Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Existe diferença entre fogão para gás encanado e de botijão?

Na hora de comprar um fogão, você já ficou na dúvida entre botijão ou gás encanado? Neste artigo explicamos para você se realmente existe um fogão melhor para cada um desses tipos ou não

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

8 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você possui um fogão com botijão de gás, muda para uma casa nova e percebe que lá só tem gás encanado. E agora? Será a hora de trocar de fogão e comprar um aparelho novo? Antes que você se desespere, vamos explicar se realmente existe diferença entre fogão para gás encanado e fogão de botijão e como você pode aproveitar sua fonte favorita de gás.

Existe diferença?

A resposta é não. Qualquer modelo para fogão a gás pode ser usado junto com botijão ou recebendo gás encanado. A única coisa importante é a válvula do fogão e outras peças menores, que precisam encaixar corretamente ou na saída do cano ou no botijão.

Essa conversão precisa ser feita por um profissional qualificado, mas é uma operação rápida e não muito cara (em São Paulo, ela fica em torno de R$ 100,00 a R$ 200,00, dependendo da quantidade de peças novas que serão necessárias). Após a conversão ser realizada, você pode usar seu fogão normalmente. E, se precisar mudar novamente, é só fazer a operação mais uma vez.

Mas o importante é que você não precisa comprar um fogão novo apenas para mudar a fonte de gás dele, o que já é uma grande economia.

Fogão de embutir cooktop

A pressão também é importante

Outro ponto que o profissional precisa verificar na hora de fazer a conversão é a pressão com que o gás chega no equipamento. Isso significa que talvez seja necessário instalar uma peça a mais para regular a pressão. Converse com o profissional responsável pelo serviço para saber se será necessário no seu caso ou não.

E entre o gás de botijão e o gás encanado, existe alguma diferença?

Existem algumas sim. O gás natural, que vem pelo encanamento, é considerado mais seguro, pois se dissipa rapidamente e evita que você precise guardar um grande estoque de gás de uma vez na sua casa, como acontece com o gás do botijão. Além disso, o gás natural também é considerado mais sustentável ao meio ambiente.


Está procurando um novo fogão para sua cozinha? Aproveite nossas ofertas de fogões 4 bocas, fogões 5 bocas e fogões 6 bocas e também os cupons de desconto Casas Bahia e cupons Magazine Luiza.