Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre HDMI 2.1 e HDMI 2.0?

O formato HDMI 2.1 foi criando em 2017 e deve ser o futuro para as novas TVs e consoles.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Visualmente, o padrão de entrada HDMI nunca mudou, mas a tecnologia usada já passou por muitas mudanças. Após o padrão HDMI 1.4 e atualmente o 2.0, o HDMI 2.1 lançado em 2017 e já presente em TVs de 2019 e 2020 provavelmente será o mais comum nos próximos anos devido aos games do novos consoles e modelos de TV que chegarão ao mercado em breve. Neste artigo explicamos a diferença entre HDMI 2.0 e HDMI 2.1 e quais as vantagens da nova tecnologia. 

O que é o HDMI 2.1? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para atender as evoluções tecnológicas em termos de resolução, qualidade de imagem e áudio e velocidade de transmissão de dados as empresas desenvolvem evoluções do padrão HDMI. O antigo HDMI 1.4 ganhou vida para dar suporte as primeiras imagens em 4K e atualmente o consolidado padrão HDMI 2.0 foi o que possibilitou o suporte as imagens em resolução 4K com resolução nos padrões de hoje.

Já o HDMI 2.1 que foi anunciado na edição de 2017 da CES, famosa feira de tecnologia, aos poucos começa a ganhar espaço entre os aparelhos de áudio visual por ser o padrão de HDMI capaz de suportar as exigências tecnológicas mais atuais e de algumas que ainda estão por vir, como da próxima geração de consoles: Xbox Series X e o Playstation 5, ambos com lançamento previsto para o final de 2020. 

Qual a diferença do HDMI 2.1 e HDMI 2.0?

Basicamente o HDMI 2.1 possui uma capacidade de transmissão de dados muito maior que formatos anteriores. Enquanto o HDMI 2.1 é capaz de até 60 GB por segundo o atual HDMI 2.0 é capaz de transmitir no máximo 18 GB por segundo. Maior capacidade de transmissão de dados representa aprimoramento de funções como HDR que pode corrigir a imagem frame a frame. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro ponto fundamental é a capacidade de suportar a resolução 8K que pode parecer uma realidade distante em 2020, mas vale lembrar que a resolução 4K também já foi bem menos acessível. O HDMI 2.1 transmite para as telas as resoluções 4K (4096×2160), 8K (7680x 4320) e até em 10K (10240 x 4320). Tudo com taxa de frequência de 120hz. Além da capacidade de imagem, o som também é aprimorado com suporte a tecnologias como  Dolby Atmos presente em muitos serviços de streaming. 

A nova evolução do HDMI também interessa muito aos gamers, que puderam desfrutar de uma série de novos recursos com o HDMI 2.1 como conector entre seus monitores e TV aos consoles e PCs. Além de resoluções maiores, o HDMI 2.1 será capaz de proporcionar tecnologias a ALLM uma taxa automática de baixa latência que diminui o tempo de resposta nos jogos e recursos que transmitem os frames em uma velocidade ainda maior. Confira os principais recursos possibilitados pelo HDMI 2.1

Resoluções e transmissão de dados: 

  • Entre 40 GB e 60 GB por segundo
  • 4K 4096 x 2160 – até 120 hz
  • 8K 7680 x 4320 – até 120 hz
  • 10K 10240 x 4320 – até 120 hz

Melhoria de áudio e vídeo

  • With Quick Media Switching: a taxa de atualização mais rápida elimina as telas pretas ou brancas exibidas pela TV ao trocar entre um vídeo ou outro em um serviço de streaming ou, ao trocar de canais de TV, novos HDRs dinâmicos aprimoram imagens frame a frame compatíveis com tal formato. 
  • HDR dinâmico: com o HDMI 2.1 é possível aplicar o recurso de aperfeiçoamento de imagem a cada frame exibido, resultando em uma imagem mais realista em termos de luminosidade e gama de cores.  
  • Enhanced ARC: pode ser definido como um aprimoramento do canal de retorno de áudio, muito útil para instalação e configuração de aparelhos de áudio junto a TV como Home Theather ou soundbar. 
  • Compatibilidade com padrão Dolby Atmos presente em muitos sistemas de streaming. 

Games

  • Game Mode VRR: taxa de atualização variável que permite maior fluidez em tela
  • QFT (Quick Frame Transport): diminui a latência em jogos e realidade virtual, transmitindo frames com maior velocidade.
  • ALLM (Auto Low Latency Mode):  ajusta a latência anterior automaticamente diminuindo o tempo de resposta. 

Como usar o HDMI 2.1?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
LG C9 possui porta HDMI 2.1

Primeiramente é necessário que sua TV possua no mínimo uma entrada HDMI. Atualmente no Brasil as TVs com tela OLED B9 e C9 da LG e a Samsung QLED Q900R com resolução 8K  possuem entradas HDMI 2.1 e suportam os benefícios citados no texto. Porém não basta a TV compatível sem o cabo HDMI 2.1, pois os cabos atuais não suportam toda a exigência do novo padrão. 

O consumidor que deseja um cabo HDMI 2.1 deve procurar pelo modelo com denominação 48GB ou UHS, mas vale lembrar que os recursos apresentados neste artigo precisam estar disponíveis em suas plataformas. É necessário que o jogo possua a tecnologia de baixa latência ou que o streaming conte com o aprimoramento de áudio Dolby Atmos, sendo o cabo e a porta HDMI 2.1 apenas a estrutura necessária para levar os recursos até a TV ou monitor. .  


As melhores promoções de TV você encontra no Promobit. Modelos com as melhores tecnologias podem ficar ainda mais baratos com o cupom Submarino ou cupom Americanas.