Promobit
Guias de Compra

Modelos de painel de TV: saiba como escolher o melhor para sua casa

Os modelos de painel de TV vão variar de acordo com o material e os tipos, como simples ou com nichos e prateleiras. Saiba como escolher o melhor.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

10 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Um painel de TV pode dar um toque mais moderno e charmoso à decoração da sua casa, além de esconder os fios indesejados do próprio aparelho e de outros eletrônicos, como os do home theater ou os da soundbar. Mas, para que ele fique elegante e funcional, é necessário seguir alguns passos para escolher o melhor modelo. Veja as dicas que separamos para você selecionar o que mais se encaixa no seu perfil entre os modelos de painel de TV existentes no mercado. 

Meça o tamanho da sua TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro passo para escolher um painel de TV adequado é selecionar um de tamanho proporcional à sua TV. O ideal é que sobre, no mínimo, 15 centímetros do móvel ao redor do aparelho. Agora, para saber qual o melhor tamanho de TV para você em relação ao cômodo em que ela vai ficar, você pode ler nosso artigo sobre o assunto e tirar todas as possíveis dúvidas. Neste texto você também terá informações sobre como saber qual a distância ideal entre a sua TV e o sofá. 

Saiba a que altura a TV deve estar em relação ao chão para instalar o painel

Para definir exatamente em que posição da parede instalar o painel, você precisa saber a que altura a sua TV está em relação ao chão. Para que você tenha uma visão perfeita de todos os filmes, séries e outras produções que gosta de assistir sem se cansar, o ideal é que o centro da TV esteja na altura dos seus olhos. 

Logo, será necessário medir a distância entre o centro de onde está posicionada a sua TV e o chão. Depois, considere os quinze centímetros de distância entre a TV e o painel que citamos no item anterior e descubra onde posicionar o seu painel de TV em relação à parede. Você pode saber mais detalhes sobre esse assunto em nosso artigo sobre como determinar a altura correta da TV

Escolha o material

Quando você souber onde deverá posicionar o seu painel de TV, vai ter chegado a hora de escolher detalhes mais específicos, como o material dele. Os mais comuns são em madeira maciça, MDF e MDP, mas você também pode encontrar móveis desse tipo com detalhes em vidro, por exemplo. Em ordem de durabilidade e resistência, os melhores são: madeira maciça, MDF e MDP.

Defina a cor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A cor ideal para o seu painel de TV está relacionada aos outros móveis que você já tem na sala, que precisarão combinar. Cores mais claras são ideais para ambientes menores, pois maximizam o cômodo. Já cores escuras e amadeiradas são ótimas para espaços de estilo rústico ou que queiram passar uma aparência mais moderna. Nada impede ainda que você escolha um painel de TV de uma cor sólida ou colorido, que proporcionam um ar mais animado ao ambiente. 

Finalmente, escolha entre os modelos de painel de TV

Existem vários modelos de painel de TV no mercado. Separamos os principais para ajudar você a escolher o melhor de acordo com o seu perfil, mesmo se você já tiver outros aparelhos na sala, como o PS4, ou precisar acomodar livros e enfeites em nichos e estantes. 

Painel de TV suspenso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O painel suspenso é ideal para quem já tem algum rack na sala e procura somente colocar a TV na parede. Isso porque este tipo de painel é bem simples, apenas uma placa com poucos detalhes que comportam apenas enfeites, não aparelhos eletrônicos.  

Painel de TV com rack

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o painel com rack comporta os eletrônicos que você precisar e ainda tem espaço para possíveis itens de decoração. Existem modelos que também vêm com estantes e realmente são completos para você guardar tudo o que precisa na sala. Além das prateleiras, esses tipos de painel podem contar com gavetas e pequenos armários com portas de correr (que economizam o espaço útil da sala) e alguns nichos profundos para otimizar espaço. 

Painel de TV giratório

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este tipo de painel é ideal para apartamentos, porque além de comportar a TV pode servir como divisor de ambientes, por exemplo, para separar a sala e o quarto. Porém, existem algumas situações que podem se tornar complicadas com a escolha deste painel: duas pessoas não podem estar em ambientes separados para assistir à televisão, por exemplo, e terão que assistir à mesma programação; a isolação acústica do ambiente é diferente, pois ele se torna automaticamente maior do que se fosse só uma sala ou um quarto; você terá que encontrar uma cor e estilo de painel de TV que combine com dois ambientes, não só um. 

Painel de TV com espelho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os painéis de TV com espelho são uma boa opção para quem mora em apartamento pequeno, pois este acessório aumenta o ambiente, dando a impressão de que ele está duplicado. Estes móveis podem ser totalmente espelhados ou apenas em alguns detalhes, como as portas do rack ou de um dos lados do painel em si. 

Painel de TV com LED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você quer fazer a sala parecer um cinema, um painel com luzes de LED é uma ótima opção. Essas luzes podem ficar ao lado da TV ou na parte de trás do painel e deixam o ambiente escuro e mais aconchegante, como uma sala de filmes mesmo. Há outros modelos de painel que também comportam luzes nas prateleiras ou nichos além das leds no painel; porém, esse outro tipo de led é instalado em fios que devem ser “pregados” nas estantes, não spots comuns. 


Agora que você já sabe quais são os modelos de painel de TV e como escolher o melhor para sua casa, não deixe de conferir nossas promoções de móveis e decoração para comprar painéis de TV com desconto. Dê uma olhada também nos cupons de desconto Mobly para comprar móveis baratos!