Promobit
Promobit Explica

Como funciona a Ame Digital da Americanas?

Entenda como funciona o novo meio de pagamento da Americanas.com e como você poderá aproveitá-lo.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Há um bom tempo no mercado, a Ame já é um método de pagamento bastante consolidado, sendo utilizado por grande parte da comunidade do Promobit para receber dinheiro de volta nas compras nas lojas do grupo Americanas S.A. A Ame é uma carteira digital, dessa forma, além de cashback, é possível utilizar o saldo da sua conta para novas compras, que incluem as varejistas do grupo: Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, bem como muitos outros lugares que já aceitam a Ame como método de pagamento.

No artigo de hoje, nós vamos explicar como funciona a Ame e os pontos positivos e negativos para quem quer optar por esse sistema de pagamento.

Ame é uma conta digital

Embora um dos seus maiores atrativos seja o dinheiro recebido de volta, a Ame Digital é mais do que um serviço de cashback: ele funciona como uma conta digital completa. Com ele, é possível fazer compras, realizar pagamentos e transferir ou receber dinheiro de outros usuários da plataforma.

Apesar de funcionar como uma conta digital, a Ame não suporta transações entre instituições bancárias, ou seja, você não poderá transferir o dinheiro do seu banco diretamente para sua conta Ame – como acontece com a NuConta ou vice-versa, mas pode transferir valores entre contas Ame. Também não será possível utilizar esse saldo para pagamento de compras em lojas que não são parceiras da Ame Digital, porém já é possível pagar alguns boletos com saldo Ame, são eles:

  • Água;
  • Luz;
  • Gás;
  • Telefone fixo;
  • Telefone celular;
  • TV a cabo;
  • IPVA e multas;
  • IPTU (cidades selecionadas);
  • DAS, DARE, DARF e GRU (apenas com código de barras).

Além do dinheiro recebido a cada compra com a Ame, é possível carregar o saldo na sua conta com cartão de crédito, que poderá ser usado em compras ou transferências dentro da plataforma de pagamento. O valor máximo de saldo suportado pela conta é de R$ 5.000,00 e não há prazo limite para utilizá-lo.

Cashback da Ame Digital da Americanas

O ponto mais interessante do serviço é receber de volta parte do valor gasto com a compra. Não são todos os produtos que terão a opção de cashback com o pagamento via Ame. Por isso, antes da compra, é importante verificar se terá ou não essa opção. O valor também poderá variar consideravelmente. Já publicamos ofertas com até 70% de desconto com a Ame, mas na maioria das vezes esse montante fica entre 10% e 20%.

O cashback irá cair na sua conta em até um mês após a compra, ou seja, você só poderá usar esse dinheiro no mês seguinte à utilização do serviço. O saldo só poderá ser usado para novas compras, não sendo possível quitar algumas das parcelas com esse valor.

Como usar a Ame nas compras na Americanas?

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo para Android ou iOS e cadastrar seus dados e do seu cartão de crédito. Após receber a confirmação de que sua conta está ativa, faça as suas compras normalmente na Americanas, Submarino, Shoptime e demais lojas parceiras com e-commmerce da Philco, Electrolux, Word Tênis e muito mais.

Na página de checkout (final da compra), escolha a opção de pagamento com Ame. Nesse momento, será gerado um QR Code. Aponte o smartphone para a tela com o aplicativo da Ame aberto e escolha a opção pagar. Verifique se os dados de compra e entrega estão corretos e clique em confirmar para finalizar a compra.

Saldo na carteira e pagamento com Ame Digital

As compras realizadas com o método de pagamento poderão usar uma combinação do saldo existente em sua carteira digital e do seu cartão de crédito cadastrado no serviço (só é possível cadastrar um cartão). Se o saldo somado ao limite do seu cartão não bastar para cobrir a compra, você tem a opção de carregar mais saldo na sua carteira com outro cartão de crédito. Os consumidores que possuem um cartão da Americanas não poderão utilizar a opção de super limite na hora da compra.

Quando a compra envolver outro cartão de crédito, o valor gasto virá normalmente na fatura do seu cartão na forma escolhida (à vista ou parcelamento).

Transferências de dinheiro dentro do Ame

Dentro do Ame o usuário pode fazer transferências financeiras para contas de instituições financeiras (Brasdesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Santander) desde que sejam contas cadastradas com o mesmo CPF ou CNPJ da conta Ame. Para outras instituições financeiras o prazo para a transferência é de até 48 horas. Ainda é possível fazer transferências via Pix com os mesmos requisitos de outras carteiras digitais. Basta criar uma chave que pode ser o CPF, número de celular e e-mail.

Cashback que gera cashback

Sim, as compras que utilizar o saldo da Ame na sua carteira, mesmo sem adicionar nenhum real a mais do seu cartão, irão resultar em mais cashback, desde que esse seja anunciado na oferta que está aproveitando. Dá até para fazer 3 compras pagando só a primeira e usando o saldo do cashback para cobrir os gastos das outras. Claro, nesse caso, estamos falando de produtos cujo preço vai caindo em uma escadinha. 

Ame só pode ser usado na Americanas?

Não. A plataforma de pagamento pode ser utilizada para compras em lojas e aplicativos parceiros. Além de aceitarem o sistema, Submarino e Shoptime também retornam o cashback em compras realizadas nos sites.

Apesar do meio de pagamento ser aceito em parceiros que não fazem parte da Americanas S.A, nem todos os estabelecimentos oferecem as mesmas condições de parcelamento e cashback. Por isso, é importante sempre ler atentamente as informações de compra antes de fechar o pedido.

Como funciona o cancelamento de uma compra com o saldo da Ame?

Todo o procedimento pode ser realizado normalmente. Teve problemas ou só desistiu da sua compra? Basta informar à loja em que fez o pedido solicitando o cancelamento. Devolvido o produto, o estorno será realizado pela varejista e em até 15 dias o seu saldo estará disponível novamente em sua carteira.

Obtenha mais benefícios sendo um Super Caçador Ame

Dentro da carteira digital Ame há o game Mundo Ame que oferece aos usuários a possibilidade de ter ainda mais benefícios ao pagar com Ame desde que cumpra alguma missões. São quatro níveis progressivos para serem atingidos, chamados de mundos. São eles: Mundo Aprendizes, Mundo Exploradores, Mundo Caçadores e Mundo Super Caçadores, sendo o último o mais alto e que oferece mais vantagens, como Turbo cashback de 30% em compras pelo Ame. Para saber mais sobre o mundo Ame, temos um artigo bastante completo explicando como se tornar um Ame Super Caçador.

Pontos positivos e negativos de usar a Ame Digital

Basicamente, a Ame possui um grande ponto positivo e um negativo. O primeiro é receber de volta uma porcentagem do que foi gasto em uma compra. O que já é motivos suficiente para utilização do serviço, afinal, cedo ou tarde, precisaremos comprar algo e esse saldo vai ser bem útil. Nesse contexto, como apresentamos aqui no Promobit, esse valor pode representar um bom desconto.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o ponto negativo é não poder usar esse valor em compras fora da plataforma, ou seja, se aparecer uma boa promoção de algo que precisa, mas de um produto de uma loja que não é parceira do serviço, não poderá utilizar essa saldo para realizar a compra.

Dentro desse aspecto, é possível avaliar se o serviço é indicado para cada pessoa de acordo com o uso. Se você compra com frequência na Americanas ou possui amigos que também usam a plataforma, ter esse dinheiro disponível é interessante. Agora se compra apenas de vez em quando, ter esse dinheiro parado pode não compensar.


Além de utilizar a Ame, você pode garantir ótimos descontos ao utilizar um cupom Americanas em sua compra. Ele poderá gerar economia de até 30% do valor do produto que deseja comprar. Os principais códigos promocionais para a loja podem ser encontrados no Promobit.