Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como o micro-ondas funciona: por dentro do aparelho

Entenda a ciência por trás da facilidade de apertar um botão e ter sua lasanha pronta em alguns minutos.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

18 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Fazer pipoca, esquentar aquele prato com o que sobrou do almoço de domingo ou até mesmo preparar refeições: cozinhar ficou muito mais fácil e rápido com o micro-ondas. O eletrodoméstico ainda consegue fazer tudo isso sem produzir calor, o que permite colocar nele copos e pratos (ou seja, sem nem sujar uma panela).

Naqueles 2 ou 3 minutos, pelo menos uma vez, você deve ter se perguntado: como o micro-ondas funciona, como ele consegue esquentar a comida? E é exatamente isso que nós explicaremos agora!

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de micro-ondas da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Como o micro-ondas funciona: uma resposta simples

O micro-ondas funciona a partir de micro-ondas eletromagnéticas que penetram no alimento e reagem com as moléculas de água, gordura e açúcar, fazendo com que elas se movimentem intensa e rapidamente. Essa dinâmica rápida gera calor, que esquenta ou cozinha o alimento.

Esse processo acontece simultaneamente em todo o alimento, por isso, além de conseguir fazer isso mais rápido do que o forno, o resultado é bem diferente em questão de sabor. Como as micro-ondas só reagem com moléculas de água, açúcar e gordura, elas não afetam material como vidro e porcelana, o que permite que possamos colocá-los no eletrodoméstico sem problemas.

Agora vamos a uma explicação mais aprofundada.

micro-ondas-magnetron
Fonte: www.zamandayolculuk.com

Por dentro do micro-ondas

Quando você aperta o botão de início tantas vezes quanto necessárias para chegar no tempo desejado, por dentro acontece o seguinte: a energia elétrica “corre” através de um filamento até um componente chamado magnetron. É nessa peça que a ciência ocorre.

A tensão criada pela corrente elétrica aquece um filamento localizado no centro do magnetron, que libera elétrons dentro da peça. Dois imãs posicionados acima e abaixo do componente fazem com que esses elétrons se movam rapidamente em um caminho circular.

O magnetron possui algumas micro aberturas, por onde esses elétrons passam, gerando micro-ondas com aproximadamente 2,45 GHz.

Ao sair do magnetrons, as micro-ondas seguem por uma antena até o interior do aparelho, onde a comida espera para ser bombardeada por eles. Quando esse processo ocorre, nem todas as partículas vão em direção aquela lasanha congelada, sendo que boa parte delas acaba acertando as paredes do micro-ondas, que são feitas de um material que as reflete, garantindo que cheguem, não apenas ao lugar certo, mas em todas as partes do alimento.

Outro componente que trabalha para que aquela lasanha aqueça de forma homogênea é o prato, que melhora a distribuição das micro-ondas ao girar o alimento.

Para que essas micro-ondas não escapem do aparelho e reajam às nossas moléculas de água, uma grade de metal protege todo o exterior. Um curiosidade interessante é que essa grade possui furos muito pequenos, que permitem a passagem das ondas de luz, mas não as micro-ondas, o que permite que possamos enxergar o que está acontecendo lá dentro.

micro-ondas-brastemp

Como o micro-ondas esquenta a comida?

Depois de todo esse longo processo, que demora alguns milissegundos, as micro-ondas chegam até o alimento e começa a ciência do cozimento sem emissão de calor. Basicamente, como já adiantamos, as micro-ondas reagem com as moléculas de água, açúcar e gordura. Isso acontece porque a frequências de 2,45 GHz é mais facilmente absorvidas por essas moléculas. Quando são direcionadas para outros tipos, elas atravessam direto.

Essas moléculas possuem um elétron positivo de um lado e um negativo do outro. Quando expostas a um campo eletromagnético, elas se alinham a ele. O dispositivo no aparelho faz com que esse campo mude aproximadamente 2,5 bilhões de vezes por segundo. Isso faz com que as moléculas se movimentem para frente e para trás, gerando fricção umas com as outras, o que cria pontos de calor e aquecem a comida.

Esse processo garante que o alimento cozinhe igualmente por dentro e por fora, o que permite muito mais agilidade na preparação dos alimentos, mas impede que eles fiquem crocantes ou corados. O sabor também é bem diferente, o que desagrada algumas pessoas.


Agora que você já sabe como o micro-ondas funciona, aproveite nossas promoções de micro-ondas, como um micro-ondas Brastemp ou micro-ondas Electrolux para comprar o seu!