Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Cuidados ao comprar e instalar pisca-pisca

Para apreciar a decoração de Natal com segurança veja os cuidados que precisa ao comprar e instalar o pisca-pisca.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

10 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As luzes fazem parte da decoração natalina e trazem um charme para as casas, paisagens e pontos turísticos das cidades e centros comerciais. Mas é sempre bom lembrar que apesar de lindas são ligadas em uma corrente elétrica e pode ser arriscado manuseá-las sem os devidos cuidados. Por isso trouxemos neste texto os cuidados que devemos ter ao comprar e instalar um pisca-pisca em ambientes internos e externos. 

Cuidados ao comprar o pisca-pisca

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de muitas vezes a escolha do pisca-pisca ser puramente estética, especialmente pela variedade de cores, tamanhos e formatos que temos atualmente no mercado, é essencial tomar alguns cuidados no momento da escolha e compra do seu pisca-pisca para evitar futuras dores de cabeça. 

O primeiro ponto é se atentar ao local de instalação, existem tipos de pisca-piscas feitos para serem usados apenas em locais secos e sem grande exposição ao sol, mas tem os que conseguem resistir bravamente às chuvas de verão dessa época do ano. Por isso, verifique as recomendações de uso do fabricante, além do material.

Falando em material, esteja de olho na qualidade do produto que pretende escolher, lembre-se de que fios frágeis ou desencapados podem gerar curtos e acidentes. Também busque pisca-piscas com uma boa tomada e evite fazer remendos nos que já tiver em casa.

Por fim, mas não menos importante, busque comprar pisca-piscas que possuam o selo do Inmetro.

Cuidados na instalação do pisca-pisca

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com seu pisca-pisca em mãos agora vamos aos cuidados de instalação. Para que sua decoração de Natal seja linda e segura, separe uma tomada para as luzes e busque evitar o uso de muitos intermediários como extensões, especialmente se ela for compartilhada com outros aparelhos. Para que haja mais segurança dê preferência de colocar a instação longe de produtos inflamáveis como tecidos. 

Veja algumas dicas e recomendações que separamos para a instalação do pisca-pisca em cada ambiente. 

Ambientes internos

Para instalar pisca-pisca em ambientes internos o ideal é não deixar as luzes acesas durante a noite ou por longos períodos, principalmente as que estão na árvore de Natal. Isso pois as luzes esquentam podendo causar acidentes dependendo do material do produto. Já é possível encontrar opções de pisca-piscas que possuem controle de comando via celular, assim fica fácil desligar as luzes antes de dormir ou colocar um timer para o desligamento automático depois de um tempo. 

Certamente a árvore de Natal acesa é a coisa mais linda da época, contudo cuidado com os fios ao alcance de crianças pequenas, busque enrolar o pisca-pisca na árvore de natal antes de colocar os enfeites, assim a parte de condução de energia fica com mais difícil acesso. Essa dica vale também para quem tem animais de estimação que adoram ficar de olho nos enfeites de Natal da árvore, os fios mais “escondidos” evita que ocasionalmente o bichinho morda-os quando for desobediente e roubar uma bolinha da decoração.

Ambientes externos

Passear nas ruas nesta época do ano enche os olhos. Mas a instalação de pisca-pisca na área externa exige um pouco mais de cuidado para ser segura. Como dito anteriormente busque produtos que tenham resistência à chuva e sol e um fio de tomada extenso para uma ligação seca e direta. Mas se preferir algo mais prático, já é possível encontrar opções de pisca-pisca que funcionam com energia solar, além de mais econômico, as luzes não tem limitação de distância desde que o aparelho coletor de luz receba os raios durante o dia. 

Cuidado com os excessos, afinal existe quem deseja colocar luzes na área externa inteira da casa (o que é lindo), mas é necessário verificar se a sua rede elétrica comporta a sobrecarga que entrará. Neste caso, busque ajuda de um eletricista para uma instalação segura para sua residência.  


Quer economizar na compra dos presentes de Natal? Veja nossas melhores ofertas e aproveite para pegar o seu cupom Amazon ou cupom O Boticário.