido – e às vezes até mais caro – o Galaxy S23 FE é uma escolha mais interessante em 2024, mesmo com poucas vantagens. Ambos são bons aparelhos, mas o modelo mais recente tende a se manter como uma opção superior a longo prazo, principalmente no quesito bateria e suporte a atualizações.


Aproveite os cupons de desconto do Promobit para economizar ao máximo na compra de seus novos fones de ouvido