Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Conheça os tipos de rack e saiba qual mais combina com a sala da sua casa

Elegantes e dinâmicos, os racks são móveis pensados para o melhor aproveitamento do espaço da sala de TV. Saiba qual o tipo de rack mais indicado para decoração da sua casa.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Elegantes e dinâmicos, os racks são móveis pensados para o melhor aproveitamento do espaço da sala de TV, funcionando com um apoio para a televisão e demais aparelhos relacionados, como videogame, soundbar e Home Theater. Porém, o rack também pode ser usado em salas sem TV, servindo de base para objetos de decoração ou para acomodar o bar da casa. Conheça os diferentes tipos de rack.  

O que é um rack?

O rack surgiu para substituir as estantes que eram maiores, mais pesadas e pouco úteis nas salas de TVs cada vez menores das atuais casas e apartamentos. Inclusive, é difícil imaginar uma TV atual com muitas polegadas encaixada no espaço destinado a ela em uma estante, porém existem racks maiores para todos os tipos de sala.  Além de dar suporte à TV, aparelhos relacionados e objetos decorativos, racks podem ter gavetas e prateleiras para armazenar outros objetos que costuma ser usados na sala, como baralho, fios, cabos, controle remoto e livros. 

Racks podem ser feitos de diferentes materiais e com designs compatíveis ao estilo de decoração da sua casa. Além de possuir ou não um painel fixado junto a parede. 

Tipos de rack

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Rack baixo

Provavelmente é o modelo que vem a mente de muitas pessoas quando pensam em rack, pois é considerado o tipo clássico. Pode ter diferentes tamanhos, mas é comum a pouca distância entre a parte superior e o chão e a presença de divisórias e compartimentos na parte inferior para acomodação de objetos diversos. Atende com maestria a função de acomodar a TV e organizar o ambiente da sala sem ocupar muito espaço ou parecer um objeto estranho em meio a decoração do cômodo.

Rack com painel

A grande vantagem do rack com painel é a possibilidade de instalar a TV na altura ideal para ser vista. Para melhor visualização da imagem, o televisor precisa ficar a altura dos olhos, porém essa altura depende do tamanho do sofá, poltrona ou acentos disponíveis na sala. Logo, regular a altura onde a TV ficará fixada é mais fácil do que mudar os móveis da sala. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Rack estante

Para os mais saudosistas das antigas estantes, mas que também gostam da comodidade dos racks, existe o modelo híbrido. O rack estante é um móvel multifuncional, maior, mas que também oferece espaço interno superior para quem tem muito o que guardar na sala de casa. 

Rack suspenso

Provavelmente o modelo mais compacto entre os já citados. Trata-se de um rack fixo na parede, com estrutura semelhante a um painel, mas sem contato com o chão. O único detalhe a ser observado é a capacidade de peso suportado por ele, pois ver sua TV cair no chão não deve ser das cenas mais agradáveis. 

O que levar em conta na hora de escolher um rack

Espaço do ambiente

Para saber se o rack é adequado ao espaço que você possui na sala de casa ou do apartamento não basta apenas confiar no olhar. É preciso medir o espaço disponível e procurar móveis com as dimensões condizentes. Mais do que apenas caber, pense na circulação das pessoas, qual o espaço ocupado com as gavetas abertas ou se as postas do rack são de rolar para o lado ou se abrem lateralmente. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Cor

Embora seja bastante tentador escolher um rack da sua cor preferida, é necessário que a cor do item converse com a decoração do ambiente onde ele ficará localizado. Existem racks de diversas cores, principalmente em MDF, e certamente um deles irá combinar com a decoração da sua casa. 

Material

Os materiais mais comuns dos racks são madeira maciça, MDF, MDP e um misto de metal com MDF. Os racks de madeira são mais resistentes, pesados, possuem ar mais clássico, porém normalmente são em formato mais sóbrio. Os modelos de MDF possibilitam maior variedade de formatos e linhas mais arrojadas. O transporte e movimentação também é mais simples pois os modelos são mais leve. Quanto aos racks mistos entre MDF ou MDP e metal apresentam aspecto mais moderno, sendo que o metal costuma ser usado para a sustentação e entorno do móvel. 


As melhores promoções de móveis e decoração estão no Promobit. Aproveite o cupom Magazine Luiza e pague ainda mais barato para decorar sua casa.