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Como funciona a devolução de produtos importados?

Saiba como solicitar devolução de um produto importado de grandes lojas como Gearbest. Banggood e AliExpress.

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Rafael Oliveira

14 de out de 2020

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Conteúdo da página

    Trocar ou devolver um produto importado não é tão simples quanto fazer o mesmo com um produto comprado no Brasil. Normalmente, lojas físicas e virtuais de outros países, que enviam encomendas para o Brasil, não possuem representação no país, não seguindo as mesmas regras que as companhias nacionais.

    Caso precise devolver um produto comprado em um varejista do exterior, atente-se às condições dispostas na política de devolução da mesma. Algumas possuem regras bem específicas que podem até impossibilitar a devolução dependendo do tipo de compra.

    Hoje, o Promobit aceita ofertas internacionais, que você pode conferir na nossa seleção de promoções de produtos importados de algumas lojas como a Gearbest e Banggood, que possuem condições específicas para entregas no Brasil. Para tirar as dúvidas da comunidade, explicaremos como funciona a devolução de produtos importados dessas e outras lojas populares entre os consumidores.

    Devolução Gearbest

    gearbest

    Na Gearbest, existem algumas situações específicas que podem ocasionar a devolução do produto, como cancelamento de compra e danos. Cada uma delas exige que o comprador aja de maneira diferente para conseguir mandar de volta o produto e receber o dinheiro de volta. Vamos conhecê-las a seguir. 

    Devolução por cancelamento do pedido

    Um pedido já feito e que esteja em transporte ou que já tenha sido recebido poderá ser cancelado e devolvido normalmente em até 14 dias desde o recebimento, desde que algumas regras sejam seguidas.

    A primeira é preencher um formulário disponível na página de Garantia e Devolução da loja. Depois de preenchê-lo, você deverá contatar a Gearbest para receber um número (código) de autorização de devolução da mercadoria, chamado de RMA. Só assim você poderá despachar seu produto de volta. Isso garante que a empresa estará esperando por seu produto e saberá quais detalhes verificar assim que ele chegar ao centro de recebimento. Vale dizer que artigos enviados sem número de RMA não são reembolsados e que, de qualquer maneira, os custos de envio serão pela conta do cliente. 

    Porém, existem casos em que a devolução de produtos não se aplica. São eles: 

    • Quando o produto comprado foi feito de acordo com as especificações do cliente ou claramente foi personalizado;
    • Quando há o risco de o produto se deteriorar ou expirar rapidamente;
    • Quando os produtos não estão aptos à devolução devido à proteção da saúde ou por razões higiénicas. Isso pode acontecer, por exemplo, se a mercadoria for aberta pelo cliente após a entrega ou for misturada inseparavelmente com outros artigos após a entrega;
    • Quando forem equipamentos de áudio ou vídeo selados ou de software selado se for aberto pelo cliente após a entrega. 

    Devolução por danos no produto

    Já se você precisar devolver o produto, porque ele chegou danificado ou não funciona, você precisará contatar o Centro de Suporte da Gearbest e seguir o processo de garantia no prazo de sete dias após o produto ter sido entregue para você. Após a devolução do produto para o endereço fornecido pela Gearbest, eles podem enviar um novo produto sem encargos adicionais (reembolsando os custos de envio da devolução do artigo), ou então você poderá escolher receber um reembolso total. 

    Mas, nada é tão simples quanto parece. Segundo as informações do site, os clientes precisam inicialmente enviar uma foto ou vídeo do artigo danificado/defeituoso e da embalagem do envio para eles avaliarem se vão mesmo emitir uma autorização de devolução de mercadoria (o RMA que comentamos anteriormente). Além disso, para você ter o reembolso dos custos de envio do produto a ser devolvido, precisará deste comprovante de devolução. 

    Outros direitos de devolução 

    Por fim, você ainda vai ter o direito de devolver um produto comprado na Gearbest no prazo de 30 dias após a recepção dele, se não estiver satisfeito. Mas aí, não vai ter de volta os valores do envio. De qualquer maneira, também vai ser necessário ter um RMA e, além disso, informar o número da encomenda, os códigos do produto e a razão do porque você o está devolvendo. 

    Entre os itens que podem ser devolvidos, estão:

    • Itens defeituosos recebidos danificados, quebrados ou manchados;
    • Itens recebidos no tamanho ou cor errados;
    • Itens não lavados e sem uso, que não cumpriram com as suas expectativas.

    Também existem aqueles itens que não podem ser devolvidos. São eles: 

    • Itens fora do prazo de garantia de 30 dias.
    • Itens lavados, gastos, usados ou mal usados.
    • Itens de promoções, de banho, lingerie, e brincos, por razões de higiene. 
    • Itens de prevenção de vírus incluindo máscaras, roupas de proteção descartáveis e outros equipamentos que entram em contato direto com pele de humanos e animais, por razões de higiene e segurança.

    Devolução Banggood

    O sistema de devolução na Banggood é bem parecido com o da Gearbest. Todos os produtos do site podem demorar até 40 dias para chegar aos endereços brasileiros e, se não chegarem, há a opção de obter reembolso total por conta do atraso.

    Se o produto estiver danificado ou sem funcionar, é necessário, no prazo máximo de sete dias após o recebimento do produto, entrar em contato com a Banggood e enviar uma foto ou vídeo dele, dizendo se você prefere reembolso do valor ou substituição. A sua solicitação será analisada e, se aprovada, a Banggood será a responsável pelo pagamento das taxas de devolução do produto. 

    Outra opção é devolver o produto em até 30 dias após a data que o produto foi entregue, se você não estiver satisfeito com a compra. Nesses casos, também é necessário avisar a Banggood e o reembolso total só é válido se o item for devolvido sem uso, fechado e na embalagem original. As taxas de envio não são cobertas. 

    Assim como na Gearbest, existem circunstâncias em que o reembolso não é permitido. Elas podem ser por: 

    • Atrasos causados pelo comprador, fornecendo informações de entrega incorretas ou incompletas;
    • Atrasos na entrega causados por quaisquer incidentes de força maior, como desastres naturais, mau tempo, guerra, feriados e questões alfandegárias;
    • Pedidos não segurados perdidos ou roubados;
    • Atrasos na entrega causados por qualquer outro fator que esteja fora do controle da Banggood. 

    Devolução AliExpress

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    No Aliexpress, a devolução e reembolso dos produtos é um pouco diferente. Depois de realizada a compra, é necessário esperar um período (normalmente um espaço de tempo que garanta que a mecadoria já chegou até você) para que seja possível abrir uma disputa. A disputa nada mais é do que o próprio pedido de reembolso e ela está disponível por até 15 dias depois que você tenha confirmado o recebimento do produto. 

    Como abrir uma disputa?

    A disputa só deverá ser aberta se você já tiver entrado em contato com o vendedor do produto que você quer reembolso e não tiver encontrado uma solução junto a ele. Para falar com o vendedor, é necessário acessar seu histórico de compras em “Meus Pedidos” e selecionar o produto que você deseja reembolso. Depois, preencha os campos para trocar mensagens com ele. 

    Se não for possível entrar em acordo com o vendedor, abra uma disputa no botão “Abrir disputa” do pedido e peça o reembolso. Segundo as informações do site, a maioria dos vendedores faz o reembolso dentro de 15 dias, mas caso isso não aconteça, entre em contato diretamente com o AliExpress na página do pedido para escalar sua disputa.

    Para devolver o produto especificamente, você deve colocar “Devolução de Produtos” como motivo da disputa. 

    Devolução Grátis 

    Uma forma de devolver os produtos comprados pelo AliExpress gratuitamente é escolher vendedores que tenham o ícone “Devolução Grátis”. Para devolver, o produto deve estar novo, em boas condições, nas embalagens e etiquetas originais. 

    Nestes casos, também é necessário abrir uma disputa e colocar “Devolução de Produtos” como motivo. O pacote a ser devolvido pode ser retirado em qualquer local ou deverá ser levado pelo comprador para um local específico, sem cobranças. Só é permitido fazer uma devolução grátis por pedido; se você tiver mais do que um produto em um pedido, poderá devolvê-los juntos ou pagar pelas outras devoluções. 


    Agora que você já sabe como funciona a devolução de produtos importados, dê uma olhada na nossa seleção de produtos importados e também nos cupons AliExpress, cupons Gearbest e cupons Banggood para comprar com desconto! Não se esqueça de aproveitar as promoções da Black Friday!