Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Conheça o HDMI 2.1a: novo padrão que deve chegar em breve

Novo padrão foi apresentado durante a CES 2022 e acrescenta recurso para melhoria do HDR.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

24 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Durante a maior feira de tecnologia de consumo do planeta, a CES 2022, foi anunciado um novo padrão para a tecnologia HDMI que até aquele momento tinha o HDMI 2.1 como ápice. O novo padrão é o HDMI 2.1a que, assim como a nomenclatura, também apresenta mudanças sutis, porém relevantes. Saiba o que é o HDMI 2.a e quais são as melhorias do novo padrão de conexão. 

O que é o HDMI 2.1a? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O grande diferencial do HDMI 2.1 foi suportar a transmissão de imagens com resolução 4K a 120 Hz ou 8K a 60 Hz, além de permitir algumas tecnologias de atualização variável e redução de tempo de tela e jogos, sendo um dos principais diferenciais do padrão para a atual geração de consoles. 

Já o HDMI 2.1a destaca-se por acrescentar o recurso SBTM – Source Based Tone Mapping ou, em tradução livre, pode ser explicado como o mapeamento dos tons das cores baseado na fonte. A função é responsável por aperfeiçoar o HDR em televisores e demais telas, mapeando as cores de um espectro maior para exibir em um painel com uma cobertura de cores inferior, permitindo, por exemplo, que uma mesma tela exiba conteúdos HDR (alto alcance dinâmico) e SDR (alcance dinâmico padrão).

Com o recurso SBTM, painel e demais dispositivos conectados, como um console, vão dividir o mapeamento de tons, além de permitir que uma mesma tela exiba simultaneamente conteúdos em HDR e SDR. Desta forma o HDMI 2.1 possibilita que uma tela de tecnologia mais simples e que não possui o alcance de cores necessário para a tecnologia HDR seja capaz de reproduzir tal imagem com essa tecnologia sem distorção de tons e descalibragem de brilho. 

Mas qual a vantagem do novo padrão? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de aperfeiçoar a qualidade de imagem e permitir o HDR, nos atuais padrões HDMI 2.1 e no anterior 2.0, não é incomum a necessidade de ajustes por parte do usuário para atingir o melhor equilíbrio de imagem, situação bastante corriqueira para os jogadores que fazem o ajuste de contraste e brilho da tela antes de começar os jogos com suporte ao HDR.

Com o HDMI 2.1a, um momento que é bastante familiar aos gamers, o de ajustar os níveis de contraste e brilho manualmente antes de iniciar o jogo, deixam de ser necessários, já que o novo padrão ajusta automaticamente as nuances de brilho e contraste em TV e monitores compatíveis. 

Entretanto, ainda não há nenhuma garantia de que o recurso vá funcionar mesmo em um aparelho com HDMI 2.1, pois é necessário que a fonte geradora também tenha suporte ao SBTM.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de TV e pode economizar ainda mais na compra da sua nova TV 4K com o cupom Submarino ou cupom Casas Bahia.