Take a fresh look at your lifestyle.

Cooktop vitrocerâmico: o que é e como funciona?

A vitrocerâmica é um material extremamente resistente e, por isso, muito usado no revestimento de cooktops.

Os cooktops trazem muitas vantagens para o ambiente da cozinha, principalmente das planejadas. Seu visual moderno, ferramentas bastante úteis e diversas funcionalidades (como elétrico ou por indução), fazem com que o fogão de mesa seja um aparelho muito buscado pelos consumidores.

Mesmo com a ausência de um forno acoplado, as vantagens de um cooktop são muitas. Se você já decidiu que um cooktop é o eletrodoméstico ideal para a cozinha da sua casa, chegou a hora de escolher aquele modelo perfeito para não deixar nada a desejar, como um cooktop vitrocerâmico, que traz um dos designs mais modernos da categoria.

Cooktop por Indução

Leia mais: vale a pena comprar um fogão sem forno?

O que é um cooktop vitrocerâmico?

Existem muitas informações incorretas que circulam na internet sobre os cooktops vitrocerâmicos. Frequentemente, esses fogões de mesa são considerados sinônimos dos cooktops elétricos, mas o aspecto vitrocerâmico não está relacionado ao funcionamento do eletrodoméstico.

A vitrocerâmica é o material que serve de revestimento para o cooktop, podendo ser tanto elétrico quanto por indução, mas não a gás. Outros tipos de revestimento que podem ser encontrados em cooktops são o vidro e aço inox.

A principal vantagem de investir em um cooktop vitrocerâmico é porque o material é bastante resistente e, por isso, é utilizado também em diversos outros setores, até mesmo na medicina. A vitrocerâmica é um vidro comum que é submetido a altas temperaturas, provocando sua cristalização. O material é também combinado com outros elementos, como lítio, silício e alumínio, para garantir maior resistência, e costuma durar muito mais do que o vidro comum.

Outro ponto positivo do material é a baixa condutividade elétrica e dilatação térmica. Isso significa que, mesmo com o calor gerado pelos queimadores, o material em si não esquenta, o que evita queimaduras ao se encostar acidentalmente na superfície do fogão.

Limpeza e manutenção

Cooktop Gourmet Indução

Apesar do material vitrocerâmico ser bastante resistente, isso não significa que ele é inquebrável ou mesmo imune a arranhões. No entanto, mantendo alguns cuidados básicos, é possível manter a aparência do seu cooktop sem muita dificuldade.

A limpeza de cooktops, principalmente os elétricos e por indução, é bem mais fácil, pois são superfícies completamente planas. O mais importante na hora de fazer a manutenção é evitar usar qualquer tipo de material abrasivo, que possa riscar a superfície, como esponjas de aço.

Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de desligar o cooktop e esperar que toda a superfície esfrie corretamente. Outro truque para a limpeza é utilizar detergente para remover as manchas de comida que ficarem no fogão. Você também pode procurar um raspador especial para vitrocerâmica em lojas especializadas, para retirar as marcas mais duras e difíceis de remover. Muitas pessoas também utilizam limão para auxiliar na remoção da sujeira.

No final da limpeza, seque a superfície com um pano limpo ou papel toalha.

Leia mais: 
Quer receber avisos sempre que aparecer Cooktop vitrocerâmico?

Se você tem interesse em comprar um fogão de mesa vitrocerâmico, confira nossas ofertas de cooktop e também de outros eletrodomésticos, para deixar sua casa mais elegante e prática! Também separamos cupons de desconto imperdíveis para você aproveitar e economizar ainda mais!

O que você achou desse post?
+1
0
+1
2
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!