Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Galaxy Note 10 vs Galaxy Note 9: quais as novidades dos lançamentos da Samsung?

Design, desempenho e evoluções tecnológicas. Confira o que mudou entre a linha Note 9 e Note 10 da Samsung.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A Samsung lançou oficialmente no Brasil os novos modelos da linha Note, que são o Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10+ com preços entre R$ 5.299 e R$ 6.799 e que apresentam algumas diferenças entre eles, como o Note 10+ ser maior e com configurações mais parrudas, mas os dois novos celulares da empresa coreana trouxeram inovações em relação ao seu antecessor Galaxy Note 9.  

Entre as principais novidades está a mudança de design que mantém a pegada de celular voltado para desempenho, mas aproxima a linha do desenho do atual Galaxy S10, e o posicionamento da câmera frontal na parte superior central da tela com uma borda menor. Também podemos destacar a evolução da caneta eletrônica S Pen, que agora possui comando por gesto para controlar algumas funções do dispositivo à distância, além de melhor desempenho de hardware. Confira o que mudou entre os aparelhos da linha Note 10 e o Galaxy Note 9. 

Tela menor no Note 10 e maior no Note 10+

Umas das principais evoluções entre o modelo anterior e os dois novos modelos da linha Note está na variação do tamanho da tela, já que o Galaxy Note 10 possui tela Full HD de 6,3 polegadas, que é inferior ao Note 9 com 6,4 polegadas. A tela do Note 10+ é uma Quad HD de 6,8 polegadas, a maior de toda a linha Note até o momento. 

note-10-41

A tecnologia de tela dos dois aparelhos é Dinaminc Amoled, que além de melhorar a qualidade das imagens permite a presença do leitor de impressões digitais sobre a tela e proteção contra luz azul para mais conforto aos olhos. Já a tela do Note 9 é uma Super Amoled, com tecnologia ainda muito boa, porém anterior as tela de AMOLED Dinâmico. 

Câmeras: antes eram duas e agora são três 

As câmeras são itens em constante evolução nos smartphones e é comum que a tecnologia melhore a cada lançamento. Essa constante também acontece na transição entre a linha Note 9 e Note 10. O modelo mais antigo é equipado em seu conjunto óptico principal com câmera dupla, a principal de 12 MP e uma teleobjetiva também de 12 MP, enquanto a câmera frontal é única, com resolução de 8MP. 

Já os modelos da linha Note 10 segue a tendência dos últimos lançamentos das principais fabricantes e também é equipado com câmera traseira tripla, sendo a principal com 12 MP, uma ultrawide de 16 MP e uma lente teleobjetiva com sensor de 12 MP, sendo um conjunto óptico mais completo e que oferece maiores possibilidades para fotografar em diversas situações. 

A captação de vídeos também melhorou na geração Note 10, que além de gravar em 4K também possui recursos para estabilização de imagem e desfoque de fundo em vídeos. Está presente também a tecnologia Zoom-in-Mic, que faz com que o direcionamento na captação de áudio aconteça de acordo com o acionamento do zoom na imagem. 

S Pen evoluiu

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro item que já era bastante interessante e apresenta evolução nos novos modelos da Samsung é a S Pen. Anteriormente ela já permitia escrever sobre a tela, fotografar, controlar a música em execução no aparelho, entre outras funções. Agora ela é praticamente um controle remoto do aparelho. Além de fotografar, é possível alternar entre câmera frontal e câmera traseira, dar zoom e movimentar imagens e slides de apresentações apenas riscando levemente a S Pen no ar, sem tocar a tela. 

Equipada com giroscópio e acelerômetro, a nova S Pen é sensível a gestos, mas continua discreta, leve e facilmente recarregável, bastando guardá-la novamente na parte de baixo do aparelho. 

Memória e armazenamento

O Galaxy Note 9 é um celular lançado em um momento em que um aparelho topo de linha tinha como padrão 6 GB de RAM, embora também exista a opção com 8 GB. Atualmente, convencionou-se que os modelos mais avançados das fabricantes são equipados com pelo menos 8 GB, como no caso do Note 10, mas já existem os aparelhos com 12 GB de memória e o Note 10+ é um deles. 

O mesmo pode ser dito sobre a capacidade de armazenamento que na linha Note 10 é de 256 GB, enquanto o Galaxy Note 10+ apresenta duas opções disponíveis: de 256 GB ou 512 GB expansíveis para até 1 TB. O Note 9 no momento de seu lançamento já possuía bastante espaço interno em sua versão mais avançada, com 512 GB e o modelo mais barato tem 12 GB de RAM. 

Processador mais moderno

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Note 9 conta com o processador Exynos 9810 de 8 núcleos, 2,4 GHz e fabricação própria da Samsung. O mesmo acontece com os aparelhos lançados em 2019. Tanto Note 10 quanto Note 10+ também são equipados com processador fabricado pela Samsung, o Exynos 9825 igualmente de oito núcleos e 2,73 GHz de frequência. 

De acordo com a Samsung, seu novo processador que também equipa o Galaxy Note 10 ocupa 40% menos espaço com 20% a mais de desempenho e gasto energético em média 50% menor que os processadores anteriores da marca. 

Bateria também menor no Note 10 e maior no Note 10+

No quesito bateria temos um fator pouco frequente que é uma bateria aparentemente menos duradoura no Note 10 em relação ao Note 9, com a mais recente contando com 3500 mAh contra 4.000 mAh do modelo da geração anterior. No entanto, como a autonomia das baterias não depende apenas da quantidade de miliampere, mas também da gestão de gastos energéticos de cada aparelho, será preciso submeter as baterias do Note 10 a usos cotidianos para chegar a uma conclusão sobre seu desempenho. 

Já o Galaxy Note 10+ possui bateria de 4.300 mAh, que também é bem provável que dê conta de um uso mais intenso.


Os últimos lançamentos e as melhores promoções de smartphones com melhor custo benefício aparecem com preço mais baixo no Promobit. Aproveite o cupom Americanas e economize ainda mais. E Prepare-se pois a Black Friday está chegando e com ela as melhores oportunidades.