Aliexpress_ megasaldãojunho
Comparativos

Galaxy A54 ou Galaxy M54: qual é o melhor intermediário da Samsung?

Para sanar as suas dúvidas entre os dois intermediários da marca sul-coreana, entenda qual o superior: Galaxy A54 ou Galaxy M54.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

4 de jun de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Com tantas opções sendo lançadas ao longo de um ano, a Samsung conta com uma ampla gama de aparelhos intermediários que mesmo fazendo parte de diferentes linhas, ainda assim são modelos bem parecidos, podendo ser difícil para alguns consumidores definir qual a melhor opção para as suas necessidades. Sendo dois dos principais smartphones lançados pela marca em 2023, saiba qual se encaixa melhor na sua forma de uso: Galaxy A54 ou Galaxy M54? Confira! 

Compre agora os aparelhos da Samsung!

Galaxy A54 ou Galaxy M54?

O segmento intermediário costuma receber grande atenção dos consumidores por, na maioria das vezes, apresentar aparelhos com configurações equilibradas, alguns pontos de destaque, design simples e diretos, e um preço não tão elevado. E sendo uma das principais fabricantes do meio, a Samsung vem gerando dúvidas por seus inúmeros lançamentos de smartphones parecidos. Ambos aparelhos já foram analisados individualmente aqui no blog, e agora vejamos qual é o melhor, Galaxy A54 ou Galaxy M54. 

Ficha técnica Galaxy A54 e Galaxy M54

EspecificaçõesGalaxy A54Galaxy M54
TelasSuper AMOLED, 6.4’’, Full HD+, 120 HzSuper AMOLED Plus, 6.7’’, Full HD+, 120 Hz
ProcessadorExynos 1380Exynos 1380
Memória RAM8 GB 8 GB 
Armazenamento128 / 256 GB128 / 256 GB
Câmeras Traseiras50 MP (Principal)  / 13 MP (Grande angular) / 5 MP (Macro)108 MP (Principal)  / 8 MP (Grande angular) / 2 MP (Macro)
Câmera Frontal32 MP32 MP
Bateria5.000 mAh 6.000 mAh 
Dimensões152.2 x 76.7 x 8.2 mm – 202 g164.9 x 77.3 x 8.4 mm – 199 g

Design e construção

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
As partes traseiras do Galaxy A54 e do Galaxy M54

As semelhanças entre os aparelhos começam já na parte visual, com a dupla de intermediários seguindo a linha do Galaxy S23, assim como a grande maioria dos smartphones da marca lançados neste ano. A disposição de botões no corpo dos modelos é similar, assim como o posicionamento das três lentes das câmeras na parte traseira. Porém, entre tantos fatores parecidos, a principal diferença está no acabamento dos celulares. Ainda que o M54 também possua um design digno de um aparelho premium, seu acabamento é inteiramente em plástico liso, enquanto o A54 conta com vidro, além de contar com mais opções de cores. 

Há quem prefira celulares com acabamento em plástico por não serem tão frágeis a quedas quanto celulares em vidro, porém, o A54 também se destaca por possuir certificação IP67 contra poeira e água. E considerando que são aparelhos de mesmo nível com praticamente a mesma proposta, o modelo da linha A leva vantagem nesse quesito. 

Resultado: Galaxy A54

🛒Compre agora o Galaxy A54 na Amazon

Tela e áudio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é um ponto interessante no comparativo Galaxy A54 ou Galaxy M54, já que cada um leva vantagem em uma característica. Primeiramente, vejamos as telas. Ambos os aparelhos contam com painéis Super AMOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz, com o M54 sendo uma tela Super AMOLED Plus de 6.7 polegadas, e o A54 sendo um painel Super AMOLED comum de 6.4 polegadas. A tela dos dois modelos são de alta qualidade, capazes de exibir cores vivas, com bom brilho e boa fluidez para diferentes formas de uso, porém, por ser um pouco maior e contar com uma tecnologia levemente superior, a tela do M54 fica um passo à frente, apesar de pouca diferença na prática.  

Por outro lado, ao falarmos do áudio a situação se divide, e o que cada aparelho entrega pode ser bom ou ruim a depender da forma de uso. O M54 possui apenas áudio mono, já o A54 conta com áudio estéreo com suporte a Dolby Atmos. De forma geral, a vantagem que o A54 possui em relação ao áudio é superior à vantagem que o M54 tem na tela, apesar de não ser uma especificação tão relevante quanto o display. Portanto, considerando que tela e áudio estão sendo analisadas de forma conjunta como geralmente fazemos aqui no blog, o resultado é um empate. 

Resultado: Empate

Desempenho

O desempenho costuma ser um fator determinante como “desempate” ao compararmos dois smartphones parecidos. Porém, isso não pode ser dito aqui, já que ambos têm os mesmos pontos positivos e negativos quanto ao seu poder de fogo. Os dois celulares contam com o Exynos 1380 como chipset, e com 8GB de memória RAM. Logo, tanto um quanto outro funcionam tranquilamente em utilidades do dia a dia, incluindo usos multitarefas, além de aguentar boa parte dos jogos da atualidade sem grandes engasgos. 

Apesar da fama dos chipsets Exynos esquentarem bastante, ambos os aparelhos só terão esse problema ao serem utilizados por um longo período de tempo e com aplicações que exijam mais do hardware. 

Resultado: Empate

Câmeras

O comparativo do conjunto de câmeras pode enganar quando observado apenas sob a perspectiva da ficha técnica, já que muitos podem presumir que o M54 é consideravelmente superior por possuir um sensor principal de 108 MP em comparação ao de 50 MP do A54, mas na prática não é bem assim que as coisas funcionam, já que a qualidade das fotos são bastante parecidas, e com o modelo da linha A se mostrando superior nas outras lentes que compõem o conjunto. Principalmente na ultrawide de 13 MP, o Galaxy A54 se mostra mais versátil a diferentes tipos de uso, entregando um maior nível de detalhes e definição em suas imagens.

Além da semelhança nos resultados da lente principal, ambos os modelos são igualmente bons utilizando a câmera frontal de 32 MP. Mas quanto a gravação de vídeos, temos mais uma vantagem ao A54, que permite registros em 4K a 60 fps enquanto o M54 na mesma resolução só vai até os 30 fps.

Resultado:Galaxy A54

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A bateria é um dos poucos pontos onde temos um “vencedor” claro na disputa entre Galaxy A54 ou Galaxy M54, já que o modelo da linha A conta com o padrão atual de 5.000 mAh, enquanto o da linha M possui 6.000 mAh, tendo autonomia para até dois ou mais dias de uso cotidiano, apesar de que na prática a diferença apesar de existente, não é tão grande também. Ambos os celulares tem suporte a carregamento de até 25W, mas vem acompanhados em sua caixa com um carregador de apenas 15W. 

Resultado: Galaxy M54

🛒Compre agora o Galaxy M54 na Amazon ou no Mercado Livre

Preço

Considerando o quão similares esses smartphones são, o preço base dos dois em sua época de lançamento era bem parelho. No entanto esse cenário se alterou consideravelmente, já que o A54 se manteve como um aparelho bastante popular, enquanto o M54 por só ser vendido de forma online, foi se tornando um aparelho relativamente raro nos principais e-commerces – ainda mais com o lançamento dos novos modelos de cada linha. O A54 é facilmente encontrado por um valor próximo entre 2.100 e 2.300 reais, enquanto o M54 atualmente já aparece por volta dos 2.800 reais.

Resultado: Galaxy A54

Galaxy A54 ou Galaxy A55?

O sucessor do A54 foi lançado há alguns meses e já aparece com um preço interessante, se tornando assim uma opção de compra viável em seu segmento. Em muitos quesitos os dois modelos são praticamente iguais, como design, tela e bateria. A principal diferença está no desempenho, com o A55 sendo equipado com o Exynos 1480, que garante não só um poder de fogo maior como também resultados mais bem definidos nas imagens feitas com as câmeras, mesmo que elas sejam as mesmas presentes no A54.

Galaxy M54 ou Galaxy M55?

Já ao falarmos do Galaxy M55 a situação é um pouco diferente. Mesmo mantendo uma tela de ótima qualidade e possuindo um desempenho superior ao seu antecessor, o M55 deixa a desejar bastante quanto ao seu conjunto de câmeras, tendo apenas a lente frontal de 50 MP como destaque, e com uma bateria de 5.000 mAh. E apesar da evolução quanto a performance, ele fica consideravelmente atrás do A55, num patamar padrão para um celular intermediário. Logo, o M55 não “herdou” a característica de ser um ótimo custo-benefício que o M54 teve por muito tempo.

Galaxy A54 ou M54: veredito

Considerando que ambos têm vantagens e desvantagens claras, a decisão de comprar o Galaxy A54 ou Galaxy M54 pode acabar pesando para alguma forma de uso ou necessidade específica que o usuário tenha e busque em um smartphone. Por possuir um display maior e uma lente principal de 108MP, o M54 pode ser uma escolha melhor para quem deseja tirar e visualizar fotos em tamanhos maiores, além da superioridade da bateria. 

Porém, o A54 é uma escolha mais equilibrada, justamente por seus pontos de desempate destacados durante a comparação, como design, conjunto de câmeras levemente superior, certificação IP67 e áudio estéreo. E apesar de serem dois bons aparelhos, a questão do preço na atualidade tende a desequilibrar o confronto a favor do modelo da linha A já que você pode adquirir um smartphone levemente superior pagando mais barato. Logo, o Galaxy A54 é uma escolha superior de forma geral, ainda se mantendo como um dos melhores celulares intermediários da atualidade.


Confira as principais promoções de celulares Android da internet, e aproveite para economizar utilizando os cupons de desconto Casas Bahia!