Campanha Choice
Promobit Explica

Como lavar tênis branco e fugir do amarelado?

Querididinho do armário de muitas pessoas, o tênis branco tem sido um item de moda bastante adorado. Mas exige certos cuidados e, por isso, trouxemos dicas.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

15 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Item de moda que caiu no gosto de muitas pessoas nos últimos anos, usar um tênis totalmente branco é um desafio, afinal quando fica sujo e não é limpo na hora ele ganha um aspecto amarelado. Diante disso, surge a dúvida: Como lavar tênis branco e fugir do amarelado? Trouxemos dicas para ajudar quem deseja conservar a cor branca do tênis e evitar ficar com ele todo manchado após a rotina ou em situações extremas como shows, festivais e carnaval.

Tênis brancos de diferentes marcas para comprar na Amazon 

Fila V.Track 3.0Compre agora na Amazon
Olympikus JoggingCompre agora na Amazon
Fila Racer For AllCompre agora na Amazon
Tênis Alfabonce+Compre agora na Amazon
Asics Japan SCompre agora na Amazon

Atenções que o tecido branco exige

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um tênis branco pode ser feito em tecido ou couro, sendo este segundo mais exigente de cuidados e também mais delicado na hora de fazer a limpeza, pois, em alguns casos, pode ser necessário fazer o uso de produtos mais abrasivos para a retirada da mancha e isso ser feito sem maiores prejuízos aos tênis, busque saber com mais detalhes sobre cada material que compõe o sapato.

Os tênis de couro não podem ser imersos em água, pois isso causa o ressecamento do tecido, então a melhor saída é usar uma escova macia e úmida com sabão neutro para fazer pequenas limpezas menos exigentes. Depois é só finalizar com pano um pouco úmido.

Caso o tênis possa ser limpo na máquina de lavar, vale se informar para fazer a remoção da sujeira desta forma.

Compre agora o tênis Fila V.Track 3.0 na Amazon

Como lavar tênis branco e fugir do amarelado?

O mais importante, principalmente para saber como lavar tênis branco para fugir do amarelado, é tomar uma série de ações de prevenção, como manter sempre o tênis guardado em ambiente fechado, longe de poeira e limpos, uma vez que certas sujeiras podem ser muito mais fáceis de limpar na hora do que retirar a mancha depois.

Sempre mantenha o tênis, na hora da limpeza, longe do sol, opte por secá-lo à sombra, assim você evita que o tecido saia danificado com a presença dos raios solares.

Aproveite os antimofos, principalmente se vai manter certo sapato guardado por muito tempo e em contato com a umidade.

No caso de quem pretende usar o tênis faça chuva ou sol, o uso de impermeabilizantes pode contribuir para a diminuição de respingos de líquidos no sapato, por isso busque o impermeabilizante ideal para o seu tênis, de acordo com o tecido que ele possui.

Essas ações contribuem para a prevenção de manchas e manutenção da cor branca do tênis.

Compre agora o tênis Puma Shuffle na Amazon

Dicas para saber como lavar tênis branco e fugir do amarelado

Dê um tempo de descanso no uso do tênis

Ao invés de sair usando o tênis todo dia, busque ir alternando o seu uso, desta forma a quantidade de sujeira será menor, não só porque sai menos com ele, como também se você manter ele limpo antes de ser guardado, evitando que adquira manchas pela saída mais recente.

Crie uma rotina de limpeza toda vez que sair com o tênis

Relacionado diretamente a dica anterior, é bom manter uma rotina de limpeza toda vez que pretende sair com o tênis, assim evita-se que o tênis fique sujo de um dia para o outro só porque pretende sair com ele no dia seguinte e não quer fazer a limpeza no dia. Desta forma, a quantidade de manchas será menor, justamente pela limpeza frequente.

Seque o tênis na sombra

A exposição do tecido do tênis ao sol pode manchar o tênis, devido ao tipo de limpeza que pretende fazer, uma vez que se utiliza certos produtos químicos no processo ou o próprio tecido, ao serem expostos ao sol, o tênis ficará manchado. Logo, o ideal é deixar o calçado secando na sombra.

Limpe com bicarbonato de sódio

Falando em processo de limpeza, uma dica na hora de retirar a sujeira é misturar água com bicarbonato de sódio e detergente líquido neutro, na mesma proporção. Quando se tornar uma pasta esfregue a composição no tênis e deixe ela agir por 2 minutos, ao fim do tempo, lavar a peça com água abundante.

Misture Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Outra opção de mistura é a de bicarbonato de sódio com vinagre, sendo de meia xícara de vinagre branco e uma colher de chá de bicarbonato. Busque passar a mistura nas manchas com uma escova macia ou cotonete, deixando agir por alguns minutos para depois enxaguar. Lembrando de deixar o tênis secar naturalmente longe do sol.

Faça uma mistura com sabão em pó

Junte partes iguais de água, detergente neutro e sabão em pó e aplique nos tênis com uma escova. Ao contrário das misturas anteriores, esta necessita de meia hora, mais ou menos, de descanso antes de ser retirada com água. Também é essencial deixar o tênis secando na sombra.

Utilize certos produtos de limpeza

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Muitos produtos de limpeza de casa podem servir para retirar manchas do tênis, é o caso do saponáceo, que precisa ser colocado em uma esponja macia ou pano úmido, para depois ser retirado por mais um pano úmido, além de deixar secar naturalmente o tênis na sombra.

Água Sanitária também pode ser utilizada, mas exige cuidados, uma vez que ela consegue desinfetar e branquear, porém pode causar manchas em tecidos coloridos e causar sensibilidade na pele, então lembre-se de usar luva e tomar cuidado se o tênis tem mais de uma cor, além de se atentar a roupa que está usando na hora de usar a água sanitária.

Quando utilizá-la nas áreas de borracha, passe um pano com o produto que já fica limpo. Atenção que o alvejante, também conhecido como água sanitária, não deve entrar em contato com o sol e não deve ser misturado com qualquer produto químico.

Aproveite a água oxigenada

OX, a água oxigenada, é geralmente usada para descolorir o cabelo, porém também funciona bem para retirar as manchas do tênis. Similar como a água sanitária, exige cuidados em seu uso, como ser manuseada com luvas.

Para fazer a limpeza utilizando água oxigenada, misture duas colheres de sopa de bicarbonato, uma colher de sopa de água oxigenada e uma colher de sopa de água. Passe a mistura com uma escova em todo calçado, deixe agir a solução por 5 minutos e lave com água. Deixe secar na sombra.

Dicas extras: o que evitar fazer ao limpar o tênis branco

  • Evite lavar o tênis com frequência: Apesar da sujeira no tênis branco ficar mais evidente, uma dica básica para qualquer tipo de tênis é evitar lavar o tênis muitas vezes ou em intervalos pequenos de tempo, pois a cada processo de lavagem ocorre um pequeno e inevitável desgaste em seu par de tênis. 
  • Não use água quente: a água quente pode até funcionar na retirada de sujeiras mais pesadas, porém no caso de tênis a água em altas temperaturas é prejudicial aos materiais presentes nos tênis, podendo desgastar colas e deformar materiais como o solado de forma irreversível. 

Olha as ofertas de tênis que apareceram. Compre com mais desconto usando um cupom da Adidas ou o cupom da Centauro.