Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Descubra como funciona o mercado sem caixas da Amazon

O Amazon Go é um novo conceito de supermercado sem caixas e sem filas. Você entra, pega o que deseja e vai embora!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

22 de jan de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A Amazon vinha testando um novo conceito de supermercado sem caixas e sem filas, onde o consumidor pode entrar, pegar aquilo que deseja na prateleira e sair andando. O Amazon Go, como é chamado o supermercado, esteve em fase de testes em 2017, abrindo somente para funcionários da empresa. Agora ele finalmente está aberto ao público.

Localizado em Seattle, nos Estados Unidos, o supermercado conta com câmeras e sensores que sabem o que os consumidores tiram da prateleira e colocam de volta – sim, você pode mudar de ideia e simplesmente colocar o produto de volta. A cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito assim que o cliente sai da loja, sem caixas e sem filas, simples assim.

Tudo o que o consumidor realmente precisa fazer é utilizar o app Amazon Go (disponível para Android e iOS) no smartphone e passar o código gerado por um dos leitores que ficam na entrada. Após isso, todos os produtos pegos são automaticamente adicionados à cesta virtual e os que são devolvidos instantaneamente saem da cobrança.

Quais são os possíveis problemas?

O Amazon Go ficou por um ano inteiro em testes e foi submetido a diversas situações, como loja cheia e produtos com alta demanda, mas ainda há pontos a melhorar. Segundo o The Guardian, quando crianças são levadas à loja pode haver certa confusão, já que elas tiram e recolocam muitos produtos das prateleiras.

As câmeras presentes na loja são capazes de identificar corretamente pessoas com visual parecido ou de porte físico similar. A Amazon ressalta que elas não fazem reconhecimento facial, mas como todo o supermercado é monitorado, seria fácil detectar algo fora do comum.

O aplicativo Amazon Go é o responsável por realizar os pagamentos diretamente no cartão de crédito do comprador.
amazon go sem caixa

O Amazon Go tem funcionários?

Sim. Apesar de não contar com operadores de caixa, o Amazon Go conta com alguns funcionários como repositores, que reorganizam o estoque da loja, fiscais que verificam a identidade daqueles que compram bebidas alcoólicas, pessoas que preparam alguns alimentos que são vendidos lá e funcionários que auxiliam novos clientes.

A questão de diminuição de empregos certamente é levantada e essa parece ser uma das profissões que poderão ser substituídas pela tecnologia num futuro próximo, assim como muitas foram antes dela.

Funcionaria no Brasil?

É difícil dizer. A cultura do brasileiro é diferente e seria necessário um bom tempo de adaptação para que todos entendam como funciona o Amazon Go e que não poderíamos largar os produtos em qualquer prateleira, por exemplo, algo bem comum hoje. O país também seria um ótimo teste para o sistema do supermercado, tendo que lidar com o “jeitinho” em diversas situações.

O primeiro (e por enquanto único) Amazon Go fica localizado no número 2131 da 7th Avenue, em Seattle, Washington, e abre de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 21h00.