Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Conheça Olívia: assistente financeira que usa inteligência artificial

A inteligência artificial veio para ajudar você a cuidar de seus gastos. Veja como a assistente financeira Olívia pode ajudar você a economizar.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já pensou em ter um pequeno assistente para cuidar de todos os seus gastos? Avisar quanto você já gastou em transporte neste mês, calcular quanto sobrou para você comprar eletrônicos e te dar aquela força para cumprir metas e economizar? Bem, a Olívia, assistente financeira, chegou para você.

A IA lançada nos Estados Unidos há dois anos por dois brasileiros finalmente chegou em terras tupiniquins, após uma rodada de investimentos de R$ 25 milhões, e deve mudar o cenário de fintechs por aqui.

Como seu próprio slogan diz: “você não nasceu para fazer conta, mas a Olívia, sim”. Mas, o que é a Olívia e como ela pode te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro? Segue com a gente que vamos te mostrar tudo.

O que é a Olívia?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Olívia é uma assistente financeira pessoal que funciona com uma inteligência virtual desenvolvida pela fintech de mesmo nome. Por meio de um aplicativo, ela conversa com os usuários com o objetivo de educá-los financeiramente e os ajudar a economizar.

Seu desenvolvimento permite que ela entenda os padrões de gastos de cada pessoa, prevendo próximas compras, analisando quais categorias de gastos podem ser diminuídas e fazendo pequenos desafios para ajudar você a economizar. Ela também dá dicas de serviços com descontos e momentos do mês que são melhores para fazer determinadas compras.

Como funciona o aplicativo?

O aplicativo da fintech ganha muitos pontos pela simplicidade. Praticamente todo o formato segue o padrão de uma conversa, entre você e Olívia, em que ela te conta sobre seus gastos e faz sugestões.

Outra vantagem é que você pode adicionar diversas contas e cartões de crédito no aplicativo e gerenciar todas elas de um único lugar. A própria Olívia cuida da classificação dos seus gastos e rendas, mas você sempre pode configurar preferências no sistema da IA. E fique tranquilo, a Olívia não irá fazer nenhum tipo de transação em suas contas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Minhas conversas pessoais com a Olívia

Eu realmente posso economizar com o aplicativo?

Talvez ainda seja um pouco cedo para afirmar com certeza se a Olívia irá mudar o cotidiano financeiro dos brasileiros. Mas, segundo a fintech, os anos de experiência nos Estados Unidos foram bastante proveitosos. 

Em entrevista para a Exame, os sócios Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, fundadores da Olívia Inc., afirmaram o usuário médio americano costumava poupar apenas 0,8% do salário quando começava a usar o app, mas em 60 dias chegava a poupar 5,7% da renda pessoal.

O app consegue fazer isso a partir de pequenas sugestões de alteração na rotina dos usuários.

E o que a fintech ganha fazendo as pessoas economizarem? Ai está o detalhe: a ideia por trás da Olívia é levar os usuários para aplicações de investimento.

Quais os bancos que podem ser conectados no app da Olívia?

O aplicativo ainda está em fase inicial no Brasil e não são todos os bancos que permitem a conexão com a Olívia, então verifique se ainda faz sentido para você baixar o aplicativo.

Os bancos e cartões que atualmente permitem conexão, até a data de publicação deste artigo, são: Alelo, American Express, Banco do Brasil, Caixa, Credicard, Itaú, Itaucard, Nubank, Sodexo e Ticket.

A fintech ainda está em contato e negociação com outros bancos, então acompanhe as redes sociais da empresa para saber de mais novidades sobre o tema.

Mas, como a Olívia pode saber tudo isso?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Segundo informado pelo site oficial da fintech, a Olívia foi fruto de uma equipe multidisciplinar, que envolveu desenvolvedores, cientistas de dados e também especialistas em finanças, especialistas em economia comportamental, linguistas, designers e pesquisadores cognitivos. Tudo isso para fazer com que ela funcione de forma eficiente para fazer parte da vida dos usuários.


O Promobit também ajuda você a cuidar bem do seu dinheiro, ao comprar coisas que você precisa, mas com preços muito menores! Não deixe de conferir nossas ofertas de eletrodomésticos e eletrônicos e também nossos cupons de desconto.