Aliexpress_ megasaldãojunho
Promobit Explica

Como tirar melhor proveito da sua TV para assistir à Copa?

O modo pré-configurado para esportes é uma boa alternativa, mas outros ajustes podem ser necessários.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O Brasil já entrou em campo na Copa do Catar e se os golaços marcados por Richarlyson e Casemiro não pareceram tão belos assim, talvez seja o caso de ajustar a imagem da sua TV com as configurações adequadas para esportes. Como ainda tem muita bola para rolar no torneio, selecionamos algumas dicas de como configurar sua TV para assistir futebol, seja para aquela TV 4K que já possui ou para quem acabou de comprar uma TV Nova. 

Vale lembrar que existem TVs com propostas e capacidades de exibição de imagem diferentes, logo não espere imagens com a qualidade de uma TV OLED ou Mini LEDs em um aparelho mais básico com tela LED. Ainda assim, independente do modelo de TV, ajustes de configurações podem oferecer resultados melhores.

Alguns modelos possuem modo modo esporte

Mesmo as melhores TVs não apresentam todo o seu potencial de imagem independente do tipo de conteúdo, logo as configurações indicadas para filmes e séries podem não oferecer a melhor imagem durante as transmissões esportivas. Uma TV que não esteja configurada corretamente para futebol pode apresentar imagem com borrões ao redor da bola ou dos jogadores, já que são muitos elementos em movimento simultâneo em um mesmo quadro. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para facilitar a vida de quem quer apenas curtir um jogo de futebol ou outros esportes, a maioria dos fabricantes têm entre os modos de imagem de suas TVs um modo “Esportes”ou “Futebol”, a depender da fabricante. Esses modos pré configurados  apresentam aumento máximo da luz de fundo (backlight) nas TVs LED, contraste e brilho mais intenso além de gama de cores elevada para deixar as imagens mais vivas. 

O Modo para esportes é um início

Em tese, esses modos melhoram a experiência, mas nem sempre, pois essa configuração pode não oferecer o melhor arranjo de configuração a depender do modelo de TV que possui e do local em que a TV está instalada ficando o com brilho que pode ser muito intenso, contraste exagerado e cores irreais como a grama com aspecto de verde radioativo.  

Os modos de futebol são indicativos que ajudam a direcionar como personalizar sua TV para melhorar as imagens para esportes  e a partir daí ir alterando as configurações estabelecidas de acordo com a suas de acordo com as suas preferências e com a capacidade do aparelho. Caso algumas cores fiquem estouradas no modo futebol, vale diminuir a escala de game das cores, ou o contraste se o branco estiver estourado, e assim como o ajuste de nitidez deixa os contornos mais destacados. 

Modo game é uma boa alternativa? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Algumas TVs só dão acesso ao modo games ao ligar o console conectado ao aparelho, mas em outros trata-se de um modo que pode ser selecionado diretamente no controle. O modo para jogos que faz com que muitos confundam com modo para esportes nas Tvs que usam esse nome ao invés de games, é feito para uma melhor experiência ao utilizar seu console, diminuindo o tempo de resposta e desativando funções de pós-processamento para imagens mais fluidas. 

A princípio ter imagens mais fluidas pode parecer uma boa ideia, mas como o modo desliga outras ações de melhoria de imagens o resultado pode ser uma imagem um pouco pálida ou sem vida. 

O bom e velho HDR é uma alternativa se a sua TV der conta do recado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma tecnologia que aumenta a capacidade de brilho e contraste, além de deixar as cores mais intensas é sempre bem vinda também para assistir aos jogos da Copa. Porém a função pode exigir demais do processador da TV a depender da capacidade do modelo que você possui e sua casa. TVs mais simples contam com processadores menos poderosos e que até dão conta do modo HDR em filmes e séries que possuem menos elementos movimentando-se constantemente em cada quadro. 

Já em uma partida de futebol que apresenta a todo o tempo movimentos de câmera, dos atletas em campo, da bola entre outros elementos, os processadores mais simples podem não suportar a demanda, resultando em imagens com leves borrões ou fantasmas ao redor dos atletas e da bola. Faça o teste em sua TV, se os problemas citados não aparecerem, use o HDR a seu favor e aproveite.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de soundbar para deixar sua sala com ambiente de arquibancada. Aproveite o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia e economize ainda mais.