Promobit
Promobit Explica

Como funciona o ar-condicionado?

Você já parou para se perguntar como o ar-condicionado consegue mudar a temperatura de um ambiente? Então este texto é para você. Conheça como um ar-condicionado funciona.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

26 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O ar-condicionado é um item bem conhecido dos brasileiros, principalmente em escritórios, em que pode causar algumas desavenças. Mas você já se perguntou como o aparelho faz para aquecer ou resfriar o ar de um ambiente?

Se esta é sua dúvida, este artigo foi feito para você. Confira como esses aparelhos funcionam e sacie sua curiosidade.

Como funciona um ar-condicionado?

ar condicionado samsung
Fonte: Samsung

O ar-condicionado é praticamente um sistema de aquecimento ou resfriamento projetado para funcionar em ambientes domésticos (ou escritórios), retirando o ar quente do ambiente e, dessa forma, reduzindo a sensação de calor.

Cada tipo de ar condicionado – portátil, split ou de janela – vai realizar esse processo de maneiras ligeiramente diferentes, mas o funcionamento básico do sistema é o mesmo em todos os casos.

Em geral, um aparelho de ar-condicionado necessita de dois sistemas principais: um compressor e um circulador de ar e seu processo é semelhante ao interior de uma geladeira. Há uma série de mangueiras dentro do aparelho, por onde o ar é circulado. Essas mangueiras são chamadas de serpentinas e dentro delas passam líquidos à base de cloro, flúor e carbono, que resfriam o ar.

Durante esse processo, o ar quente é absorvido. Para ser resfriado, o vapor de água presente no ar quente é condensado. Infelizmente, isso acaba deixando o ar frio que é expelido extremamente seco, dando aquela sensação de ressecamento ao ambiente se o ar-condicionado for usado por muito tempo. 

Esse processo de resfriamento ocorre até que o ambiente todo seja resfriado e atinja a temperatura indicado no termostato. Em muitos modelos, o aparelho é completamente desligado após o resfriamento do ambiente. Nos modelos mais tecnológicos, que utilizam o Inverter, o ar condicionado é capaz de permanecer ligado até que a temperatura do ambiente volte a subir. Isso faz com que o aparelho dure mais e gaste menos energia. 

Como funcionam os modelos diferentes de ar-condicionado?

ar condicionado split
Fonte: Chloé Pinheiro | Saúde

Alguns modelos mais tecnológicos, como o Split, funcionam  com duas peças separadamente: uma condensadora e uma evaporadora. Muito eficiente, a primeira é responsável por resfriar o ar que vem do lado de fora do ambiente, enquanto a segunda lança o ar já frio para o ambiente interno. O ar condicionado portátil funciona praticamente da mesma forma. Em modelos mais populares, como o ar condicionado de janela, o condensador e o evaporador ficam praticamente juntos.

Outra diferença entre os modelos é a localização do motor. No caso do aparelho tradicional, o motor responsável por fazer essa troca de ar fica do lado de fora do ambiente (aqueles famosos relevos que aparecem do lado de fora de prédios etc). No caso do aparelho portátil, o motor fica na própria base do aparelho e, portanto, dentro do cômodo. 

Você sabe o que é BTU?

O BTU é uma sigla para British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica, em português) e não é nada mais do que uma medida utilizada para entender a potência de refrigeração do aparelho de ar-condicionado.

Quanto mais  BTUs, maior a potência de refrigeração do aparelho. Isso significa que com mais BTUs o aparelho é capaz de resfriar um ambiente maior com mais rapidez. Por isso a medida está diretamente ligada ao tamanho do ambiente em que o ar-condicionado será instalado.


Agora que você matou sua curiosidade, você pode aproveitar as melhores ofertas de ar-condicionado e ainda encontrar cupons de desconto para todas as suas compras, como um cupom Americanas.