Promobit
Comparativos

Galaxy Note 10 vs Galaxy S10: qual o melhor celular da Samsung?

Os dois aparelhos da Samsung são ótimos smartphones com configurações de ponta, mas pensados para públicos distintos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O celulares Galaxy S10 e S10+ não reinam mais sozinhos entre os smartphones topo de linha da Samsung, já que recentemente a fabricante coreana trouxe ao Brasil os novos Galaxy Note 10 e Note 10+. Os novos modelos possuem algumas semelhanças e diferenças relevantes que os tornam mais interessantes para públicos-alvo distintos. 

A última geração de celulares da linha S estão entre os melhores aparelhos da atualidade e contam com especificações que os tornam aparelhos praticamente completos, porém com funcionalidade mais abrangentes. Já os celulares da linha Note claramente são desenvolvidos pensando em usuários que priorizam a produtividade e a execução de várias tarefas simultâneas e a qualquer momento. 

Mas, além da caneta que acompanha o Note 10, quais são as principais diferenças entre os smartphones da linha “S” e da linha “Note”?

Galaxy Note 10+ vs Galaxy S10+

Tela

Começando nosso comparativo pelos modelos plus de cada linha, o que destaca-se de cara é o tamanho avantajado do Galaxy Note 10+, com tela de 6,8 polegadas e resolução Quad HD. Para ter uma ideia da dimensão da tela do aparelho basta lembrar que existem tablets com telas de 7 polegadas, além do notch localizado na parte superior central da tela.  

note-10-4

Já o S10+ possui tela de 6,4′ também Quad HD com notch localizado na parte superior direita da tela. Os dois monitores são Amoled dinâmico com proteção aos olhos contra luz azul e desbloqueio por impressão digital na tela. No quesito tela, temos duas opções de ótima qualidade, ficando mais ao gosto do comprador em optar por uma tela maior ou menor. 

Câmeras

Quanto às câmeras, ao analisarmos apenas as configurações, o conjunto óptico principal é praticamente o mesmo nos dois aparelhos: câmera tripla, sendo uma 12MP, outra ultrawide de 16 MP e ainda uma teleobjetiva também de 12 MP, com a única diferença em números relativa a abertura da lente teleobjetiva, que no Galaxy Note 10+ é de f/2.1, enquanto a mesma teleobjetiva no S10+ tem abertura de f/2.4. Diferença relativamente pequena e que provavelmente só será percebida em usos muito específicos da câmera, mas que em nada compromete a qualidade de imagem das duas lentes. Quanto às câmeras frontais, o S10+ leva vantagem com sua câmera frontal dupla de 10 e 8 MP, enquanto o Note 10+ é equipado com câmera frontal única de 10 MP. 

Bateria

Houve evolução na capacidade de bateria no modelo Plus da linha Note, com bateria de 4.300 mAh, compatível com carregamento ultrarrápido e carregamento sem fio, enquanto o S10+ possui potência um pouco menor, de 4100 mAh, e carregamento “apenas” rápido, também na opção sem fio. Com exceção ao carregamento ultrarrápido da bateria do Note 10+, as duas baterias são muito semelhantes e uma maior autonomia do Note 10+ só pode ser evidenciada diante do consumo energético do aparelho em rotina de uso.

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Processador que equipa os celulares Galaxy Note 10 e Note 10+

Quanto às configurações de memória e armazenamento, existem mais opções disponíveis no S10+, que chegou às lojas com 8 GB de RAM e 128 GB ou 512 GB e uma versão mais potente com 12 Gb de memória e 1 TB de armazenamento. Já o recém lançado Note 10+ possui opção única de 12 GB de RAM e 256 ou 512 GB expansíveis para até 1 TB com cartão micro SD. Apesar de 512 GB de armazenamento ser muito espaço para um celular, o mais completo neste quesito é o S10+ na sua versão com 1 TB de armazenamento. 

O processador do Note 10+ é o Exynos 9825, que também está presente no Note 10, sendo em tese uma evolução do Samsung Exynos 9820 que equipa tanto o Galaxy S10+ quanto o S10, porém, assim como no caso da bateria, apenas analisando os números dos dois modelos não é possível determinar qual converte melhor desempenho em usabilidade

Galaxy Note 10 vs Galaxy S10

Tela

Em termos de tamanho, a tela do Galaxy Note 10 possui o tamanho médio entre os quatro celulares da linha Note analisados neste texto: são 6,3 polegadas, dimensão maior que do S10, mas não tão grande quanto o Note 10+, porém a resolução de imagem da tela do Note 10 é full HD, enquanto o S10 embora com tela menor de 6,1 polegadas tem resolução Quad HD, assim como os celulares Plus da linha S e da linha Note. As duas telas são de Amoled dinâmico e a semelhança em relação ao notch para câmera de selfie repetem-se também nos celulares menos potentes de cada linha, com a localização central superior no Note 10 e na parte superior direita na tela do S10. 

Câmera

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No quesito câmera a mesma situação acontece com a comparação dos conjuntos ópticos dos celulares “plus”, sendo apenas a abertura da lente teleobjetiva maior no Note 10, contando também com zoom óptico e estabilização óptica,  porém para análise de desempenho os números representam um empate técnico entre os dois modelos. Embora câmera de selfie dos dois aparelhos seja de 10 MP, o Galaxy S10 leva pequena vantagem por possuir uma abertura maior, f/1.9 contra f/2.2 do Note 10. 

Bateria

Outro item em que a proximidade de características é muito grande é sobre as baterias dos dois aparelhos. Enquanto o S10 possui carregamento rápido e sem fio para a sua bateria de 3.400 mAh, o Note 10 vem com bateria de 3.500 mAh, mas com carregamento ultrarrápido. De acordo com a Samsung, a evolução na autonomia de bateria do Note 10 está mais relacionada à gestão energética do aparelho do que a capacidade de sua bateria, logo apenas durante o uso real por usuários será possível constatar qual bateria possui maior autonomia. 

Desempenho

Modelo de processador é ligeiramente superior no Galaxy Note 10, sendo o Exynos 9825  mais novo e levemente melhor em números que o Exynos 9820 que equipa o S10, porém apenas a usabilidade dirá qual apresenta melhor desempenho. Mas fica claro que ambos são celulares de alto desempenho  e voltado para uso extremo. 

As configurações de hardware do Galaxy Note 10 são robustas, porém com apenas uma opção disponível com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Já o S10 amplia o leque de opções, podendo ser encontrado com duas opções de armazenamento, 128 ou 512 GB acompanhado de 8GB de RAM. 


E para você, qual aparelho é o melhor? Deixe sua opinião nos comentários sobre qual o melhor topo de linha da Samsung.

Dos modelos premium aos aparelhos mais básicos e funcionais, promoção de informática é no Promobit. Aproveite nossos cupons de promoção para que sua compra fique ainda mais barata. E caso esteja programando-se para trocar de celular a Black Friday costuma ser o melhor momento do ano.