Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual é a diferença entre extratora e aspirador de pó?

Com funções parecidas, os dois produtos são utilizados para limpeza de superfícies e estofados. Mas a diferença entre extratora e aspirador de pó existe.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

14 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Limpeza de estofados, pisos frios, bancos de carros, tapetes e carpetes… Tanto o aspirador de pó quanto a extratora realizam essa função, mas você sabia que mesmo assim existem diferenças marcantes entre eles? Podemos dizer, inclusive, que a extratora faz uma limpeza mais profunda que o aspirador. Entenda essa diferença entre extratora e aspirador de pó e mais neste artigo. 

Aspirador de pó: limpeza grossa de todas as superfícies, até as úmidas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Foi-se o tempo em que os aspiradores de pó limpavam somente a seco, o que hoje torna mais difícil ainda diferenciá-los das extratoras. Mas, podemos dizer que a função de um aspirador de pó, seja ele aspirador robô ou não, é retirar a sujeira mais grossa e aparente dos ambientes, como partículas de poeira acumuladas, migalhas, fios de cabelo, pêlos de animais, entre outros. 

A vantagem de utilizar um aspirador em relação a uma vassoura, por exemplo, é que, através de um ventilador, ele recolhe a sujeira para dentro de um saco (às vezes nem precisa dele) ao invés de levantar o pó que está no chão a cada movimentação. 

Existem ainda os aspiradores que recolhem não somente as partículas secas, mas também as úmidas, o que chamamos de aspirador de pó e água. Esses são recomendados para lugares úmidos ou para a cozinha, que costuma ter gotículas de água no chão na área junto da pia. Ele possui dois compartimentos separados: em um, ficam os resíduos secos e em outro, os úmidos. 

Os aspiradores podem ter ainda alguns bicos acessórios que facilitam a limpeza de tapetes, cantos e lugares com muitas fendas, difíceis de serem alcançadas. Para utilizar cada um deles, é só trocá-los a cada vez que for aspirar. 

Extratoras: limpeza sofisticada em estofados, banco do carro e outros 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Limpeza que a extratora é capaz de fazer

As extratoras podem ser chamadas de “aspiradores de pó chiques”, pois proporcionam uma limpeza mais sofisticada em estofados, bancos de carro e outras superfícies. Elas foram desenvolvidas para uso profissional, principalmente, e além de aspirar, também ajudam a higienizar profundamente. 

Nesse tipo de aparelho existe um reservatório em que você pode colocar água e produtos de limpeza específicos (que fazem pouca espuma). Assim, a máquina, além de sugar a sujeira, otimiza a limpeza. Ela é muito mais eficiente em carpetes, por exemplo, e ainda deixa um odor agradável de limpeza ao final do processo. Isso funciona porque o poder de sucção da extratora é bem maior do que o do aspirador, logo, ela é capaz de tirar as sujeiras que a gente não vê, além de nos livrar de fungos e bactérias, sem deixar o estofado e a superfície molhados. 

É muito mais vista em faculdades, escolas, escritórios e ambientes corporativos do que o aspirador de pó, mas pode tranquilamente ser utilizada em casa. 


Agora que você já sabe a diferença entre extratora e aspirador de pó, dê uma olhada nas nossas promoções de aspirador de pó para comprar o seu! Com um cupom Amazon ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!