Take a fresh look at your lifestyle.

Como saber se um site é seguro?

Saber definir a confiabilidade de um site é um dos pontos mais importantes na hora de fazer uma compra online. Vamos dar algumas dicas para você reconhecer quando um site é seguro.

As compras pela internet continuam crescendo no Brasil, principalmente com o impulso que a Black Friday e a Cyber Monday trouxeram no mês passado. Mas entre as diversas vantagens e praticidades de se comprar por lojas onlines, uma dúvida continua tirando o sono de muita gente: como saber se a loja é confiável?

Aqui no Promobit nós recebemos essa dúvida com frequência de alguns usuários e decidimos fazer esse artigo para dar algumas dicas de como se proteger e garantir boas compras no ecommerce brasileiro, sem cair em ciladas. Então confira algumas de nossas dicas.

Leia mais:

Confira de novo o endereço do link

Se você está fazendo sua compra em algum site que você já conhece (por exemplo, Americanas.com, Magazine Luiza, Kabum, Netshoes etc), confira como está escrito o endereço do link para garantir que você está no site correto.

Isso é importante porque muitos sites falsos buscam imitar sites de lojas já conhecidas e renomadas para praticar um tipo de golpe chamado phishing, que é uma forma ilegal de obter informações pessoas de usuários pela internet.

Esse passo de segurança é especialmente importante se você chegou na página da loja seguindo links de anúncios, redes sociais etc. 

Certificados e selos de segurança 

É muito importante conferir os selos de segurança de uma loja, como eBit, Site Blindado, selos do Procon etc.

Porém, não confie neles cegamente. Isso porque qualquer um pode copiar a imagem dos selos e colocar no rodapé de sua página para passar credibilidade. O ideal, se você estiver com aquela “pulga atrás da orelha” sobre a loja, é entrar no site dos próprios selos e fazer a busca pelo nome da loja, sempre conferindo CNPJ e link quando possível.

Procure entender também o que esses selos medem, assim você sabe exatamente no que a loja está sendo reconhecida.

HTTPS

Outra forma de verificar a segurança de um site é verificar se ele possui o protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocal – Safe), que é um protocolo fundamental para enviar seus dados entre navegadores da web. 

Apesar de não ser sozinho um sinal de confiabilidade, é um fator essencial de segurança. Sempre confira também se há o desenho de um cadeado ao lado esquerdo do link. Se não tiver nenhum dos dois, não faça suas compras por esse link de forma alguma, já que suas informações não estarão seguras.

CNPJ

Outra dica é saber se a empresa realmente existe e está ativa por meio de seu CNPJ. Com isso você também poderá saber há quanto tempo a loja está em funcionamento, quem é seu dono e outras informações básicas.

Para fazer uma consulta, basta entrar no site oficial da Receita Federal e colocar o CNPJ da loja, que geralmente fica informado no rodapé das páginas ou na seção “Sobre Nós”.

Confira o site do Procon-SP

Não é só o Procon de São Paulo que pode ser acessado para conferir a reputação de uma loja, mas a lista dele é com certeza uma das mais completas. Há vários anos o Procon-SP prepara uma lista de lojas confiáveis, que faz bastante sucesso principalmente nos períodos de Black Friday e final de ano.

Acessando o link do Procon-SP vocês podem conferir qual o link do site malicioso, quando ele foi adicionado, seu CNPJ (se houver) e quem é o responsável pela marca.

Mantenha um antivírus ativo

Apesar de não serem infalíveis, os antivírus podem ajudar você a escapar de diversas situações suspeitas, mesmo os gratuitos. Por isso, vale a pena manter uma versão atualizada no seu computador e prestar atenção nos avisos do software.


Essas são algumas das principais dicas para ajudar você a escapar de problemas na hora de fazer compras pela internet. Não deixe também de trocar informações com seus amigos, familiares e com a comunidade Promobit! Conferimos todas as lojas aprovadas na plataforma para garantir a segurança de todos.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!