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Como funciona o bloqueador de anúncios do Google Chrome

O Google Chrome está lançando hoje um bloqueador de anúncios nativo. Saiba como funciona e como ativá-lo.

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Rafael Oliveira

15 de fev de 2018

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O Google Chrome terá seu bloqueador de anúncios nativo, que esteve em testes nos últimos meses, ativado hoje (15) para todos os usuários. A decisão do Google é polêmica, uma vez que a empresa poderia bloquear anúncios que não fossem do AdSense, por exemplo.

A questão foi explicada e agora é possível saber quais os tipos de anúncios que serão bloqueados, assim como websites que não receberão por tais propagandas. Também mostramos como ativar o bloqueador, para o caso do seu navegador ainda não possuí-lo.

Como o bloqueador de anúncios funciona

Para começar, diferente de bloqueadores comuns como Adblock Plus e Ublock, o bloqueador do Chrome não bloqueará todos os anúncios. O foco serão websites que violam repetidamente o padrão estabelecido pela Coalition for Better Ads.

A organização definiu o que seriam propagandas de má qualidade usando como base pesquisas com mais de 25 mil usuários da Europa e América do Norte. São quatro modelos de anúncios para desktop (PC e Notebook) e oito para mobile (Smartphones e Tablets) que devem ser evitados por websites, segundo a organização.

chrome anuncios

Em versões desktop de websites, estes serão os anúncios bloqueados:

  • Anúncios pop-up;
  • Anúncios com faixas largas;
  • Anúncios com Vídeos com som e reprodução automática;
  • Anúncios que bloqueiam toda a página e apresentam contagem regressiva.

Já nas versões mobile, serão bloqueados as seguintes propagandas:

  • Anúncios pop-up;
  • Anúncios que bloqueiam conteúdo (com ou sem contagem regressiva);
  • Anúncios com vídeos com som e reprodução automática;
  • Anúncios com faixas largas;
  • Anúncios animados que piscam;
  • Anúncios muito densos;
  • Anúncios que cobrem toda a página e acompanham o scroll.

O Google avalia sites baseado nos “Better Ads Standards” (padrões para melhores anúncios) separando-os entre válido, advertido e falho. Donos de websites podem visualizar suas avaliações utilizando uma API e podem pedir revisão delas uma vez que os anúncios invasivos forem retirados. Os websites que ignorarem as notificações do Google e continuarem a veicular anúncios invasivos terão as propagandas bloqueadas em 30 dias.

bloqueador de anuncios chrome

Quando um anúncio em uma página for bloqueado no Desktop, um aviso aparecerá próximo à barra de endereço/pesquisa. No mobile, uma pequena barra aparecerá no rodapé (como na imagem acima).

Usuários poderão optar por habilitar os anúncios de um site que não segue os padrões, mas obviamente isso não é recomendado. O objetivo do bloqueador é melhorar a qualidade geral da propaganda na internet e, segundo o Google, “42% dos sites que não seguiam os Better Ads standards já regularizaram sua situação”

Como ativar o bloqueador de anúncios do Chrome?

Para ativar o bloqueador nativo do Chrome no computador, atualize o navegador para sua última versão. Basta seguir os passos a seguir:

  • Abra o Google Chrome.
  • No canto superior direito, clique em Mais.
  • Clique em Atualizar Google Chrome. Caso você não veja esse botão, isso significa que está com a versão mais recente.
  • Clique em Reiniciar.

No smartphone, acesse a Google Play ou App Store. Procure pelo Google Chrome na busca ou em “meus apps” e toque em “atualizar”.

O bloqueador de anúncios está sendo liberado gradativamente, a começar pela Europa e Estados Unidos, mas chegará ao mundo todo em breve. Mantenha o navegador atualizado para garantir que a ferramenta funcione assim que ela for liberada no Brasil.


Essas são as principais informações sobre o bloqueador de anúncios nativo do Google Chrome, que visa melhorar a experiência de usuários na web e ajudar websites a veicular anúncios melhores e não perder sua rentabilidade ou público.

Será que a iniciativa dará certo e que os donos de websites respeitarão o padrão estabelecido? Deixe sua opinião nos comentários!