Promobit
Promobit Explica

Como saber se meu celular é 5G? Trouxemos algumas dicas

O 5G tem gerado expectativas sobre as vantagens e a dúvida se o smartphone do dia a dia consegue suportar à rede. Confira as dicas para saber.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

27 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Logo mais a rede 5G chegará em todas as cidades do país e, diante dessa nova rede móvel de celulares, tem se construído uma grande expectativa sobre as melhorias que a quinta geração de internet móvel pode proporcionar aos usuários e se o celular que usamos no dia a dia consegue oferecer o suporte a essa nova rede móvel. Para responder a pergunta de como saber se meu celular é 5G, nós trouxemos algumas dicas que podem te ajudar e falamos sobre o cenário atual dessa rede, acompanhe.

Como está funcionando a ampliação da rede 5G?

Internet-5G

Nesta sexta-feira, 29, mais três cidades passarão a disponibilizar a rede 5 G, são elas: João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte. A implementação da nova rede está seguindo o seguinte padrão, de acordo com a Anatel:

  • Cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025;
  • Cidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026;
  • Cidades com mais de 100 mil habitantes até julho de 2027;
  • Cidades com mais de 30 mil habitantes até julho de 2028.

Apesar de ainda estar lentamente chegando às diversas localidades do país, muitos celulares estão sendo comercializados com a tecnologia que fará com que mais pessoas tenham acesso aos benefícios do 5G.

Quais são as vantagens do 5G?

Assim como tantas tecnologias avançaram durante o tempo, as redes móveis também e o 5G chega trazendo algumas novidades bastante interessantes.

Ele vai proporcionar mais velocidade, se o 4G tem uma média de 19,8 Mb/s, o 5G tem capacidade de ser até 20 vezes mais rápido, logo jogar online no celular vai ser uma experiência melhor.

Outra vantagem é a diminuição no tempo de latência, ou seja, de resposta, então a fluidez de assistir filmes, séries e jogos no celular será maior. Somando-se a isso, mais pessoas vão conseguir se conectar e ter uma conexão de internet mais estável.

Como saber se o meu celular é 5G?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Similar às frequências de rádio AM e FM, que funcionam de formas diferentes no rádio, as redes móveis são parecidas, mas precisam de tecnologias específicas nos celulares e antenas próprias, chamemos assim, para conseguirem estar presentes nos aparelhos celulares.

Se você possui um celular comprado antes de 2022, considerando a lista de homologação da Anatel para os smartphones com 5G, e gostaria de saber se ele oferece suporte ao 5G, uma saída é olhar as configurações técnicas do smartphone na internet, uma vez que vai estar informando quais são as redes que ele aceita.

Mais uma possibilidade é ir nas configurações do próprio celular e em redes móveis, onde vai constar quais são as redes que o seu smartphone consegue oferecer suporte.

Finalmente, uma outra dica é conferir a lista de homologação que a Anatel disponibilizou no início deste ano informando cerca de 71 celulares que possuem os requisitos para funcionar com a rede móvel 5G.

As 5 fabricantes que mais tem celulares com o 5G são: Samsung, Motorola, Apple, Xiaomi, Austek, entre outras. Inclusive, alguns dos modelos citados são: Galaxy S21 5G, Moto G G100, Poco M4 Pro 5G, iPhone 12, TCL 20 Pro 5G e outros.

Vale a pena trocar de celular só pelo 5G agora?

Enquanto a rede móvel de quinta geração continuar sendo difundida, não necessariamente é preciso trocar de smartphone. Se vai precisar trocar o smartphone agora, é bom considerar se já quer investir em um smartphone que consiga funcionar com a rede 5G, mas não é uma obrigação trocar só pela nova rede.

Há vários modelos de smartphones 5G disponíveis, de topo de linha a mais básicos e muitos deles em promoção, como os que aparecem por aqui. Porém, analise como está a situação do 5G na sua cidade e se realmente vale a pena, neste momento, fazer essa mudança, diante da realidade do mercado e dos valores dos celulares.


Quer ofertas de smartphones com 5G? Confere as promoções de smartphones. Compre com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom da Magazine Luiza.